As vendas pelo WhatsApp se tornaram algo quase que indispensável para quem está em busca de resultados promissores. A tecnologia é uma grande facilitadora no ramo de vendas e esse aplicativo de mensagens vem se mostrando como uma ferramenta muito eficiente.
E não é para menos: o app conquistou os jovens e idosos por ser prático e fácil de usar! Se você está começando um empreendimento ou já tem um e quer apostar nesse canal de comunicação, confira nossas dicas para encantar os seus clientes e alavancar as suas vendas!
Índice
Por que utilizar o WhatsApp nas estratégias de venda?
Sabemos que o WhatsApp é um dos aplicativos de comunicação mais utilizados no Brasil. A partir dele é possível enviar textos, áudios, vídeos, imagens, documentos, fazer ligações e videochamadas. Esses recursos são muito vantajosos nos processos de venda, em que a empresa consegue criar uma relação mais próxima com o cliente.
Além disso, o contato via WhatsApp é uma alternativa favorável aos pequenos e médios negócios, especialmente àqueles que estão iniciando. Ele permite comercializar produtos e serviços sem o custo de manter um e-commerce ou uma loja física.
No ramo das vendas, o uso do aplicativo ainda permite ganhos escalonáveis, pois um único vendedor consegue atender vários clientes ao mesmo tempo, o que não é possível com os atendimentos via telefone ou presencial.
O atendimento pelo WhatsApp também gera dados importantes para a gestão da sua empresa, que podem ser metrificados e analisados para traçar estratégias de melhorias.
Qual é o melhor WhatsApp para vendas?
O WhatsApp Business é a versão para negócios que a empresa do aplicativo lançou com alguns recursos adicionais como criar perfil comercial, catálogo online, etiquetas, estatísticas, pagamentos online e configurações de mensagem automática.
Porém, existem ferramentas e aplicativos para o WhatsApp, como o chatbot da Maxbot, que podem ser integradas para deixar o aplicativo ainda mais eficiente para o uso comercial. Com recursos de atendimento virtual, coleta de dados, envio de mensagens em massa, ativação de fila de espera, esse canal de vendas se tornará sua principal ferramenta profissional.
Como trabalhar com vendas pelo WhatsApp?
Se você ainda não tem uma conta comercial do WhatsApp como canal de vendas, veja como iniciar o uso dessa ferramenta para te ajudar nessa função:
- Crie uma conta no WhatsApp;
- Contrate a plataforma de atendimento digital;
- Crie um catálogo com produtos e serviços;
- Divulgue o WhatsApp para vendas nos canais da sua marca;
- Acompanhe sempre a experiência do cliente com a sua loja.
O que posso vender no WhatsApp?
Para utilizar o WhatsApp para vendas, é preciso seguir a Política Comercial. Podem ser comercializados produtos e serviços legais de vários nichos como roupas, produtos veterinários, brinquedos, sapatos, equipamentos tecnológicos, dentre outros.
É vetada a transações de alguns itens, como drogas ilícitas, armas, munição, explosivos, objetos com intuito sexual, serviços digitais e de assinatura, animais vivos ou produtos de origem animal como couro, lã e marfim. Em geral, é comum que esses itens também sejam proibidos em outras plataformas, por isso, é preciso ficar atento.
6 Dicas para bombar as vendas no WhatsApp
Para você se dar bem nas vendas utilizando o aplicativo mais usado do momento, separamos algumas dicas para você:
1. Use mensagens personalizadas
Um dos maiores erros de quem está investindo nas vendas no WhatsApp é bombardear os contatos com mensagens automáticas sem nenhuma classificação. Você gosta de receber aqueles e-mails automáticos? Então, não use o aplicativo apenas para disparar mensagens sem critério algum.
Primeiramente, trace o seu público alvo e pense no tipo de mensagem que iria satisfazê-lo. Nem todas as pessoas da sua base estarão na mesma etapa do funil, então é preciso que você elabore diferentes mensagens.
E, claro, personalize os textos do WhatsApp de modo que não apareçam ser automáticos. As pessoas dão mais atenção quando acham que aquilo foi escrito por você, então deixe tudo com ares bem familiares. Você também pode usar e abusar dos recursos do aplicativo, como emojis, gifs e as famosas figurinhas.
Confira o post: Atendimento Humanizado: O que é e como funciona?
