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Chatbot: o que é, como funciona e vantagens

O chatbot é um recurso tecnológico que automatiza e otimiza alguns processos, facilitando tarefas e trazendo resultados benéficos, como a redução de custos e clientes satisfeitos.

Esse serviço permite personalizar conforme a identidade da sua marca, além de configurações previamente estabelecidas conforme as demandas do seu negócio. Se deseja saber mais sobre o assunto, confira o post abaixo.

o que é chatbot

O que é chatbot?

O termo “chatbot” significa “conversa com robô”. Na prática, é um software capaz de estabelecer uma conversa com os usuários, simulando a linguagem natural. Também são chamados de assistentes virtuais, bot, business chat e outros. Atualmente, as empresas utilizam esse programa para automatizar tarefas repetitivas e manter contato com seus clientes a qualquer hora do dia.

Uma clínica médica, por exemplo, pode utilizar o chatbot para realizar o agendamento das consultas online, ou uma loja pode informar o rastreio das entregas de forma automática, otimizando o atendimento e o contato com seu público. Além disso, é possível criar chatbots integrados com diversas plataformas, como:

  • WhatsApp;
  • Sites;
  • Redes sociais;
  • E-commerces;
  • Call centers.

Como funciona?

O chatbot funciona seguindo as etapas abaixo:

  1. O usuário envia uma mensagem;
  2. O bot analisa a conversa;
  3. A necessidade e a intenção são identificadas;
  4. Os dados mais relevantes são coletados;
  5. A resposta é elaborada e dirigida ao cliente.

Provavelmente, você já se deparou com um chatbot. Alguns conseguem identificar e responder rapidamente a sua mensagem, já outros respondem somente aquelas previamente configuradas. Isso ocorre pois existem tipos diferentes de chatbots, variando como compreendem a sua necessidade.

tipos de chatbot

Tipos de chatbots

Os programas possuem algumas diferenças e seu uso depende da necessidade da empresa que a utiliza.

Chatbot baseado em regras

O software possui vocabulário e algumas situações predefinidas, automatizando algumas etapas. Esse tipo de bot pode ser um ótimo recurso para empresas de pequeno e médio porte, oferecendo opções mais práticas, como mensagens automáticas no WhatsApp.

Chatbot com Inteligência Artificial (IA)

Aqui, o software recebe uma quantidade de informações essenciais no começo do seu funcionamento, com esses dados, a IA vai se desenvolvendo conforme interage com os usuários. Assim, o bot consegue interpretar as mensagens e procura soluções para respondê-las.

Quais são as vantagens do chatbot?

O chatbot oferece diversos benefícios para as empresas ao automatizar vários processos, assim como para os usuários, que tiram as suas dúvidas rapidamente em qualquer hora do dia. Confira outras vantagens:

  • Automatização de processos: o software permite automatizar o atendimento ao cliente, como mensagens de cobrança, informações sobre o horário de atendimento, direcionamento do atendimento ao setor responsável e mais. Dessa forma, os colaboradores da empresa podem ser direcionados a outras demandas;
  • Otimização do tempo de espera: algumas dúvidas mais simples podem ser respondidas pelo bot, mas, se o cliente deseja conversar com um atendente, é possível informar o tempo de espera;
  • Personalização: o chatbot pode apresentar uma excelente experiência ao seu cliente, conforme a personalidade da sua marca. Basta configurá-lo com os dados referentes a identidade do seu negócio;
  • Redução de custos: com o bot, você poderá disponibilizar um atendimento em tempo integral, incluindo feriados e finais de semana, o que reduz custos sobre os recursos humanos;
  • Atendimento múltiplo: o software permite vários atendimentos de uma só vez;
  • Satisfação dos consumidores: o rápido atendimento melhora a experiência do cliente, proporcionando altas chances de fidelização dos compradores.

Confira também: Como vender mais: 10 dicas práticas para aplicar na empresa

para quais empresas o chatbot é recomendado

Para quais empresas o chatbot é recomendado?

O chatbot é recomendado para empresas de pequeno, médio e grande porte em todos os ramos de atuação. O que define o tipo de chatbot é a demanda e necessidade que deseja atender. Além disso, pode ser utilizado em diferentes setores, confira algumas opções:

Vendas

No setor de vendas, o software oferece algumas facilidades, como identificação do consumidor pelo nome, integração com as redes sociais, como o chatbot WhatsApp, envio de promoções e mais. Além disso, consegue identificar produtos similares ao histórico de vendas do cliente.

Marketing

Para o setor de marketing, o bot pode alcançar novos públicos, melhorar o engajamento da sua marca, reconhecer novos leads e outros.

Agendamentos

Como dissemos anteriormente, o chatbot consegue automatizar agendamentos, facilitando a experiência do usuário. Assim, o paciente não precisa chegar até a clínica ou ao hospital para agendar a consulta, o procedimento é totalmente online.

Atendimento ao cliente

Uma das melhores formas de otimizar o atendimento ao cliente é certamente pelo chatbot. Oferecendo suporte e atendimento 24 horas por dia, além de responder de forma rápida e prática, auxiliando na relação e na fidelização dos seus consumidores.

Por fim, a utilização do chatbot pode otimizar diversas etapas da experiência completa do seu público-alvo, além de facilitar e automatizar várias tarefas. Para isso, é preciso conhecer a sua persona, as demandas e o posicionamento da sua marca para utilizar o chatbot da melhor maneira possível.

Para aumentar suas vendas e encantar seu público, confira também como recuperar clientes perdidos. Até a próxima!

 

Imagens: https://claudeai.wiki/

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Romulo Balga

Romulo Balga, CEO da Maxbot, atua há mais de 15 anos com atendimento ao cliente. Especialista em marketing e vendas e mentor de startups, ele começou sua carreira empreendedora desenvolvendo projetos para lojas virtuais. Durante esse período, Romulo percebeu a dificuldade das empresas em oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes.

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