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Como fidelizar clientes: 7 dicas para colocar em prática

Não é segredo para ninguém que os consumidores são prioridade em um negócio. Conquistá-los é uma tarefa bastante desafiadora, porém mantê-los interessados na sua marca, é muito mais. Por isso, entender como fidelizar clientes deve ser uma estratégia essencial para as empresas de todos os segmentos.

Pensando nisso, separamos sete dicas práticas para você garantir que as pessoas continuem comprando com você e explicamos por que isso é tão importante. Continue a leitura e confira!

Por que fidelizar clientes?

De uma forma geral, fidelizar um cliente é, por meio de estratégias, garantir que ele faça recompras na sua empresa e se torne promotor da sua marca.

Essa ação é benéfica porque, além de garantir uma fonte previsível de renda, ela garante mais ganhos e diminui o custo de aquisição de clientes (CAC). De acordo com a Gartner Group, 80% da receita futura de uma organização virá dos 20% dos clientes que já compram com ela.

Dessa forma, apostar na fidelização dos consumidores gera mais lucros, já que aqueles que tiveram uma boa experiência com a empresa confiam nos seus produtos e serviços. Assim, é possível convencê-los a apostar em outros itens da marca.

Além disso, há uma redução dos custos, porque as ações voltadas para a retenção são muito mais baixas do que as de aquisição de cliente. Outra vantagem é ter um consumidor fã, que sempre está engajando nas redes sociais, responde pesquisas e sugere o produto ou serviço para amigos e familiares.

Quer garantir que isso aconteça com a sua empresa? Então confira sete dicas para fidelizar aqueles que compram com você.

7 dicas para conseguir fidelizar clientes

A fidelização do cliente é uma tarefa que envolve vários departamentos e equipes. Além de um atendimento impecável, é preciso trabalhar diversos canais e estratégias.

Veja algumas técnicas práticas para aplicar na sua empresa hoje mesmo!

1. Conheça seus clientes

É muito importante conhecer seus clientes, não apenas para fazer uma venda certeira, mas para traçar planos de aquisição e retenção de sucesso. Tente se aproximar o máximo que conseguir de quem compra com você. Faça pesquisas, testes, defina personas ou utilize outras metodologias que melhor se aplicam a sua realidade.

Uma boa estratégia é a boa e velha conversa. Seja pessoalmente ou por telefone, entre em contato com consumidores recorrentes e elenque os principais pontos que chamam a sua atenção.

Não se esqueça de compartilhar as informações que coletar com todos os colaboradores que trabalham na empresa. Eles são parte importante do relacionamento com o cliente.

2. Capriche no atendimento

Não tem como fidelizar o consumidor sem um atendimento de qualidade. Esse vai ser o primeiro contato que a pessoa terá com a marca, por isso, a recepção precisa ser acolhedora e bem feita.

Além disso, não negligencie o suporte. Esse é o momento que, em geral, o cliente está tentando resolver um problema. Dessa forma, treine a equipe para ser paciente e empática para, assim, cativar o consumidor com um serviço de excelência.

Antecipe-se sempre que possível. Sistemas otimizados e ágeis garante uma melhor experiência para quem compra com você. Para isso, conte com os chatbots para adiantar processos e tornar o atendimento mais dinâmico.

3. Faça ações promocionais e programas de relacionamento

Todo mundo gosta de descontos e ações promocionais, por isso, utilize destas táticas para fidelizar o seu cliente. Algumas opções para colocar em prática são:

  • programa de pontos: é uma maneira de recompensa proporcional à compra do cliente, pode ser em itens ou por valores.
  • marcos de sucesso: o cliente ganha descontos ou um mês gratuito de serviço após certo período de relacionamento.
  • datas comemorativas: em ocasiões especiais, como mês de aniversário, o cliente ganha desconto em produtos ou serviços.
  • promoções-relâmpago: oferecer para clientes cadastrados — no WhatsApp, por exemplo — produtos ou serviços com preços atrativos por tempo limitado.
  • programa de fidelidade: dar ao cliente um desconto significativo ou presente após um ano de cadastro na empresa.

Além dessas opções existem outras, como games, benefícios VIP, parcerias e mais! Aplique aquela que mais se encaixar com o perfil do seu consumidor.

