fbpx

Atendimento humanizado: o que é e os principais pilares

O atendimento humanizado não se trata apenas de sorrir e cumprimentar. É uma filosofia que redefine a maneira como as empresas se conectam com seus clientes, priorizando a empatia, a compreensão e a personalização. Neste conteúdo, vamos explorar a essência desse princípio e os pilares que o sustentam.

O que é o atendimento humanizado?

O atendimento humanizado é uma abordagem no atendimento ao cliente que coloca a empatia, a compreensão e a personalização no centro de todas as interações entre empresas e clientes. Em vez de tratar os consumidores como meros números, esse conceito reconhece a individualidade e as necessidades únicas de cada cliente.

Dessa forma, busca criar conexões autênticas e significativas entre as empresas e seus clientes, valorizando a qualidade das interações em detrimento da quantidade.

Os profissionais dessa área que adotam o atendimento humanizado estão atentos às emoções e preocupações dos clientes, demonstrando empatia e oferecendo soluções personalizadas para resolver problemas ou atender às necessidades.

Importância do atendimento humanizado para o cliente

Os clientes desejam ser compreendidos e ouvidos. O atendimento humanizado demonstra empatia em relação aos problemas e preocupações do consumidor, proporcionando uma sensação de que suas emoções são validadas e suas necessidades são levadas a sério.

Além disso, quando recebem um atendimento genuinamente humano, eles tendem a confiar mais na empresa ou na marca. Essa credibilidade é essencial para a fidelização e para a construção de relacionamentos de longo prazo. Outra vantagem é que, ao resolver problemas de forma personalizada, é possível reduzir a probabilidade de conflitos e reclamações.

Principais pilares do atendimento humanizado

O atendimento humanizado é sustentado por diversos pilares fundamentais que ajudam a criar interações autênticas e positivas entre as empresas e seus clientes. Entenda:

Equipe de atendimento

Bons funcionários também fazem parte de uma abordagem mais sensível. Para isso os colaboradores devem estar instruídos para responder às dúvidas de maneira clara e educada. Se você vive um contexto em que é necessário mais dinamismo, optar pela automatização de mensagens é recomendado nesses momentos.

Porém, para a aplicação de uma ferramenta de automatização, é recomendado fazer o estudo da persona. Assim, você tem uma linguagem adequada para o seu público. Mas, uma equipe de atendimento é necessária para dúvidas mais elaboradas, e ela deve estar preparada para supri-las.

Educação e simpatia constante

Para ser uma empresa humanizada, todas as comunicações têm como base simpatia e educação. Isso permite que o público se sinta confortável para captar a informação e evita estresses quando há erros de produtos ou serviços. Então é necessário manter sempre essa postura.

Envolvimento emocional real

A cordialidade não deve ser fria ou sem flexibilidade. A aproximação emocional é o ponto principal para o formato de atendimento. A conquista do envolvimento emocional é um dos pilares mais importantes da empresa.

Então, saber o que o seu público gosta de consumir de filmes, música, alimentação, entretenimentos e quais são suas dores é uma forma de tentar um envolvimento emocional.

O cliente deve se sentir com importância

Compreender e valorizar ajuda a fidelizar o consumidor. Assim, é essencial manter durante e após, como nos feedbacks, um contato com o cliente. Isso dá importância ao cliente e deixa aberto um canal de retorno.

Postura humanizada dentro valores da empresa

Ter valores e propósitos alinhados com o seu público faz com que se conectem com maior profundidade. Então, esse pilar deve ser claro tanto para relações internas com os funcionários quanto para os clientes.

3 dicas de como ter um atendimento humanizado

Os pilares são o que você quer alcançar. Mas, como é que se conquista um atendimento humanizado? É um trabalho de compreender o público e como se comunicar com ele de maneira real. Separamos uma lista para te ajudar nesse objetivo:

Treinamento dos funcionários

Dispor treinamentos para que os funcionários tenham as competências necessárias para um serviço de qualidade. Desenvolver não apenas o lado técnico, mas também as competências sociais. Essas habilidades são essenciais para toda a empresa.

Com bons colaboradores evita desgastes na equipe e melhora a agilidade na resolução de problemas. Além disso, com o treinamento certo, o suporte evita a perdas de clientes por conta de problemas e imprevistos.

Conhecer a linguagem do seu público

Alinhar uma maneira de se comunicar e padronizar, facilita as abordagens da empresa com os clientes. Mas, para isso ser feito de maneira não robotizada, é importante conhecer a linguagem do seu público.

Assim, construir uma persona é fundamental para a empresa. Isso é essencial para construir um bom relacionamento com o cliente.

Aposte em tecnologias de atendimento

Automatizar o WhatsApp para respostas a FAQs ou utilizar uma lista de transmissão de e-mails não é problema. Pelo contrário, fazer essa adaptação com a tecnologia pode ser benéfico para o seu negócio.

No entanto, as mensagens devem estar com uma linguagem correta, de acordo com o seu público. Além disso, o uso dessas automações garante agilidade no atendimento, isso faz com que o cliente sinta a empresa presente para ele.

Assim, o atendimento humanizado no WhatsApp e outras mídias sociais já está presente no nosso dia a dia. Usar tecnologias para otimizar o máximo esses meios de comunicação é fundamental.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o atendimento humanizado, deixe o seu comentário sobre o que achou do nosso conteúdo e confira também avaliação de atendimento: o que é e de que forma realizá-la!