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WhatsApp Business: entenda o que é e para que serve

O WhatsApp é o aplicativo gratuito de conversa mais utilizado no mundo todo. Ele permite o envio de mensagens de texto, áudios, fotos, vídeos e apresenta diversas funcionalidades que auxiliam pessoas distantes fisicamente a ficarem mais próximas.

Com o uso crescente dessa ferramenta também para o mundo dos negócios, em 2018 foi lançada uma versão do aplicativo visando o seu uso profissional: o WhatsApp Business. Ele apresenta alguns recursos adicionais que podem auxiliar no dia-a-dia comercial e ajudam a manter a privacidade pessoal.

Se você quer saber qual a importância de se utilizar o WhatsApp Business e como o aplicativo pode ajudar a melhorar a comunicação da sua empresa e aumentar suas vendas, confira o post!

Imagem com celular aberto no aplicativo do Whatsapp Business e legenda

O que é WhatsApp Business?

O WhatsApp Business é a versão empresarial do aplicativo de mensagens WhatsApp. Ele foi desenvolvido para suprir as necessidades de atendimento de clientes de empresas de pequeno e médio porte. Lançado em 2018, ele oferece recursos adicionais que auxiliam na divulgação e no atendimento de empresas, como veremos a seguir com detalhes.

Além disso, é uma possibilidade de separar uma conta corporativa da pessoal e manter um atendimento mais profissional por esse meio de comunicação.

Qual o valor do WhatsApp Business?

Assim como a versão original, o uso do WhatsApp Business não tem custo. Ela está disponível para baixar de forma gratuita nas lojas de aplicativos dos dispositivos com sistema Android e iOS.

Confira: Número banido do WhatsApp: o que fazer? Descubra já!

Como funciona o WhatsApp Business?

A forma de uso do WhatsApp Business é muito parecida com a versão tradicional. O grande diferencial dele são os recursos adicionais que a plataforma adicionou para facilitar seu uso no atendimento aos clientes, veja quais são eles:

Perfil comercial

O perfil comercial serve como um cartão de visitas virtual. Nele é possível adicionar o nome da empresa, a logo na foto de perfil, a descrição de seus produtos e serviços, horários de atendimento, endereço, site, redes sociais e dados de contato como e-mail e telefone.

Nesta página, o profissional ou empresário também pode adicionar fotos de seus trabalhos para criar uma vitrine visível para clientes e novos visitantes.

Etiquetas

As etiquetas são uma forma de organizar seus contatos comerciais. Você pode, por exemplo, classificar os clientes conforme a urgência de atendimento, perfil de compra e outras características viáveis para seu tipo de negócio. Com esse recurso, você consegue encontrar mais facilmente conversas com determinado cliente, otimizando seu tempo de trabalho.

Ferramentas de mensagem

Sabe quando você envia uma mensagem no WhatsApp de uma empresa e recebe um retorno como “Olá, seja bem-vindo, como posso ajudá-lo?” ou “No momento nossos atendentes não estão disponíveis, nosso horário de atendimento é das 8:00 às 18 horas.”?

Isso só foi possível porque a empresa utiliza o WhatsApp Business. As ferramentas de mensagens permitem que o usuário configure o envio de mensagens de saudação ou mensagens de ausência, que serão entregues a partir da interação de um usuário com o seu número.

Por que usar o WhatsApp Business?

Com um mercado cada vez mais competitivo, as empresas precisam explorar todos os canais de venda disponíveis. O WhatsApp é o aplicativo de conversas mais utilizado do mundo, e quem deseja crescer não pode deixar de usar esse meio de comunicação.

Além disso, é importante sempre pensar na qualidade de atendimento ao cliente e por isso o WhatsApp Business é a opção perfeita para usar no mundo corporativo.

Vamos supor que você precisa comprar um produto e entre em contato com uma loja para pedir informações de modelos, valores e prazo de entrega. Passa um dia e o seu contato não tem nenhum retorno. Com essa demora, normalmente você vai em busca de outra opção, não é mesmo?

