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Mensagens automáticas WhatsApp: como colocar e qual usar

Na agitação da rotina, responder todas as mensagens que são enviadas diariamente pelo WhatsApp pode ser um grande desafio — principalmente para empresas que têm que lidar com diversos clientes todos os dias.

Para facilitar este processo, existem as mensagens automáticas do WhatsApp, que são grandes aliadas no atendimento ao público. Neste conteúdo vamos te mostrar o que é esse serviço, para que serve e como usar. Continue a leitura e entenda melhor!

O que são mensagens automáticas no WhatsApp?

As mensagens automáticas são uma ferramenta disponível no WhatsApp Business utilizadas para automatizar o atendimento ao público com o disparo de mensagens programadas, o que torna o serviço e a comunicação mais eficiente.

Essas ferramentas oferecem opções adaptáveis das mensagens que serão enviadas e de forma gratuita, contemplando até mesmo os menores empreendedores e autônomos. Além das interações básicas, como os cumprimentos, as mensagens automáticas permitem personalizar os textos e criar respostas padrões para perguntas muito frequentes no chat.

As mensagens são enviadas assim que alguma pessoa entra em contato com a empresa e adianta o processo primário de solução do possível problema.

Como colocar mensagens automáticas no WhatsApp?

Colocar as mensagens automáticas no WhatsApp é uma função mais simples do que você imagina e é possível aplicá-las em apenas alguns minutos na plataforma.

O primeiro passo é garantir que a versão do app que está instalada no seu aparelho é a Business. Isso porque a função automática só está habilitada para nessa ocasião.

Na sequência, vá até a opção de “configurações”, clique nos três pontinhos localizados no canto superior direito e selecione “Ferramentas comerciais”.

Na sequência, clique em “Conversas” e é só selecionar qual tipo de mensagem você quer automatizar: saudação, ausência ou respostas rápidas.

É possível usar ferramentas complementares que aumentam ainda mais a eficácia do atendimento. Conte com a Maxbot para não perder nenhum cliente e aumentar a qualidade da sua assistência.

Com a Maxbot você pode programar o dia e o horário do envio das mensagens, realizar o redirecionamento de setor e personalizar os textos de cada interação. É a ferramenta de automatização mais completa para sua empresa!

Frases para usar nas mensagens automáticas

Se você ainda não sabe quais mensagens utilizar na automatização do seu WhatsApp, aqui vão algumas sugestões de frases prontas para atendimento que podem ser úteis para o seu negócio:

Saudação

“Bom dia, obrigado por entrar em contato conosco! Como podemos te ajudar hoje?”

“Obrigado por optar pela [NOME DA EMPRESA]! Qual é a sua necessidade hoje?”. Na sequência, incluir opções de serviços para que a pessoa possa escolher a que melhor se encaixa em sua situação.

Desculpas

“Lamentamos o ocorrido! Para tentar solucionar siga os seguintes passos [INSTRUÇÕES]. Caso o problema persista, entre em contato via [LINK]”.

“Gostaríamos de nos desculpar pela inconveniência. Nossa equipe já está trabalhando em melhorias e em breve entrará em contato.”

Agradecimento

“Obrigado por escolher a [EMPRESA]. Estaremos sempre dispostos a te atender da melhor maneira! Até logo.”

“Obrigado pela confiança na [EMPRESA]. Avalie nossos serviços e sinta-se à vontade para esclarecer possíveis dúvidas!”. Disponibilizar opções de avaliação.

É importante ressaltar que estes são apenas alguns exemplos de como você pode prontificar algumas mensagens. O conteúdo delas é totalmente variável e adaptável para a necessidade da sua empresa e dos seus clientes.

 

para que serve e porque usar as mensagens automáticas no whatsapp

Para que serve e por que usar as mensagens automáticas no WhatsApp?

Além das vantagens que citamos anteriormente na utilização das mensagens automáticas, é possível listar alguns outros benefícios proporcionados por essa ferramenta tão útil.

Um dos fatores mais relevantes ao usar o instrumento, é a economia de tempo. Ao trabalhar com o atendimento, muitas vezes ao longo do dia é necessário interromper uma tarefa para responder uma questão frequentemente perguntada.

Automatizando essas indagações recorrentes você não para a atividade que está realizando e, ainda, poupa o cliente de conversas redundantes. Isso afeta, também, na frequência do atendimento, que pode ser realizado 24 horas por dia, visto que não é necessário um funcionário para disparar as mensagens.

Outra consequência desses benefícios é o aumento da eficiência ao atender o cliente, pois é possível atender vários deles simultaneamente e direcioná-los para algum produto ou conteúdo mais profundo com o envio de links, catálogos e redes sociais.

São infinitos os benefícios do disparo automático de mensagens, por isso, recomendamos investir nelas, para otimizar tempo, comunicação e atender bem os clientes.

Quais tipos de mensagens posso automatizar no WhatsApp?

É possível automatizar diversos tipos de mensagens, mas o mais indicado é que sejam as mais estratégicas, ou seja, que ajudem os clientes e não os afastem da sua empresa. Assim sendo, o recomentado é que as opções automatizadas sejam as de saudação, que serão a introdução da conversa e encabeçarão o decorrer da discussão.

Na sequência, é possível indicar respostas rápidas para perguntas muito frequentes, como o horário de funcionamento, o tipo de produtos ofertados e outras informações variáveis em cada organização.

Seguindo a ideia do horário de funcionamento, também é possível avisar a ausência ou afastamento em determinadas datas em decorrência de feriados, ou férias. O importante é utilizar a ferramenta com responsabilidade e de maneira que otimize a experiência do usuário e não o afaste por falta de atendimento apropriado.

A automatização de mensagens pelo WhatsApp é uma função que otimiza o tempo das empresas e qualifica o atendimento ao cliente, de modo que todos se beneficiem na primeira etapa da conversa.

Investir na automatização, é investir em qualidade de atendimento. Agora que você conhece melhor a função de automatização, que tal continuar explorando o blog da Maxbot? Até a próxima!

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Romulo Balga

Romulo Balga, CEO da Maxbot, atua há mais de 15 anos com atendimento ao cliente. Especialista em marketing e vendas e mentor de startups, ele começou sua carreira empreendedora desenvolvendo projetos para lojas virtuais. Durante esse período, Romulo percebeu a dificuldade das empresas em oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes.

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