2. Responda o mais rápido possível
A premissa do WhatsApp é uma resposta rápida. Quando alguém manda uma mensagem para uma loja ou empresa por meio desse aplicativo é porque deseja um retorno imediato. Sendo assim, se você estiver focado nas vendas no WhatsApp, sempre se atente aos chamados. Evite deixar o celular no modo silencioso e mantenha o som para que você o escute caso não esteja perto do aparelho.
Configure respostas pré-definidas, o que é ótimo para agilizar e setorizar o atendimento. Se a pessoa ler a mensagem na hora, fique esperto! Isso significa que ela tem certa urgência e você pode perder uma oportunidade de venda se não responder com rapidez.
3. Invista em um chatbot
Outro modo de bombar as suas vendas no WhatsApp é com os chatbots. São os famosos assistentes virtuais que podem realizar atendimento 24 horas. Com toda a certeza, você já deve ter chamado uma loja em algum chat e teve seu atendimento respondido por um robô, não é mesmo? Quando ele é muito bem desenvolvido é possível sanar o questionamento da maioria dos clientes.
Entretanto, para que isso aconteça é preciso gastar um tempinho pensando nas mensagens e gatilhos, bem como estar sempre atualizando conforme a demanda. As mensagens devem refletir a sua linguagem e a identidade da marca, sempre conciliando com a linguagem do seu público-alvo.
Lembrando que as vendas no WhatsApp por meio do chatbot são eficientes, mas nunca deixe de oferecer ao seu cliente a opção de falar com um atendente para manter seu atendimento humanizado.
4. Mantenha um catálogo atualizado
Outro recurso bacana do WhatsApp é a criação de um catálogo para seus produtos — que deve estar sempre atualizado. Isso facilita muito a vida do vendedor e do comprador. As fotos dos produtos devem ser muito bem tiradas, de modo que o cliente consiga ver os detalhes daquilo que ele está comprando.
Também é bacana colocar o preço, pois isso evita as perguntas recorrentes de “quanto custa” e também já adianta seu atendimento de responder esse tipo de questionamento na hora das vendas com o aplicativo.
5. Prospecção de clientes? Mande áudio
Se você está prospectando novos clientes para bombar as vendas no WhatsApp, a primeira abordagem é fundamental. Muitas vezes você mandará mensagem e não será respondido, principalmente se entregar de bandeja tudo o que você deseja ou tem a oferecer.
Primeiramente, pense no seu público-alvo e levante quais são os assuntos e pitchs que podem dar gatilho para que eles queiram saber mais. Sua mensagem deve instigar curiosidade no possível cliente. Uma dica é fazer uma breve apresentação (coisa de duas frases) e em seguida mandar um áudio de até 30 segundos.
Com toda a certeza a pessoa ficará curiosa para saber o que tem naquele áudio. Vendo que não é um robô e que você realmente dedicou seu tempo para enviar esse áudio, o cliente provavelmente irá responder. Não toque no papo de vendas logo de cara, proponha para ele uma ajuda com a sua solução.
6. Mantenha sua base nutrida
Depois que você tiver a sua base de clientes ou possíveis clientes, é importante que você os fidelize. Para isso direcione mensagens personalizadas com conteúdos de interesse, promoções, novidades, curiosidades sobre o mercado ou produto. A lista de transmissão é uma ótima ferramenta, assim você pode disparar mensagens segmentadas para sua base.
Mesmo utilizando um meio virtual, é possível oferecer um atendimento humanizado para seus clientes. Dependendo do seu público-alvo, ter uma linguagem mais irreverente pode ajudar.
Enfim, essas são algumas dicas para você começar a usar o WhatsApp de maneira profissional para deixar a sua comunicação mais profissional e eficiente nas prospecção de vendas!
Para manter a sua base nutrida pelo WhatsApp, saiba como utilizar 11 gatilhos mentais para ter um bom relacionamento com seus clientes. Aprenda como no vídeo abaixo:
Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e que tenhamos o ajudado a dar início ao engajamento com seu público por meio das vendas nesse aplicativo mensageiro tão conhecido. A propósito, que tal complementar sua leitura com nosso post sobre Vendas no Telegram e veja se elas são mais lucrativas que às feitos pela WhatsApp.
Agradecemos por ter lido até e o esperamos em nossos próximos posts aqui no blog do site. Até a próxima!