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Atendimento automático: entenda quais as vantagens e como utilizar

O atendimento automático é a melhor maneira de utilizar a tecnologia a favor do seu negócio! Automatizando o atendimento ao cliente, você consegue otimizar o tempo de resposta, reduzir os custos e agilizar as etapas de compra do seu público.

Dessa forma, além de aumentar suas vendas, você consegue garantir a satisfação e o engajamento dos seus clientes. Confira todos os detalhes no texto abaixo!

atendimento automático o que é?

O que é atendimento automático?

O atendimento automatizado é realizado por meio de programas, bots e inteligência artificial, ou seja, sem intervenção humana. Na prática, quando algum cliente entra em contato com sua empresa, ele já recebe uma resposta previamente programada, como mensagem de boas-vindas, horário de atendimento, direcionamento ao setor responsável e mais.

Facilitando diversas etapas do atendimento ao cliente, dessa forma, ele se sente valorizado e sabe que a sua empresa vai atendê-lo assim que for possível. Além de outras vantagens, como agilidade na resposta, redução de custos e liberdade para seus colaboradores focarem em outras atividades.

Quais são as vantagens do atendimento automático?

Implementar o atendimento automático apresenta diversas vantagens, tanto para sua empresa quanto para os clientes. Confira os principais benefícios:

1. Atendimento em qualquer horário

As pessoas estão cada vez mais conectadas, o que exige atendimento rápido e preciso. Ao utilizar o atendimento automático, é possível respondê-las em qualquer horário, mesmo que seja para informar o horário de funcionamento da sua loja ou para tirar dúvidas frequentes sobre seus produtos ou serviços.

Confira também: Guia do cliente satisfeito: como melhorar o atendimento

2. Atender vários clientes ao mesmo tempo

Automatizando seu atendimento, você consegue atender vários clientes ao mesmo tempo, resultando em satisfação, consequentemente, gerando novos leads qualificados e aumentando suas vendas.

3. Fortalecimento da marca

Ao oferecer um ótimo atendimento aos seus clientes, certamente se lembrarão de sua marca, além de indicá-la para outras pessoas. Ainda, passam a engajar sua marca, produtos e serviços.

4. Redução de custos

Ao contratar serviços de atendimento automático, você consegue direcionar seus colaboradores a outros tipos de atividades, sem contar que não precisa de uma grande equipe para o setor de atendimento. Além disso, o custo-benefício é muito vantajoso e você pode personalizar o tipo de atendimento e as mensagens conforme o perfil do seu negócio, tornando o atendimento humanizado.

O que precisa considerar para ter um atendimento automático eficaz?

Para contratar um serviço eficiente de atendimento automático, é preciso considerar algumas funcionalidades, além da qualidade de atendimento aos seus clientes.

  • Bots: conhecidos como “robôs”, os bots são altamente eficazes em atendimento rápido, funcionando 24 horas por dia. Basta configurá-lo e personalizar as mensagens para atender seu público;
  • Machine learning: com a Inteligência Artificial (IA), o machine learning é uma das grandes inovações da tecnologia na qual os robôs aprendem sozinhos conforme o uso, refinando o atendimento, se tornando mais autônomo.

Como funciona o atendimento automático no WhatsApp?

O WhatsApp é uma das principais formas de aumentar as vendas, por isso, investir em um bom serviço de chatbot para atendimento é uma ótima forma de aumentar seus lucros.

Com o atendimento automático, você consegue personalizar as mensagens e direcionar seu público para o setor comercial ou site. Além de responder dúvidas, é possível enviar mensagens com cupons de desconto, link de pagamento, boletos e mais.

tipos de mensagens automáticas

Tipos de mensagens automáticas

Confira os tipos mais comuns de mensagens automáticas para implementar no seu atendimento automático.

  • Mensagens proativas: caso um lead tenha deixado o número de contato e permitiu o envio de mensagens, você pode enviar uma mensagem proativa para fazer o primeiro contato. Aproveite para antecipar alguma informação importante sobre produtos, promoções e outros;
  • Mensagem de cobrança: seja para avisar a data de vencimento ou cobrar o valor após o vencimento, programe mensagens em tom amigável e educado para não irritar seu cliente;
  • Mensagem de saudação: essa mensagem é a primeira resposta ao cliente que entrou em contato. A mensagem de saudação pode ser utilizada para informar que recebeu a mensagem do seu público e que ele será atendido em breve ou para coletar informações e agilizar o atendimento;
  • Mensagem de ausência: informe o horário de atendimento da sua empresa, assim como o período de férias coletivas, finais de semana ou feriados.

Chatbot para WhatsApp é com a Maxbot

A Maxbot possui uma plataforma completa de atendimento para o WhatsApp, além de ser parceira API Oficial, garantindo segurança e confiabilidade para encantar seus clientes e aumentar suas vendas! Com o chatbot da Maxbot, você consegue implementar a plataforma para vários departamentos, atender vários clientes rapidamente e criar protocolos automáticos de atendimento.

Além disso, é possível enviar boletos e fazer cobranças inteligentes, controlar seus processos internos, realizar agendamentos de consultas e reuniões e muito mais. Confira nossos planos e faça um teste grátis por 3 dias!

Por fim, entendemos que o atendimento automático é uma das melhores formas de otimizar o contato com os clientes, além de possibilitar diversas mensagens para diferentes etapas da jornada de compra. Para melhorar ainda mais a experiência do seu cliente, confira também como vender mais: 10 dicas práticas para aplicar na empresa.

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Romulo Balga

Romulo Balga, CEO da Maxbot, atua há mais de 15 anos com atendimento ao cliente. Especialista em marketing e vendas e mentor de startups, ele começou sua carreira empreendedora desenvolvendo projetos para lojas virtuais. Durante esse período, Romulo percebeu a dificuldade das empresas em oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes.

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