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Decifrando o comportamento do consumidor online: insights

Entender o comportamento do consumidor online é uma das formas de melhorar as estratégias da sua empresa, de modo que alcance seus clientes e fidelize-os à sua marca. Pois, se você sabe o que eles estão procurando e o motivo que os incentivam a finalizar as compras, é possível adaptar suas ações para conquistá-los.

Por isso, selecionamos alguns insights e motivações sobre o comportamento dos consumidores para te auxiliar nas próximas estratégias. Se deseja saber mais sobre o assunto, continue a leitura abaixo!

O que é comportamento de consumo?

O comportamento do consumidor é a análise realizada para entender as alterações de consumo, com técnicas que utilizam dados para os resultados serem mais assertivos. Dessa forma, você consegue otimizar suas estratégias de marketing e relacionamento.

Com esses estudos, você consegue ter diferentes percepções sobre a localização dos clientes no funil de vendas, o sentimento e gatilhos mentais que estimulam seus consumidores a efetuarem a compra.

Como é o comportamento do consumidor online?

Para entender o comportamento do consumidor online, é preciso considerar que, atualmente, as pessoas estão mais exigentes, independentes, curiosas e sensíveis, sendo influenciadas por fatores sociais, culturais e econômicos. Assim, é necessário adaptar as soluções, produtos, atendimento e campanhas para conquistar e fidelizar os novos leads.

Além de considerar toda a experiência de compra, desde a percepção de aquisição do produto até o pós-venda, tudo pode influenciar a fidelização do seu cliente, como o atendimento, a agilidade na entrega, a qualidade dos produtos e mais.

1. Compartilhamento de experiências com outros consumidores

Para os clientes, o ambiente online é importante para compartilhar experiências de consumo e também tem sido um fator decisivo para realizar novas compras. Os consumidores são curiosos e pesquisam antes de fechar um negócio, como o atendimento da empresa, o posicionamento, resoluções de problemas e mais.

Se a experiência de compra foi boa, eles não hesitam em engajar sua marca e recomendar seus produtos. No entanto, o contrário também acontece, se a experiência de compra foi ruim, eles compartilham o ocorrido com outras pessoas.

Confira também: Como recuperar clientes perdidos: 8 dicas para sua empresa

2. Os consumidores querem que as marcas se posicionem

Os consumidores se importam com o posicionamento das marcas diante de pautas importantes, como política, cultura, causas sociais e ambientais. Se importar com esses valores, influencia diretamente o comportamento online.

Isso ocorre, porque os consumidores acreditam ter o poder para interferir no sucesso da empresa, assim exigem que estas se posicionem, criando conexões de propósitos. Essa conexão é um dos fatores responsáveis pela decisão de compra de muitos clientes.

3. Maior exigência no atendimento

As empresas que investem em atendimento humanizado, personalizado e ágil, saem na frente dos concorrentes. As pessoas querem que as organizações as tratem como pessoas e não como um número. Por isso, a preocupação em responder todas as dúvidas, vender e fazer um bom pós-venda é uma das formas mais eficientes de fidelizar um cliente.

Além disso, investir em plataformas de automatização do atendimento também auxilia em maiores conversões, pois existem diversos tipos de dúvidas e problemas que podem ser resolvidos com um atendimento automático, seja nos horários fora do atendimento presencial ou autoatendimento, como o agendamento de consultas.

4. Personalização da comunicação

A personalização da comunicação é essencial para se conectar com seu público-alvo. Você já reparou como as empresas com a personalidade descontraída se comunicam com gírias e memes, enquanto organizações sóbrias, são mais sérias e utilizam a linguagem formal?

O atendimento personalizado cria uma conexão com seus clientes, sendo mais eficiente para atrair e converter vendas. Além de ser um diferencial interessante da sua marca, capaz de engajar as suas campanhas de marketing.

5. O comportamento de busca mudou

O comportamento do consumidor online mudou, antigamente as pessoas procuravam os itens somente nos motores de busca ou sites de compra muito famosos. Atualmente, além dessas procuras, os clientes também buscam os e-commerces de forma mais direta, além de utilizar as redes sociais para conhecer as marcas e acompanhar campanhas e promoções.

A confiança em realizar compras online também tem aumentado, com o compartilhamento de experiências e sites, como Reclame Aqui aumentam as chances de finalizar as compras sem se preocupar com golpes financeiros no ambiente digital.

Você também pode se interessar: Psicologia no atendimento ao cliente: conheça tudo sobre o assunto!

6. Segurança e privacidade

Uma das maiores preocupações do consumidor digital é a segurança e a privacidade de navegar na internet sem ter seus dados salvos e utilizados sem o seu consentimento. É por isso que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) tem sido tão importante para as empresas.

Demonstrado que se importa e que possui boas práticas sobre o uso de dados, seus consumidores se sentem mais seguros e realizam compras no seu site sem ter essa preocupação. Resultando na maior retenção de clientes para o seu negócio.

7. Utilize chatbots e novas tecnologias

Os chatbots são softwares capazes de automatizar diversas atividades, inclusive se comunicar com os usuários. Sendo um excelente benefício para e-commerces, pois além de realizar atendimentos em qualquer horário do dia, os chatbots podem cobrir os serviços de pagamentos, e melhorar a jornada de compra de seus clientes.

As novas tecnologias, como a inteligência artificial, machine learning, internet das coisas (IOT), entre outras, auxiliam a prever o comportamento do consumidor online e nas formas formas de conseguir atender suas expectativas. Assim, você consegue compreender o que deve ser adaptado para se manter competitivo no mercado.

Seguindo as tendências do comportamento do consumidor online, certamente conquistará melhores resultados nas suas estratégias de marketing. Aproveite que está aqui e leia também: API para E-commerce: como funciona, vantagens e principais APIs. Até lá!

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Romulo Balga

Romulo Balga, CEO da Maxbot, atua há mais de 15 anos com atendimento ao cliente. Especialista em marketing e vendas e mentor de startups, ele começou sua carreira empreendedora desenvolvendo projetos para lojas virtuais. Durante esse período, Romulo percebeu a dificuldade das empresas em oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes.

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