fbpx

Atendimento personalizado: como implementar na sua empresa

De todas as tendências do mundo corporativo para o futuro, o atendimento personalizado chama bastante a atenção. Esta promete ser a forma definitiva de como as empresas trabalham e atendem no futuro, atualmente ela já é possível e quando praticada oferece grandes resultados.

Por este método, o público da empresa tem um serviço totalmente dedicado ao que deseja e necessita. Assim, ao mesmo tempo que o atendimento personalizado é buscado pelos clientes, ele se torna mais eficiente quando é praticado pela empresa. Esta forma de atendimento é essencial para garantir mais vendas.

 

O que é Atendimento personalizado

O que é atendimento personalizado?

Chamamos de atendimento personalizado uma abordagem ou prestação de serviços criada em função do cliente, planejada para atender o público nos mínimos detalhes. Dessa forma, esse atendimento se torna mais desejável, afinal ele é melhor para os clientes de uma empresa.

Mas, além de ser desejável, ele, de fato, oferece as melhores soluções para as dores e necessidades do público. Por ser pensado para não só agradar, mas solucionar os problemas do cliente, é por esse atendimento especial que o público recebe o que precisa.

Esse atendimento deve ser planejado conforme as necessidades da jornada do cliente, suas preferências, modo de agir e comportamento no mercado. Ele também pode ser alterado segundo outros fatores como segmentação e sazonalidade, mas sempre em função do público.

Benefícios do atendimento personalizado

Investir no atendimento personalizado traz diversos benefícios para uma empresa, especialmente no seu conceito com o cliente e nas vendas. É uma tarefa difícil adaptar os serviços e a forma como os colaboradores da empresa atendem para estar de acordo com o padrão do público, porém isso traz os seguintes benefícios:

  • Mais vendas;
  • Clientes que passam pelo funil de vendas com agilidade;
  • Vendas mais rápidas;
  • Clientes mais satisfeitos;
  • Amplia a satisfação do público com a empresa;
  • Melhora objetivamente o atendimento;
  • Conquista e converte mais clientes.

O atendimento personalizado ao cliente oferece todos esses benefícios para uma empresa, por isso deve ser praticado e estar em dia dentro da companhia. Sem sombra de dúvidas, é a melhor forma de conseguir melhorar o atendimento da empresa, ampliar a sua presença no mercado e conquistar mais espaço.

 

Técnincas de Atendimento personalizado

Técnicas de atendimento personalizado

Para conseguir atender de maneira personalizada, é necessário investir em certas técnicas, como o estudo do seu público e oferecer soluções que sejam exclusivas e distintas do mercado. Separamos abaixo algumas técnicas secretas, regras de ouro do atendimento personalizado. Confira e implemente todas elas!

Conhecer profundamente o público

Não há qualquer atendimento personalizado sem o conhecimento profundo e completo do público da empresa. Somente o estudo sistemático dos clientes e potenciais consumidores pode permitir que o atendimento de uma empresa seja personalizado e atinja o público de maneira mais eficiente.

Desse modo, a empresa consegue entender quais as necessidades do cliente, o que ele precisa, de como ele precisa e, até mesmo, quando, onde encontrá-los, quais canais oferecem mais chances para contato e outras informações e dados para o cliente que melhoram a sua experiência com a empresa.

Construir relações verdadeiras

Durante o atendimento que foi personalizado, é possível construir relações verdadeiras com o público, onde a empresa genuinamente se preocupa com sua base de clientes. Essa preocupação se destaca na importância dada a seus problemas e na tentativa de criar soluções práticas para eles.

Sem essa gana e ímpeto de melhorar a relação entre cliente e empresa, é capaz do atendimento fracassar, mesmo aquele personalizado em seus mínimos detalhes, afinal, a empresa não se importou de maneira concreta com o cliente e não criou soluções que de fato focam em resolver as dores do público.

Tornar as interações mais reais

Nas interações com os clientes, consumidores e público-alvo, a empresa deve tomar especial cuidado em não parecer artificial ou até automatizada demais. Uma interação natural vale ouro e, quanto mais natural, mais real, assim, a empresa se conecta de maneira verdadeira com o público.

