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Como recuperar clientes perdidos: 8 dicas para sua empresa

Você sabe como recuperar clientes perdidos ou inativos? Toda empresa passa pelo processo de ter alguns consumidores antigos que rendiam ótimas vendas, mas de uma hora para outra pararam de negociar. Se o seu negócio já passou por isso, saiba que é algo comum e possível de ser contornado.

Para te ajudar a recuperar os clientes perdidos, preparamos um conteúdo completo com diversas dicas para a sua empresa reconquistar esses consumidores e conseguir novas vendas. Continue a sua leitura e confira abaixo as principais ações que podem ser tomadas nessa situação!

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1. Defina quem são considerados clientes inativos

O primeiro passo de como recuperar clientes perdidos é saber quem são eles. Por isso, é muito importante entender qual é o comportamento de compra do seu público-alvo e conhecer as suas necessidades, desejos, entre outros dados relevantes.

Uma informação que vai ajudar muito nesse processo de identificação é o tempo médio entre uma compra e outra. Afinal, sabendo quanto tempo demora para o seu público adquirir novamente o seu produto ou serviço, você consegue definir qual cliente está inativo de verdade e qual ainda não precisou comprá-lo de novo.

Confira também: Como montar um fluxo de atendimento?

2. Crie uma segmentação entre os clientes perdidos

Depois de identificar quem são os seus clientes perdidos ou inativos, é fundamental segmentá-los em diferentes categorias. Isso é essencial, pois nem todos os consumidores são iguais, por isso, será necessário tomar ações diferentes para cada tipo de cliente.

É possível agrupá-los por tipo de produto/serviço adquirido, ticket médio, tempo de inatividade, localidade, entre outras formas de categorização. Isso ajuda você a fornecer um atendimento personalizado e mais eficiente aos consumidores, aumentando a sua conversão.

Depois disso, você deve definir algumas ações para cada segmento de cliente. Considere o perfil de consumidor, tom de voz adequado, entre outros pontos que vão ajudar na reconquista dessas pessoas.

3. Use o canal de comunicação certo para cada cliente

Terminamos o último tópico falando de ações para cada segmentação de consumidor que você fez, certo? Uma das ações possíveis é encontrar o canal de comunicação ideal para falar com aquele tipo de cliente.

Escolhendo o canal de interação correto, você consegue atender essa pessoa de uma forma personalizada e muito mais assertiva. Para encontrar o meio certo, é possível analisar qual foi a última forma de contato utilizada com aquele consumidor.

Confira se foi por WhatsApp, e-mail, telefone, reunião presencial, videoconferência, entre outras. Sabendo dessa informação, você pode entrar em contato pelo formato que melhor se conecta com aquele cliente.

Leia também: Como usar um robô para WhatsApp em sua empresa?

4. Entenda o motivo que o fez parar de comprar

Ao interagir com o seu cliente perdido, tente entender o que o fez parar de comprar da sua empresa ou romper o antigo contrato. Caso o número de consumidores seja muito alto para perguntar pessoalmente, envie um formulário como uma pesquisa de satisfação.

Nela, eles poderão explicar tudo o que fez eles pararem de comprar com você, assim, é possível conseguir informações muito importantes que podem ajudar a evitar que isso aconteça novamente.

5. Elabore uma nova proposta para ele

Para tentar recuperar esse cliente perdido ou que estava apenas inativo, elabore uma nova proposta para ele sobre o seu produto ou serviço.

A ideia aqui é apresentar uma proposta que realmente encante o seu consumidor e mostre o porquê ele deve escolher a sua empresa ao invés das outras. Para montar uma boa proposta, crie uma apresentação com visual agradável, deixe claro o preço e os seus diferenciais, personalize conforme o perfil do seu cliente e seja objetivo.

6. Chegue até ele por meio de uma “ponte”

A “ponte” que nos referimos aqui pode ser outro consumidor da sua empresa que conhece aquele cliente perdido ou algum outro contato próximo a ele. Essa pessoa pode fazer uma intermediação entre vocês e garantir a reaproximação das partes.

7. Tente encontrá-lo em eventos

Os eventos também são uma ótima oportunidade para reencontrar aqueles clientes distantes e tentar uma reaproximação. Além disso, eles também servem para aumentar a sua retenção, afinal, é muito importante fazer a manutenção do seu relacionamento com os clientes.

Para saber se o seu consumidor estará em algum evento, acompanhe-o em suas redes sociais ou envie um convite para que ele visite o estande da sua empresa em determinada convenção ou exposição.

8. Monte novas estratégias de pós-venda

Depois de conseguir recuperar o seu cliente perdido ou inativo, é essencial garantir que isso não ocorra novamente. Para isso, monte novas estratégias de pós-venda que ajudem a manter as relações com o seu público sempre próximas e aquecidas.

Essas ações depois de uma venda são fundamentais para aumentar a sua retenção de clientes. Por isso, você deve sempre pensar em meios de satisfazê-los e garantir o seu sucesso.

Agora que você sabe como recuperar clientes perdidos ou inativos, fica mais fácil manter as suas vendas, garantindo as conversões e o faturamento do seu negócio. E, já que falamos no cuidado após a venda, que tal aprender a como fazer um bom pós-vendas? Confira um conteúdo incrível em nosso blog sobre o assunto!

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Romulo Balga

Romulo Balga, CEO da Maxbot, atua há mais de 15 anos com atendimento ao cliente. Especialista em marketing e vendas e mentor de startups, ele começou sua carreira empreendedora desenvolvendo projetos para lojas virtuais. Durante esse período, Romulo percebeu a dificuldade das empresas em oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes.

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