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Um dos principais fatores que contribui para o crescimento ou declínio de toda empresa, é o tipo de tratamento oferecido ao cliente. Ao passo que o consumidor é recebido com atendimento humanizado, o impacto positivo na atividade empresarial pode ser sentido direta e imediatamente; da satisfação à fidelização dos clientes.

Pensando na importância da adoção deste tipo de acompanhamento dentro da sua gestão de atendimento ao cliente, neste post reunimos o que você precisa saber para implementá-lo, isto é: o significado de atendimento humanizado, a sua importância e as suas vantagens, além de tratarmos o tema com exemplos práticos.

O que é atendimento humanizado?

Na lista de elementos essenciais, a atividade empresarial também precisa incluir a experiência do cliente, sempre se atentando para que ele seja atendido com empatia, educação e tratamento técnico qualificado. Aqui, entra o atendimento humanizado.

O tratamento humanizado ao cliente consiste em personalizar a comunicação, agindo sempre com cuidado e compreensão, e possibilitar a troca construtiva entre a empresa e o consumidor.

O que significa humanização?

Quando se lida com pessoas, é essencial enxergar cada ser humano como um ser único e merecedor de atenção e respeito. E é isso o que significa humanização!

Humanizar nada mais é que agir com acolhimento, gentileza e responsabilidade. Significa, sobretudo, colocar-se no lugar do indivíduo que está diante de você e refletir sobre como você mesmo gostaria de ser tratado.

Nesse sentido, ao entender a relevância da empatia, temos a mão uma metodologia útil para tornar o acompanhamento do cliente o mais humano possível.

Atendente sorrindo enquanto conversa por video

A importância da empatia no atendimento aos clientes

Nunca foi sentida tamanha necessidade de empatia com o usuário como hoje. Com a era tecnológica, construir relações afetuosas e estabelecer conexões mais profundas tornaram-se uma grande dificuldade para muitos.

Além disso, a pandemia também trouxe mudanças para o perfil dos consumidores!

Compreender a necessidade de o outro e ter escuta ativa para identificar os problemas alheios, tentar solucioná-los, sempre com olho no olho e conversas amigáveis, são ações que tornam o relacionamento com o cliente cada vez mais empático. Como consequência, são essas atitudes que determinam a satisfação do consumidor e, consequentemente, os proveitos da empresa.

Vantagens do atendimento humanizado do cliente

Os benefícios do tratamento humanizado são inúmeros e englobam os mais variados objetivos da empresa. Elencamos as principais vantagens, veja:

Mais que proveitos, esses são componentes que devem ser encarados como uma consequência para a qual a empresa deu causa. Vamos aos exemplos práticos!

3 Exemplos práticos de atendimento humanizado

Separamos três setores diferentes que contam com desafios específicos para abordar a importância desse tipo de tratamento São eles: call center, deliveries e empresas de contabilidade. Vamos compreendê-los!

1. Atendimento humanizado no call center

Em regra, a fama do call center não é nada boa! Não apenas porque as pessoas procuram o canal com problemas diversos e em busca de soluções rápidas, mas também em razão de o estresse nesse ambiente de trabalho ser intenso.

Para humanizar os serviços de call center, é fundamental entender o perfil do cliente, antecipar as suas demandas, ofertar as melhores soluções e, claro, sempre fazer isso de maneira amistosa e singular.

2. Atendimento humanizado para deliveries

Já nos casos de deliveries, os consumidores em massa e a rapidez que o serviço exige, são pontos que acabam por tornar a relação entre empresa e cliente um tanto quanto fria e despersonalizada.

Assim, conhecer o momento de compra, personalizar a prestação de serviço, ter comunicação aberta, manter a equipe devidamente treinada para situações simples e complexas e valorizar a cultura do feedback, são atitudes válidas.

3. Atendimento humanizado em empresas de contabilidade

Os escritórios de contabilidade estão espalhados pelos quatro cantos, considerando que é um tipo de serviço com alta demanda. Por isso, surge a urgência de personalizar os serviços prestados por esse modelo de empresa e, dessa forma, garantir o destaque na área.

Investir na relação com o cliente, mantendo contato e demonstrando preocupação com os seus desejos, e atuar de forma consultiva com liderança, são atos que devem ser implementados como parte de um atendimento mais humano e voltado para as necessidades do cliente.

Saiba mais sobre o bom atendimento para escritórios de contabilidade.

Como implementar um atendimento humanizado?

Para colocar em prática o atendimento humanizado, é primordial dar atenção para os seguintes pontos:

O atendimento humanizado é um dever para o empreendimento, mas é também uma missão que toda empresa consegue cumprir.

Conclusão

Com este artigo você pode compreender melhor o que, de fato, se entende por atendimento humanizado e qual o seu valor para o desempenho das atividades empresariais.

E lembre-se: muito além de uma estratégia a ser traçada e aplicada, a humanização do tratamento dado ao cliente representa um componente básico e simples que garantirá a geração de valor e lucro expressivos para toda e qualquer atividade e empresa.

Aprenda mais sobre atendimento humanizado em nosso post 6 dicas para melhorar o atendimento ao cliente. Lá você encontra ideais práticas para melhorar o seu contato com o usuário e garantir um maior porcentual de fidelização do seu público consumidor.

Nos vemos no próximo post!

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