Esta é uma forma excelente de conseguir se aproximar da base de clientes e formar laços que duram. Vale mencionar que essa estratégia oferece ainda outras vantagens, como a fidelização dos consumidores que, mesmo após comprar da empresa, fazem questão de retornar mais vezes, além de recomendarem o serviço constantemente.

Você também pode se interessar: Como melhorar o atendimento ao cliente na sua empresa?

Oferecer soluções exclusivas

A maneira mais simples de se destacar no mercado é oferecer soluções exclusivas para os consumidores, aquelas que eles só podem encontrar na sua empresa! Investir em um estudo de mercado para garantir que suas soluções sejam distintas daquelas oferecidas pelos concorrentes é essencial.

Ou seja, para um atendimento que de fato é personalizado, é necessário estudar além do público: os concorrentes. Assim, você e sua empresa saberão o que é vendido além do seu negócio e podem se preparar para uma solução melhor e mais completa.

Ser sincero em todo o processo

Personalizar o atendimento significa ser sincero com seus consumidores, constantemente e em todas as interações. Esta é uma forma de garantir que o público não se decepcione com sua empresa e sempre encontre o que precisa sem estratégias de manipulação ou que sejam apelativas.

Aqui é necessário ficar tranquilo, pois se, de fato, todo o trabalho foi bem feito e as demais técnicas citadas cumpridas, então não há necessidade de faltar com a sinceridade. Se o atendimento tiver sido de fato personalizado, então uma empresa não tem como necessidade conquistar seu público com meias verdades.

Salvar as informações do cliente para ter um histórico robusto

Para que sua empresa esteja em constante aprimoramento e personalize cada vez mais o atendimento, vale a pena criar um banco de dados que colhe informações de cada cliente. Dessa maneira, os consumidores mais antigos têm seu próprio histórico dentro da empresa que pode ser analisado pelos profissionais.

Mas outros clientes que compõem o mercado, como leads e prospects também serão impactados e beneficiados pelo histórico de clientes, pois, assim, a empresa sabe exatamente como se comporta a maior parte dos seus leads e pode criar estratégias personalizadas para conversar e converter os novos.

Estar disponível

Uma empresa deve estar disponível boa parte do tempo para seus clientes e não apenas em atender a qualquer hora. Na verdade, esta é uma preocupação secundária, pois a verdadeira disponibilidade é oferecer vários meios de comunicação para seus clientes.

Quanto mais presença digital e nos diversos meios de comunicação sua empresa tiver mais fácil conseguir personalizar o atendimento e ainda impactar o público, afinal, cada cliente poderá encontrar a empresa segundo os canais que mais gosta de utilizar, e, com isso, se sentirá abraçado pelo negócio.

Engajar o público

Parte da personalização consiste em engajar o público da empresa na venda e também em se relacionar com a marca. Este engajamento significa tornar este público interessado impelido a comprar com seu negócio para ele se sentir mais orientado em contratar o serviço e adquirir os produtos.

O engajamento se dá pelo marketing de conversação. Um bom engajamento chama a atenção do público e resulta em vendas mais rápidas e ágeis.

Saiba se comunicar

Cada cliente tem sua própria linguagem, forma preferida de ouvir e gatilhos que o fazem se interessar pela compra. O ideal é sua empresa conhecer tudo isso para que consiga se comunicar com seus clientes e leads da maneira ideal, sempre de maneira otimizada e personalizada.

Com a comunicação em dia, os vendedores poderão conversar e negociar muito mais fácil com os clientes. No mercado B2B, isso significa que o cliente irá passar pelo funil de vendas com mais facilidade e sem oferecer muita resistência às investidas da empresa, o que traz muito mais produtividade para toda companhia.

Entendido mais sobre o que é atendimento personalizado, você pode utilizar todo esse conhecimento com a solução para atendimentos Maxbot, uma plataforma de atendimento em vários canais. Com a Maxbot, sua empresa personaliza a maneira como se comunica com o público, fique convidado para conhecer e oferecer este diferencial para seus clientes!