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Atendimento humanizado ao cliente: tudo sobre o assunto!

O atendimento humanizado nunca esteve tão em alta! Com tantas tecnologias e comportamentos de consumo cada vez mais exigentes, oferecer um serviço de qualidade tem se tornado uma necessidade nas empresas.

Um atendimento empático e eficiente é capaz de converter vendas, fidelizar consumidores e ainda se tornar o diferencial da sua marca. Entenda tudo sobre o tema e veja como implementar esse aspecto na sua empresa de forma eficaz.

O que é?

O atendimento humanizado é uma forma de se comunicar com seu cliente que seja empático, respeitoso, acolhedor e personalizado para sanar as necessidades dele. Dessa forma, evita-se o atendimento roteirizado que muitas vezes não alcançam dúvidas e problemas específicos, frustrando o consumidor.

Além disso, é uma estratégia de negócios que busca melhorar o relacionamento com seu público, que se sente acolhido, ouvido, e consegue resolver os problemas relacionados aos produtos, compras, logística e mais. Garantindo um ótimo customer experience (CX), ou seja, a experiência do consumidor com relação a sua marca.

importância do atendimento humanizado

Importância do atendimento humanizado

Realizar um atendimento humanizado é essencial para todas as empresas, pois cada vez mais o relacionamento com seus consumidores tem feito a diferença. Mesmo que seus produtos e serviços tenham uma qualidade excepcional, se o atendimento não for bom, seu cliente não vai realizar novas compras e contratações.

Na era digital em que vivemos, com automatizações de processos, chatbots e inteligência artificial (IA), não podemos deixar a humanização do atendimento de lado. Por maior que seja o volume de atendimento do seu negócio, são solicitações realizadas por pessoas, clientes ou possíveis leads.

Vantagens do atendimento humanizado

Implementar o atendimento humanizado na sua empresa resulta em diversas vantagens, como engajamento do seu público, fidelização à sua marca, experiência de compra positiva, redução de custos e mais. Isso acontece, porque seus clientes se sentem especiais e não somente um número.

Além disso, a humanização da sua comunicação pode ser o diferencial da sua empresa, garantindo o aumento da receita do negócio. Ainda, com os avanços tecnológicos, IAs e machine learning, as plataformas e serviços de automatização de atendimento tem ficado cada vez mais sofisticadas e permitem a personalização das comunicações.

exemplos práticos do atendimento humanizado

Exemplos práticos do atendimento humanizado

Empresas de diversos segmentos apresentam dificuldades em otimizar a comunicação com seus clientes, ainda mais se for implementar um atendimento humanizado. Por isso, trouxemos três exemplos práticos das dificuldades e possíveis soluções para cada um.

1. Call center

As dificuldades do setor, geralmente, são:

  • a alta demanda de chamadas;
  • os clientes que querem resolver seus problemas e podem ser desrespeitosos;
  • roteiro de atendimento inflexível.

Para humanizar o atendimento, é preciso entender o perfil do seu consumidor, antecipar suas demandas, ofertar as melhores soluções de forma empática, rápida e eficiente.

2. Delivery

para o atendimento de delivery, a maior dificuldade de atendimento é a agilidade de resposta para cada cliente que liga ou manda mensagem. Para garantir um resposta humanizado e prestativa é preciso ter uma equipe bem treinada, comunicação aberta, personalização do atendimento, além de solicitar feedback dos clientes para analisar possíveis melhorias.

Não esqueça de enviar mensagens de agradecimentos aos seus clientes.

3. Empresas contábeis

Um serviço de alta demanda, como os escritórios de contabilidade, exige uma resposta eficiente para seus clientes. Além de demonstrar expertise do trabalho, é preciso garantir atendimento humano e personalizado conforme cada demanda de seus clientes.

Como implementar um atendimento humanizado?

Como vimos, manter um atendimento humanizado no seu negócio, além de contar com diversas vantagens, é uma estratégia de negócio altamente eficaz. Inclusive pode se tornar o diferencial da sua marca. Para implementar na sua empresa, siga os pontos abaixo.

Invista em treinamentos

Realize treinamentos de equipe sobre atendimento humanizado, para que os colaboradores tenham pensamento crítico e não sigam um roteiro de forma automática. Aborde os problemas e solicitações mais recorrentes e ensine as formas mais ágeis de resolvê-los.

Escuta ativa

A regra de ouro do atendimento humanizado é ouvir e ler seu cliente com atenção. Deixe que faça o relato completo da dúvida ou do problema para entender e oferecer a resposta.

Considere os feedbacks dos clientes

Ler os comentários dos clientes nem sempre é algo prazeroso, mas considere e analise profundamente o que faz sentido e pode ser otimizado no atendimento da sua empresa. Seja a falta de clareza no atendimento, demora de resposta, problema sem solução e mais.

Utilize plataformas tecnológicas

As novas soluções tecnológicas podem reduzir custos na sua empresa, além de otimizar sua comunicação. Existem softwares de atendimento ao cliente que são capazes de centralizar todas as interações com os consumidores e enviar mensagens simples automaticamente, como horário de funcionamento, lembretes de vencimentos, fila de espera e mais.

Plataforma Maxbot para atendimento no WhatsApp

A plataforma de atendimento no WhatsApp da Maxbot, oferece automatização inteligente para empresas de diversos segmentos, com mensagens automáticas, agendamentos, cobranças e muito mais. Você ainda pode personalizar a comunicação conforme a linguagem da sua marca.

Além disso, com diversas etapas do atendimento automatizadas, os clientes que só precisavam sanar dúvidas simples, já ficam satisfeitos. Pois, não precisaram esperar horas na fila de atendimento sem uma previsão de quando seriam atendidos.

Assim, sua equipe treinada em atendimento humanizado, pode realizar os atendimentos mais complexos e específicos. Melhorando a experiência do seu público com relação a sua marca.

Para melhorar ainda mais o atendimento no seu negócio, aproveite para ler também: Midjourney: dicas para utilizar a IA no seu negócio. Até lá!

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Romulo Balga

Romulo Balga, CEO da Maxbot, atua há mais de 15 anos com atendimento ao cliente. Especialista em marketing e vendas e mentor de startups, ele começou sua carreira empreendedora desenvolvendo projetos para lojas virtuais. Durante esse período, Romulo percebeu a dificuldade das empresas em oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes.

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