fbpx
Pesquisar

Confira um guia completo sobre comportamento do consumidor

O comportamento do consumidor é um dos fatores responsáveis para entender melhor o seu público, consequentemente, aumentar suas vendas. Assim, você pode traçar diversas estratégias de adaptações da sua marca, serviços e produtos.

São muitos os detalhes que precisam ser analisados, mas são informações valiosas que podem fazer a diferença no seu negócio. Se deseja saber mais sobre o tema, continue a leitura abaixo para aplicar na sua empresa.

comportamento do consumidor, o que é?

O que é o comportamento do consumidor?

É o estudo realizado para entender como ocorrem as alterações de consumo, além das influências e estímulos que resultaram nas compras. Esses estudos acabaram se tornando um conceito no mundo do marketing, que utiliza técnicas e dados aprofundados para entender o tema.

Entendendo seus consumidores, fica mais fácil montar estratégias para criar conexões e otimizar o relacionamento. Fazendo o atendimento personalizado você consegue criar uma comunicação otimizada, de forma que seu público se conecte com sua marca e opte por seus produtos e serviços.

Por que entender o comportamento do consumidor é importante?

Ao entender seu público, você consegue alcançá-lo de maneira assertiva, conforme a linguagem utilizada por ele, conceitos e pensamentos. Após entender o seu consumidor, todas as outras estratégias ficam mais fáceis de serem aplicadas.

É importante fazer pesquisas frequentes para acompanhar as tendências e as mudanças de consumo. Assim, você consegue fazer as adequações necessárias para se manter atualizado.

O que motiva um comportamento de compra?

Conheça os principais fatores que motivam os consumidores a finalizarem suas compras:

  • Fatores pessoais: são os aspectos de cada pessoa, como gênero, profissão, idade e mais;
  • Fatores psicológicos: é a percepção da necessidade e do desejo relacionados à compra do produto;
  • Fatores sociais: o padrão social dita muitas regras e influencia diretamente a todos nós, inclusive nossos gostos sofrem interferência de familiares e amigos, mesmo sem perceber;
  • Fatores culturais: são as percepções e valores que criam a conexão com o público e a marca;

Confira também: Gatilhos mentais para vendas: 5 opções para aumentar suas conversões

tipos de comportamento de compra

Tipos de comportamento de compra

Conhecer o seu público e como se comporta é importante para entender o melhor momento para investir na comunicação assertiva, conforme o funil de vendas. Assim, vai resultar em abordagens mais eficientes.

Habitual

O comportamento de compra habitual está relacionado à rotina. Nesse caso, esse consumidor costuma comprar produtos de qualidade e preços parecidos, sem pensar muito. Para fidelizar seu público, priorize o atendimento e a comunicação sempre presente.

Complexa

Este tipo de compra ocorre quando o consumidor deseja comprar produtos mais caros e especiais, sendo algo fora do habitual. Nesse caso, o público pesquisa, compara, procura por resenhas e experiências de outras pessoas para tomar a sua decisão.

Para conquistar o seu consumidor, tenha um posicionamento de marca bem definido e um bom atendimento automático para agilizar e atender seu público em qualquer horário, interagir nas redes sociais e mais.

Busca por variedade

A busca por variedade ocorre quando o consumidor procura por algo muito específico, no entanto, ele adquire vários produtos até encontrar o que deseja. Geralmente, são compras de baixo valor, mas que se diferenciam pela qualidade.

Dissonância cognitiva reduzida

Esse tipo de comportamento está ligado à indecisão de uma compra. Sabe quando você precisa comprar algo que tenha um valor elevado e fica em dúvida entre produtos similares? Nesse caso, o consumidor começa a procurar critérios de desempate como popularidade da marca, diferenciais, descontos e mais.

Ao conhecer sua persona, procure adaptar sua marca a esse perfil de consumo. Desde que não desfigure sua posição de marca e valores, pois isso é algo que os consumidores valorizam. Além disso, não esqueça de enviar mensagens de agradecimento para mostrar o quanto eles são importantes para sua empresa.

Como entender o comportamento do seu consumidor

Entenda os principais fatores que influenciam no comportamento de compra do seu público e trace estratégias assertivas para se abordá-lo.

Escute seus clientes

Pesquise sobre o que os seus consumidores estão falando nas redes sociais, solicite feedbacks, faça pesquisas, ouça realmente o que eles têm a dizer. Depois de toda sua pesquisa, o próximo passo é saber o que precisa ser adaptado.

Organize as informações

Utilize a tecnologia a seu favor e invista em atendimento com chatbot para atendimento automático. Assim, você consegue coletar dados, personalizar o atendimento e agilizar diversas etapas de dúvidas, compras e mais. Assim, você centraliza todas as informações em um único lugar e consegue gerir relatórios precisos sobre o comportamento dos seus consumidores.

Use ferramentas de análise

Uma boa análise de dados precisa de ferramentas e especialistas que saibam como coletar, manusear e interpretar os dados. Dessa forma, você tem mais informações corretas para traçar os próximos passos.

Gostou do conteúdo? Continue navegando no nosso blog e aprenda mais sobre tecnologia, atendimento ao cliente, marketing e muito mais. Aproveite para conferir também: Segmentação de clientes: Veja como fazer na sua empresa. Até lá.

Avalie esse post
Picture of Romulo Balga

Romulo Balga

Romulo Balga, CEO da Maxbot, atua há mais de 15 anos com atendimento ao cliente. Especialista em marketing e vendas e mentor de startups, ele começou sua carreira empreendedora desenvolvendo projetos para lojas virtuais. Durante esse período, Romulo percebeu a dificuldade das empresas em oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes.

Todos os posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Botão WhatsApp