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Mensagens proativas: o que são, vantagens e como usar?

Já recebeu mensagens de boas-vindas ou notificações de acompanhamento? Essas são mensagens proativas, funcionam como o primeiro contato da empresa para o atendimento, podendo enviar novidades, descontos, informações importantes de suporte e mais.

É preciso saber como utilizar, além de seguir boas práticas para não causar o efeito contrário do atendimento. Entenda mais sobre o assunto e conheça as vantagens de implementar no seu negócio.

mensagens proativas o que são

O que são mensagens proativas?

As mensagens proativas são utilizadas pelas empresas por meio de um bot para iniciar uma conversa, ao invés de esperar que o primeiro contato seja feito pelo cliente. Essa proatividade pode ser utilizada para antecipar informações importantes sobre produtos, vendas, atualizações e suporte.

Para ter clientes satisfeitos, é possível utilizar serviços de chatbot e personalizá-los adicionando o nome do cliente, enviando mensagens conforme a jornada de compra em que o consumidor se encontra, para ter um atendimento assertivo e eficaz.

Quando utilizar as mensagens proativas?

Quando desejar iniciar uma conversa com seu cliente, seja para mensagens de boas-vindas, notificações de eventos, confirmação de compra, resposta de pesquisas e mais. Não esqueça de verificar com seu cliente se ele deseja receber mensagens para não irritá-lo.

Quais são as vantagens de usar as mensagens proativas?

Utilizar mensagens proativas pode agregar diversas vantagens para o seu negócio, além de facilitar o atendimento massivo. Confira outros benefícios:

Aumentar a satisfação do cliente

Aumentar a satisfação do cliente é um dos principais objetivos das empresas, para melhorar a experiência, utilize as mensagens proativas. Fazer o primeiro contato demonstra preocupação no atendimento e interesse em resolver problemas, como assistências.

Em contrapartida, os clientes gostam de um atendimento eficaz, onde se sentem valorizados, evitando frustrações. Essa experiência positiva fideliza seus clientes, que passam a ser propagadores da sua marca.

Conversão de vendas

Ao enviar mensagens proativas com produtos baseados nas preferências do cliente, você aumenta as chances de converter em boas vendas, além de oferecer oportunidades de compras adicionais.

Além disso, manter seus clientes informados sobre descontos, novidades, reposições de estoque e mais, desperta o senso de urgência de compra, impulsionando suas vendas.

Fidelização do cliente

Não são todas as empresas que investem em um bom atendimento. Por isso, quando os consumidores encontram bons produtos, serviços e atendimento, se tornam fiéis à marca, devido a excelente experiência de compra que obteve.

Além disso, solicite feedback para saber os pontos que podem melhorar, assim você consegue manter um relacionamento com seu público, que passa a engajar a sua marca.

Confira também: 40 frases prontas e poderosas para atendimento ao cliente via WhatsApp

Por que utilizar mensagens proativas na sua empresa?

As mensagens proativas fazem parte das melhores estratégias de atendimento ao cliente e conversão de vendas. Além de automatizar o processo do primeiro atendimento, basta registrar algumas mensagens e configurar o bot.

Dependendo do serviço do chatbot, é possível realizar várias etapas do atendimento de forma automatizada. Dessa forma, você tem mais tempo para focar em outros assuntos da sua empresa.

Práticas recomendadas para mensagens proativas

Seguir boas práticas do envio de mensagens proativas evita reclamações e bloqueios por parte dos clientes. Se você utiliza serviços de chatbot no WhatsApp, se muitos clientes bloqueiam o seu contato, a sua conta pode ser banida.

Por isso, evite mensagens excessivas ou irrelevantes, respeitando a privacidade dos consumidores. As mensagens proativas se enquadram nas categorias abaixo.

Mensagem de boas-vindas

Para que o seu cliente não estranhe ou confunda a mensagem recebida, comece se apresentando, deixe claro o porquê ele está recebendo essa mensagem, em seguida envie o texto de boas-vindas. Uma estratégia para incluir nas boas-vindas é a inclusão de um cupom de desconto de primeira compra para motivá-lo.

Mensagens de notificação

As mensagens proativas de notificação são utilizadas para informar um ocorrido. Para que elas não fiquem sem contexto, explique o motivo da notificação e em seguida, a mensagem. Ainda, ofereça a opção de recusa de notificações posteriores caso seu cliente não queira receber outras.

Confira também: Avaliação de atendimento: o que é e de que forma realizá-la?

Utilize dados relevantes

Antes de começar a enviar mensagens proativas, é essencial ter acessos a dados relevantes sobre seus clientes e saber como segmentá-los. Assim, eles não recebem mensagens que não condizem com o perfil deles ou ainda com a etapa da jornada de compra que se encontram.

Faça a coleta de informações como histórico de compra, idade, gênero, localização e mais. Segmente seus clientes, depois faça mensagens personalizadas e dispare conforme cada público.

Chatbot é na Maxbot

Somos parceiros oficiais do WhatsApp Business, oferecendo mais segurança e funcionalidades para suas mensagens.

Contamos com uma plataforma completa de chatbot, assim você consegue definir horários de atendimento, realizar atendimentos simultâneos, criar protocolos de atendimento e muito mais. Além de personalizar suas mensagens e contar com um treinamento completo.

Gostou do conteúdo? Continue navegando no nosso blog e confira também: Como vender mais: 10 dicas práticas para aplicar na empresa. Até a próxima!

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Romulo Balga

Romulo Balga, CEO da Maxbot, atua há mais de 15 anos com atendimento ao cliente. Especialista em marketing e vendas e mentor de startups, ele começou sua carreira empreendedora desenvolvendo projetos para lojas virtuais. Durante esse período, Romulo percebeu a dificuldade das empresas em oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes.

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