Agora imagine um cenário diferente: você envia uma mensagem com interesse em um produto para uma empresa e recebe uma mensagem de boas-vindas, convidando para conhecer os itens disponíveis, perguntando o que deseja e como pode ajudar. Esse atendimento inicial faz toda a diferença e é possível com uma simples configuração de mensagem no WhatsApp Business.

Então se seu interesse em usar o WhatsApp é comercial, utilizar a versão empresarial é a melhor escolha para melhorar seu atendimento e deixar o seu trabalho mais profissional.

Mulher segurando celular com Whatsapp Business aberto em frente a um computador e legenda

Como usar o WhatsApp Business?

Se você quer começar usar o WhatsApp Business na sua empresa ou para uso profissional, confira um passo-a-passo:

1. Instale o WhatsApp Business

Para baixar o WhatsApp Business é só acessar a loja de aplicativos do seu celular, seja pelo sistema Android ou iOS. Abra o arquivo baixado e instale o app seguindo os passos indicados na tela.

Leia os Termos de Serviços da plataforma para saber como funciona seu uso legal e, após isso, clique em “Concordar e continuar” para seguir para próxima etapa.

2. Confirme o seu número

Selecione “Brasil” no menu para adicionar o código de país e preencha com o seu número de telefone completo com DDD. Ao avançar você receberá um código de seis dígitos por ligação ou SMS que será utilizado para confirmar o número inserido.

Você sabia que pode utilizar seu número comercial fixo no WhatsApp? Veja um tutorial de como configurar o Whatsapp no telefone fixo.

3. Permita que o app acesse os arquivos do dispositivo

Após confirmar o usuário confirmar o número, o aplicativo vai solicitar o acesso à lista de contatos do seu celular e demais arquivos que poderão ser utilizados na comunicação utilizando este meio, como fotos e vídeos.

4. Crie uma conta

Agora é a etapa de criar uma conta comercial. Na tela em destaque, insira o nome da empresa, selecione a categoria e adicione uma foto de perfil.

No menu configurações você terá acesso às ferramentas comerciais e pode personalizar todas as informações, mensagens automáticas, catálogo e outros recursos conforme o seu perfil.

5. Inicie uma conversa

Concluída todas as configurações, seu WhatsApp Business estará pronto para ser usado! Ele funciona de forma simples, bem semelhante à versão tradicional.

Para iniciar uma conversa, é só selecionar um contato e interagir por mensagens de textos ou envio de fotos, vídeos e demais recursos.

Qual a diferença do WhatsApp normal para o Business?

O WhatsApp Business apresenta o mesmo visual e interface da versão tradicional. Além disso, todos os recursos foram mantidos na versão empresarial, como envio de mensagens de texto, áudio, foto, vídeo, videochamadas, criação de grupos e demais.

A principal diferença entre eles são as ferramentas adicionais que o WhatsApp Business possui para responder, automatizar e classificar mensagens. Elas são muito importantes para oferecer uma melhor interação com os cliente e facilitar transações utilizando este meio de comunicação.

Tem como ter as duas versões do WhatsApp no mesmo celular?

Essa opção só é possível se o seu celular permitir o uso de dois chips. Com os números de telefone diferentes, é possível configurar cada um em uma versão do aplicativo.

Dessa forma, você consegue configurar em um mesmo aparelho o WhatsApp pessoal e o WhatsApp Business do seu número profissional. Um programa não interfere no outro e assim você consegue manter seus assuntos pessoais separados dos de trabalho.

Veja também: O que é HSM? Conheça o High Structured Message.

E você já utiliza o WhatsApp Business aí na sua empresa? Toda a forma de melhorar o atendimento ao cliente irá impactar positivamente no crescimento e vendas da sua empresa. Continue acompanhando o blog da Maxbot para aumentar seus conhecimentos na área.

Até a próxima!

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Romulo Balga

Romulo Balga, CEO da Maxbot, atua há mais de 15 anos com atendimento ao cliente. Especialista em marketing e vendas e mentor de startups, ele começou sua carreira empreendedora desenvolvendo projetos para lojas virtuais. Durante esse período, Romulo percebeu a dificuldade das empresas em oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes.

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