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Chatbot para e-commerce: por que você precisa ter!

Os chatbots são utilizados por diversos e-commerces para otimizar o atendimento ao cliente, seja para responder dúvidas, informar horários, agendar consultas e mais. São softwares que funcionam automatizando processos, reduzindo custos e aumentando as vendas.

As melhores plataformas de atendimento, como a da Maxbot, oferecem funcionalidades completas para o segmento da sua empresa. Se deseja saber mais sobre o assunto, continue a leitura abaixo.

o que é um chatbot

O que é um chatbot?

O chatbot é um software desenvolvido para se comunicar com usuários de forma automatizada. É possível configurá-lo para atender diversos clientes de uma só vez, de forma automática com mensagens padronizadas.

Com a mudança de comportamento de consumo, o atendimento via WhatsApp, redes sociais e e-mails automatizados vem se intensificando e facilitando as etapas da jornada do cliente em suas compras. Logo, para acompanhar as demandas de consumo do mercado, investir em uma plataforma de chatbot é uma necessidade.

O que um chatbot precisa ter?

Uma plataforma de atendimento automatizada precisa ser completa, sendo possível disparar diversas mensagens por vez. Além disso, configurar mensagens proativas, mensagens de horário de atendimento, cobrança inteligente e mais.

O chatbot precisa atender e-commerces do seu segmento para contemplar as necessidades da sua loja. Auxiliando na organização do atendimento, criando protocolos, implementando departamentos, facilidade de uso e suporte.

Confira também: Automação de WhatsApp: O que e como fazer para ganhar tempo

Como funcionam os chatbots para e-commerce?

Você precisa utilizar a plataforma e configurar mensagens de atendimento para situações diferentes, conforme a linguagem utilizada pela sua marca. Assim, quando um cliente enviar uma mensagem, o chatbot envia respostas cabíveis à pergunta.

Se a plataforma utilizar inteligência artificial (IA), os robôs conseguem coletar informações dos atendimentos para aprender usando o machine learning. Dessa forma, é possível responder dúvidas sobre produtos, informar prazo de entrega, oferecer cupons de desconto e promoções, sem a necessidade de configurar constantemente.

Benefícios do chatbot para e-commerce

Para e-commerce, o uso do chatbot apresenta diversas vantagens, como:

1. Menor tempo de atendimento

Com a automatização do atendimento, é possível reduzir o tempo de conversa, mesmo que o volume de solicitações sejam altos, os bots atendem rapidamente, seja para tirar dúvidas, informar os horários de atendimento ou encaminhar para o atendimento humano.

Com respostas rápidas, seus clientes sabem que sua empresa se importa com a qualidade de atendimento e em resolver suas necessidades. Além disso, disponibilizar funcionários somente para um atendimento que pode ser automatizado não é estratégico, já que eles podem focar em outras atividades.

2. Atendimento personalizado

O atendimento personalizado é muito importante para o consumidor, imagine que seu cliente queira comprar uma blusa e o vendedor ofereça calças. Os chatbots conseguem processar diversos dados, dessa forma, filtram e oferecem produtos similares ao que seu cliente deseja.

Confira também: Mensagens automáticas WhatsApp: como colocar e qual usar

3. Experiência do usuário

A experiência positiva do usuário é capaz de fidelizá-lo a sua marca. Utilizar uma boa plataforma de atendimento oferece agilidade e eficiência no atendimento, afinal, ninguém gosta de esperar para ser atendido, ainda mais se o atendimento for ruim.

Melhorando a experiência do usuário, ele vai se tornar um propagador da sua marca, compartilhando a experiência positiva de atendimento, recomendando sua loja para outras pessoas.

4. Aumento de vendas

O chatbot para e-commerce consegue aumentar suas vendas, seja para informar as promoções e as novidades ou responder às dúvidas sobre os produtos. Além de entender o gosto do cliente e oferecer produtos parecidos ao que ele já procurou. Veja outras dicas de como vender mais.

5. Redução de custos

A redução de custo é uma consequência das facilidades do chatbot para e-commerce. Afinal, você não precisa de vários funcionários para realizar os atendimentos de forma manual, além de reduzir custos com telefonia e manutenção do canal.

Quais os principais tipos de chatbots?

Podemos dividir o e-commerce chatbot em 2 tipos:

  • Tecnologia: existem softwares que utilizam a inteligência artificial para manter novos aprendizados, refinando o atendimento, se tornando cada vez mais personalizado. Há outro tipo de software que utiliza o banco de dados para responder automaticamente às mensagens de seus clientes.
  • Funcionalidade: os chats que utilizam IA podem ser utilizados para comunicações personalizadas e mais longas. Os que utilizam o banco de dados, podem realizar atendimentos automáticos, oferecendo respostas rápidas e eficazes.

Confira também: Como fazer disparo em massa no WhatsApp? Conheça as melhores práticas

E-commerce chatbot da Maxbot

A Maxbot é parceira oficial do WhatsApp, unindo a inteligência Maxbot com a confiabilidade da API Oficial. Oferecemos uma plataforma de atendimento completa para seu negócio, independente do seu segmento. Trabalhamos com hospitais, órgãos públicos, financeiras, imobiliárias e mais.

Conheça nossos planos e verifique qual é o melhor para sua empresa. Entre os principais serviços estão os relatórios, curva de atendimento, quantidade de atendentes, atendimento por segmentação e atendimento personalizado. Solicite uma demonstração grátis e encante-se com o melhor serviço chatbot para e-commerce.

Gostou do conteúdo? Continue navegando no nosso blog e confira também: 5 tipos de mensagem de cobrança para usar com clientes e 3 dicas para criá-las. Até a próxima!

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Romulo Balga

Romulo Balga, CEO da Maxbot, atua há mais de 15 anos com atendimento ao cliente. Especialista em marketing e vendas e mentor de startups, ele começou sua carreira empreendedora desenvolvendo projetos para lojas virtuais. Durante esse período, Romulo percebeu a dificuldade das empresas em oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes.

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