4. Identifique clientes em risco

Essa é uma dica muito importante para garantir a fidelidade do cliente. Existem vários sinais que indicam a insatisfação de um consumidor. Esses indícios podem levá-lo a encerrar o contrato com a sua empresa ou desistir de comprar lá novamente.

A queda em métricas, como NPS e engajamento nas redes sociais, e aumento nas reclamações, são os principais indicativos de que o cliente não está satisfeito com a sua marca.

Dessa forma, é seu dever se atentar a isso e entrar com ações estratégicas para reverter a situação. No entanto, não force a pessoa a nada. Seja transparente e garanta o bom relacionamento de forma cordial.

5. Ofereça comunicação ágil

Como já ressaltamos anteriormente, a comunicação ágil é essencial para garantir a satisfação de um cliente. Horas de atendimento, filas, falta de empatia e respostas automáticas são algumas das principais reclamações que os consumidores tendem a ter de uma empresa.

Para evitar que isso aconteça na sua organização, é importante prezar pela comunicação ágil, independentemente da etapa de vendas. Opte por treinar os funcionários, invista em tecnologias e contrate o pessoal necessário para evitar uma experiência ruim por parte do cliente.

6. Exceda as expectativas de seus clientes

Não tem nada mais satisfatório do que receber algo melhor do que você estava esperando, não é mesmo? Por isso, essa pode ser uma estratégia eficiente na hora de fidelizar os clientes.

Como fazer isso? É simples: se sua marca garante uma entrega em 24 horas, por que não fazer em menos tempo? Até mesmo a inclusão de pequenos presentes e mensagens personalizadas podem exceder as expectativas e garantir uma melhor experiência.

Tudo aqui é válido, só não se esqueça: você pode até não surpreender, mas nunca decepcione o seu consumidor!

7. Não negligencie o pós-venda

Muitas empresas acreditam que o negócio acaba depois da compra do cliente. No entanto, é importantíssimo se atentar ao pós-venda. Essa é uma estratégia fundamental para fidelizar o consumidor e não deve ser negligenciada.

Muitas pessoas não se sentem bem-atendidas ou podem vir a ter uma ideia errada da sua marca. Por isso, não deixe de contatá-las após a compra e garantir que não se sintam abandonadas.

Capriche nesse momento, esse é um diferencial poderoso.

Como manter a fidelidade dos clientes?

Existem algumas formas infalíveis de como manter a fidelidade dos clientes. As principais delas são:

  • atender as expectativas do cliente;
  • conhecer clientes e suas opiniões;
  • ser paciente com o consumidor;
  • mostre-se interessado em quem compra com você;
  • antecipar as necessidades do cliente;
  • investir em brindes e programas de fidelidade.

Além disso, é importante priorizar o relacionamento com o consumidor. Meios de comunicação, como o WhatsApp, podem facilitar esse caminho.

Quais são os tipos de fidelização?

Existem cinco tipos de fidelização determinadas por Philip Kotler, conhecido como o “pai do marketing”. Elas são:

  • por experiência;
  • por preço;
  • por comodidade;
  • plano de fidelidade;
  • fidelização “real”.

Para definir qual a melhor estratégia a ser aplicada na sua empresa, é preciso realizar um estudo de comportamento do consumidor.

O que são estratégias de fidelização?

As estratégias de fidelização de clientes são bastante conhecidas porque garantem diversos benefícios para as empresas. Elas fazem parte da gestão do relacionamento e é, por meio delas, que acontece a implementação de ações que encantem os consumidores.

Dessa forma, os clientes em potencial, ou esporádicos, podem se tornar “fãs” da marca.

Já deu para perceber que o cliente é essencial para qualquer negócio e, por isso, deve ser tratado com bastante cuidado. É necessário garantir que boas estratégias sejam traçadas não só para a aquisição, mas também para a retenção deles.

Quer saber como melhorar o relacionamento com o seu consumidor e garantir uma metodologia 360? A Maxbot te auxilia nessa tarefa!

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Romulo Balga

Romulo Balga, CEO da Maxbot, atua há mais de 15 anos com atendimento ao cliente. Especialista em marketing e vendas e mentor de startups, ele começou sua carreira empreendedora desenvolvendo projetos para lojas virtuais. Durante esse período, Romulo percebeu a dificuldade das empresas em oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes.

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