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O que é robô para WhatsApp, como criar e usar um para a sua empresa

Criar um robô para WhatsApp pode ser uma excelente ferramenta para otimizar o atendimento aos clientes. Apesar de parecer um recurso para grandes empresas, qualquer pessoa com uma conta empresarial no aplicativo pode programar um “bot” para fazer o atendimento inicial aos seus clientes, não importa o seu nicho de atuação.

Desde clínicas médicas e laboratórios de análises clínicas, passando por corretores imobiliários, escritório de contabilidade, repartições públicas até os estabelecimentos de comércio varejista, todos podem usufruir deste recurso diferenciado para fazer vendas no WhatsApp e criar um canal de comunicação eficiente com os clientes.

Antes de saber como criar e usar um robô para WhatsApp para melhorar os serviços e o faturamento da sua empresa, vamos entender o que é e como ele pode se tornar um aliado do seu negócio.

o que é um robô para whatsapp

O que é um robô para WhatsApp?

O WhatsApp é uma das principais plataformas de comunicação entre pessoas de todo o mundo. Os robôs para WhatsApp são sistemas de automação que funcionam como um canal de comunicação personalizado entre as empresas e seus clientes.

Os “bots” de conversa são capazes de automatizar uma série de tarefas, o que economiza tempo e recursos do seu negócio. Por isso, o aplicativo oferece uma oportunidade única para as empresas se conectarem e se envolverem com o seu público-alvo de uma forma personalizada e eficiente.

Além disso, existem aplicativos, ferramentas e plataformas como a Maxbot, que podem oferecer ainda mais recursos para melhorar, escalar e organizar o seu atendimento aos clientes. Falaremos disso mais adiante.

Agora vamos saber como criar um robô para envio de mensagens pelo WhatsApp da sua empresa.

Como criar um robô para WhatsApp empresarial?

Bom, já entendemos o que é um robô para WhatsApp. O próximo passo é criar um bot de conversa personalizado e com as características que a sua empresa precisa para estabelecer uma comunicação eficiente e satisfatória com os seus clientes.

1. Defina o objetivo do seu bot de conversa

Antes de criar o seu robô para WhatsApp, é importante definir o objetivo e a finalidade da ferramenta dentro da sua organização para montar um bom fluxo de atendimento. Algumas perguntas podem ajudar a entender melhor o caminho a seguir:

  • Qual problema da empresa o bot pode resolver?
  • Como ele pode ajudar meus clientes de maneira efetiva?
  • Qual é o meu propósito a médio e longo prazo com o bot?

Ter uma compreensão clara de onde você pretende chegar usando os robôs de conversa para WhatsApp vai facilitar o seu processo de criação do bot.

2. Escolha uma plataforma de criação de bots

Existem muitas plataformas disponíveis para criar bots de conversa pelo WhatsApp.

A Maxbot é uma delas, e como prometemos, vamos explicar melhor como podemos te ajudar no processo de criação de robôs para WhatsApp:

  1. Defina horário conforme a configuração da sua empresa;
  2. Tenha diversos atendentes atuando em um único número vinculado ao WhatsApp;
  3. Realize atendimentos simultâneos conforme as especificidades do seu negócio;
  4. Tenha um atendimento preliminar realizado por sistema automático de direcionamento;
  5. Organize os atendimentos da empresa por meio do armazenamento, da audição e dos protocolos atrelados a cada conversa.
  6. Utilize o recurso de encaminhamento de protocolos entre atendentes de diferentes setores da empresa;
  7. Ative uma fila de espera com informações em tempo real para os clientes.

Estes são apenas alguns dos benefícios e recursos que uma plataforma como a Maxbot pode oferecer para otimizar o atendimento da sua empresa e impulsionar o seu crescimento.

3. Instale e configure o WhatsApp Business API

Para ter acesso a recursos diferenciados e específicos para o gerenciamento de um bot empresarial, é preciso instalar a versão Business do aplicativo.

A configuração é simples e intuitiva, como um cadastro simples do seu próprio número de telefone e mais algumas informações adicionais básicas sobre a empresa.

4. Projete o fluxo de conversa do seu bot

Antes de começar a programar seu bot, é interessante projetar o fluxo de conversa. Elabore uma lista com as perguntas prováveis de serem feitas pelos seus clientes e quais são as principais respostas que o seu robô deve fornecer.

Ter uma mensagem de saudação também é importante para situar o cliente e dar um tempo para que ele processe as informações sobre o atendimento.

É importante certificar-se de criar um fluxo de conversa lógico, intuitivo e fácil de acompanhar. As respostas personalizadas são o melhor caminho para criar uma experiência personalizada para os seus clientes.

5. Programe o seu robô para WhatsApp e faça alguns testes

Após definir o fluxo de conversa, é hora de programar o seu bot. Com a ajuda das plataformas como a Maxbot, você vai criar as respostas automáticas e comandos.

Personalize o atendimento conforme as suas estratégias vá estruturando o seu chatbot aos poucos e com calma. Certifique-se de usar uma plataforma intuitiva e com recursos de fácil visualização para que você consiga criar o robô exatamente do jeito que você planejou

6. Faça testes e ajustes

Teste as inúmeras opções e crie diferentes cenários fictícios para usar plenamente o seu robô e garantir que ele está funcionando corretamente.

Se julgar necessário, retorne à plataforma quantas vezes for preciso para fazer ajustes até que o atendimento esteja funcionando perfeitamente. Lembre-se que uma experiência ruim para o usuário pode significar a perda de um cliente.

7. Implemente e monitore os atendimentos

Após realizar os testes e ter certeza de que tudo está funcionando corretamente, é tempo de colocar em prática as nossas dicas e implementar o seu robô para WhatsApp.

Quando o bot estiver rodando, sua função é fazer com que os seus clientes tenham um fácil acesso ao canal, seja por meio de um link, um código QR ou outro método que seja mais conveniente para o seu nicho. Conforme os acessos forem aumentando, crie uma lista de transmissão para gerenciar melhor o contato com os seus clientes.

Aí é só manter um monitoramento constante e regular para garantir que as necessidades e expectativas dos clientes em relação ao serviço de robô e à sua empresa sejam atendidas.

Boas práticas para oferecer um atendimento eficiente pelo robô para WhatsApp

Agora que você já está pronto para fazer o seu bot funcionar, lembre-se de seguir algumas práticas para garantir que ele vá funcionar de maneira eficaz e agradável para os usuários.

Confira algumas dicas da Maxbot para usar no seu bot:

  • Mantenha conversas simples e diretas: respostas curtas e claras facilitam a interação com os clientes;
  • Personalize a experiência: use o nome dos clientes e outras informações disponíveis em cadastro para personalizar as respostas do seu bot. Isso gera identificação e cria engajamento;
  • Analise os dados: mantenha relatórios e acesse regularmente a plataforma de robô para monitorar e analisar os dados de interação. Essa estratégia ajuda a identificar pontos de melhoria e ajustes necessários.

Os robôs para WhatsApp são recursos poderosos para impulsionar os seus negócios. Conecte-se diretamente com o seu público, automatize tarefas e ofereça um suporte ao cliente eficiente. Aproveite essa oportunidade e continue ampliando seus conhecimentos empreendedores. Leia o nosso guia do cliente satisfeito e saiba como melhorar o atendimento ainda mais!

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Romulo Balga

Romulo Balga, CEO da Maxbot, atua há mais de 15 anos com atendimento ao cliente. Especialista em marketing e vendas e mentor de startups, ele começou sua carreira empreendedora desenvolvendo projetos para lojas virtuais. Durante esse período, Romulo percebeu a dificuldade das empresas em oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes.

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