fbpx
Pesquisar

SAC: o que é, para que serve e como criar um na sua empresa?

Ter um SAC na sua empresa melhora a satisfação dos clientes, otimiza a reputaçãoe fideliza os consumidores. Aém disso, é um canal de comunicação que soluciona diversos assuntos relacionados às dúvidas, problemas, informações sobre os produtos e mais.

É um setor que precisa de bons direcionamentos e treinamentos de qualidade, além de investimentos em softwares de automatização para agilizar algumas etapas, evitando que os atendimentos cheguem até a ouvidoria. Se deseja saber mais, confira o conteúdo abaixo.

sac: o que é e para que serve

O que é SAC?

O serviço de atendimento ao consumidor (SAC) é um canal disponibilizado pelas empresas para a comunicação com o cliente, servindo para atender diversos assuntos, como tirar dúvidas, fazer reclamações, sugerir melhorias e mais. Existem empresas que ainda disponibilizam o telefone como forma de contato, outras já utilizam e-mails, chatbots e mensagens.

As empresas, geralmente, fazem um setor específico para o SAC, que é um dos grandes responsáveis pela experiência do consumidor. Por isso, é necessário que os colaboradores do atendimento tenham um treinamento eficiente para que conheçam os produtos e serviços e todas as etapas do processo da sua empresa, desde a compra dos produtos, processos logísticos e mais.

Para que serve o SAC?

O SAC é um setor que visa atender os consumidores de forma eficaz, além de serem grandes responsáveis por garantir a satisfação do cliente e reverter más impressões relacionadas à sua marca. Como dissemos anteriormente, algumas empresas possuem um setor próprio para o atendimento ao consumidor, outras podem optar por call centers terceirizados.

Os call centers oferecem a vantagem de desafogar algumas demandas dentro da sua empresa, porém é preciso que eles sejam bem direcionados e entendam tudo sobre a sua empresa para garantir a qualidade e o atendimento personalizado do seu negócio.

Principais tipos de SAC

Existem dois tipos de SAC, cada um com uma finalidade específica, mas que ambos podem ser implementados na sua empresa. Conhecê-los pode te trazer novos insights de atendimento e otimizar a comunicação com seus consumidores e possíveis leads.

Receptivo

O tipo de SAC mais comum é o receptivo, ocorre quando o cliente entra em contato com a empresa, seja para tirar alguma dúvida antes de realizar a compra ou após, como prazo de entrega do pedido, nota fiscal e reclamações que precisam ser solucionadas o quanto antes e de forma eficaz.

O SAC receptivo precisa ser ágil, pois quando os problemas não são solucionados, o consumidor irritado começa a fazer reclamações nas redes sociais, sites como o Reclame Aqui, órgão de proteção ao consumidor (PROCON), além de fazer propaganda negativa para amigos e familiares, prejudicando a imagem da sua marca.

Proativo

Conhecido também como SAC ativo, ocorre quando a empresa toma a iniciativa e entra em contato com seus clientes, visando antecipar as necessidades do consumidor e evitar futuras reclamações, inclusive essa é uma das formas de aplicar o atendimento humanizado e fidelizar o seu cliente.

Imagine uma situação hipotética, em que uma montadora de veículos descobre uma falha em um veículo específico. Logo, a empresa se antecipa, faz o levantamento de todos os carros que foram vendidos e entra em contato com todos os clientes informando a falha e sugere a troca da peça. Além de evitar possíveis acidentes, os clientes se sentem respeitados e certamente voltariam a comprar da marca.

qual a diferença de sac e ouvidoria?

Qual a diferença entre SAC e ouvidoria?

Os termos podem ser confundidos, pois são voltados para a comunicação com o cliente, porém, na prática, têm funções diferentes. O SAC é o primeiro canal de atendimento ao cliente, em que são solucionadas as dúvidas e necessidades dos consumidores, por isso, é importante treinar bem a sua equipe.

A ouvidoria é o canal responsável por resolver casos complexos e de grandes proporções, sendo a última instância de atendimento das empresas. Mas, para chegar até a ouvidoria, todas as demandas devem obrigatoriamente passar pelo SAC antes.

Como criar um SAC na sua empresa

Agora que você sabe o que é SAC, entenda como criar um na sua empresa, ou ainda, veja o que pode ser otimizado no setor para se adequar ao mercado e garantir que seu negócio se mantenha competitivo.

  1. Escolher o canal correto: conhecer o seu público-alvo e saber quais são os canais que eles utilizam para se comunicar pode ajudar na sua escolha. Por exemplo, se utilizam o WhatsApp como principal forma de conversar, foque nessa plataforma, ainda vale a pena investir em um robô para WhatsApp, para agilizar os atendimentos;
  2. Tenha um atendimento eficiente e ágil: quanto mais rápido e eficiente for o atendimento, mais tempo sua equipe tem para outras atividades. Além disso, seus clientes ficam satisfeitos e começam a propagar a sua marca para outras pessoas. Invista em alguns softwares de automação para o atendimento, desafogando o setor;
  3. Invista em conteúdos educativos: investir em conteúdos educativos, como ter um blog, fazer vídeos e posts para as redes sociais, pode reduzir a quantidade de pessoas que entram em contato com o SAC da sua empresa. Pois, as dúvidas mais simples já são solucionadas antes do atendimento;
  4. Acompanhar o desempenho: depois de criar um SAC e um atendimento automático, é preciso acompanhar e monitorar constantemente o setor para garantir atendimentos eficientes que condizem com a imagem da sua marca.

Por fim, agora que você sabe para que serve o SAC, saiba que esse setor pode fazer a diferença na sua empresa, sendo uma das principais formas de reverter cancelamentos e insatisfações.

Automatizar o atendimento é uma das formas de otimizar a comunicação com seu cliente, seja para mensagens proativas ou reativas. Então, aproveite para ler também: Software de atendimento ao cliente: conheça a melhor opção. Até lá!

Avalie esse post
Picture of Romulo Balga

Romulo Balga

Romulo Balga, CEO da Maxbot, atua há mais de 15 anos com atendimento ao cliente. Especialista em marketing e vendas e mentor de startups, ele começou sua carreira empreendedora desenvolvendo projetos para lojas virtuais. Durante esse período, Romulo percebeu a dificuldade das empresas em oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes.

Todos os posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Botão WhatsApp