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WhatsApp para negócios: guia definitivo para otimizar seu atendimento

Antes de instalar o WhatsApp para negócios, conheça o seu público e saiba se eles utilizam o aplicativo, e se essa é a melhor forma de se comunicar com eles. Após sanar essa dúvida, veja como utilizar o aplicativo e otimize diversas etapas do seu negócio.

Você pode utilizar o WhatsApp Business para realizar vendas, tirar dúvidas dos seus leads, realizar atendimento pós-venda e muito mais. Existem diversas possibilidades, inclusive, para vários segmentos de empresas, sejam restaurantes, lojas de roupas, consultórios médicos, entre outros. Se deseja saber tudo sobre o assunto, confira a leitura até o final.

Como criar uma conta no WhatsApp Business?

O WhatsApp para negócios é uma ferramenta poderosa para impulsionar suas vendas e fortalecer seu marketing de relacionamento. Existem funcionalidades básicas, como mandar e receber mensagens, e postar fotos nos stories. Ainda, pode ser utilizada com outras plataformas para automatizar etapas, como agendar consultas ou enviar boletos.

Se você já tem uma conta no WhatsApp Messenger, pode transferir seus dados tranquilamente para o WhatsApp para negócios. Caso queira ter dois números diferentes, um particular e um para a empresa, você precisará de dois números diferentes. Segue o passo a passo para instalar e configurar o aplicativo.

  1. Baixe o aplicativo do WhatsApp Business na loja oficial;
  2. Confirme o número de telefone comercial, que inclusive pode ser um telefone fixo, neste caso, selecione a opção “me ligue”;
  3. Se precisar, você pode restaurar um backup;
  4. Preencha o nome da empresa;
  5. Configure seu perfil comercial: em “mais opções” e “configurações” selecione a categoria e a foto de perfil;

estratégias para vender mais com whatsapp business

Estratégias eficazes para vender mais com o WhatsApp Business

Comece definindo a finalidade do aplicativo, será para vendas, atendimento ao cliente, canal para dúvidas, agendamentos, entre outros. Assim, o atendimento será assertivo e seus clientes não ficarão confusos, confira algumas estratégias para utilizar com o WhatsApp Business.

Confira também: Como atender bem o cliente: 15 dicas para o seu atendimento

1. Crie um catálogo com os seus produtos

Criar um catálogo é uma forma eficiente para que seus consumidores visualizem seus produtos sem a necessidade de atendimento. O link do catálogo fica disponível para todos, ou seja, você não precisa enviar para todos os seus contatos, é uma opção prática e rápida.

O catálogo também pode ser dividido em categorias para que seus consumidores consigam encontrar o que desejam rapidamente. Depois de adicionarem os itens no carrinho de compras, eles enviam o pedido para sua empresa. Repare que essa opção pode ser utilizada para diversos segmentos diferentes, lojas de roupas, restaurantes e mais.

2. Responda às perguntas rapidamente

O aplicativo permite utilizar outras plataformas para automatizar mensagens, como os chatbots, assim você consegue responder vários clientes de uma vez. Facilitando e agilizando o atendimento em diferentes horários.

Você ainda pode configurar mensagens automáticas com horário de atendimento, mensagens de agradecimentos, fila de atendimento, entre outros. Ainda, são formas de reduzir as chances de ter a sua conta no WhatsApp bloqueada, pois utilizam as boas práticas do aplicativo.

3. Automatize o atendimento

Algumas etapas podem ser automatizadas com plataformas parceiras do aplicativo, assim seus pacientes conseguem agendar consultas de forma rápida e prática, sem a necessidade de deslocar pessoalmente. Outra facilidade é enviar lembretes de vencimento de boletos, assim seus consumidores não esquecem de realizar o pagamento.

Caso seus clientes queiram conversar com um profissional, os bots conseguem transferir o atendimento para o setor responsável, como o SAC, financeiro, comercial, entre outros. As mensagens automáticas ainda podem informar o tempo médio de espera para ser atendido.

4. Conheça a função: estatísticas

Uma das melhores funcionalidades do WhatsApp para negócios é a função estatísticas. Com ele, você tem controle sobre algumas informações e consegue traçar novas estratégias. É possível verificar informações, como mensagens entregues e lidas, a quantidade enviada e mais. Assim, você sabe o que precisa ser ajustado na comunicação do seu negócio.

5. Compartilhe a localização

Esta funcionalidade pode ser utilizada para enviar aos seus clientes para que possam localizar sua loja facilmente. Para otimizar ainda mais essa função, cadastre a sua empresa no Google My Business gratuitamente e informe os dados da sua empresa. Assim seus clientes conseguem localizar seu negócio, enviar fotos e postar comentários para aumentar a autoridade digital da sua empresa.

6. Priorize o bom atendimento ao cliente

Independente do setor da sua empresa que tenha contato com seus clientes, ter um atendimento humanizado é essencial para a boa experiência do consumidor. Assim, ele se sente ouvido e importante para sua empresa, não sendo apenas mais um número.

Por isso, realize treinamentos com seus funcionários sobre o atendimento, principalmente sobre os processos recorrentes e as dúvidas mais frequentes. Dessa forma, o atendimento é eficiente e seu cliente se torna um consumidor fiel a sua marca, engajando suas redes sociais.

7. Agilize os processos internos

Você pode utilizar o WhatsApp Business para se comunicar internamente com outros setores da empresa. Você pode enviar lembretes de reuniões importantes, criar grupos para os setores e compartilhar arquivos, facilitando diversos processos internos.

Concluindo, ter um WhatsApp para negócios é uma ferramenta que pode auxiliar as suas estratégias de venda, atendimento e muito mais, mas é preciso usar com sabedoria para seu cliente não ficar confuso e ser atendido de forma rápida e eficiente. Para otimizar ainda mais suas estratégias, leia também: Como atender bem o cliente: 15 dicas para o seu atendimento. Até lá!

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Romulo Balga

Romulo Balga, CEO da Maxbot, atua há mais de 15 anos com atendimento ao cliente. Especialista em marketing e vendas e mentor de startups, ele começou sua carreira empreendedora desenvolvendo projetos para lojas virtuais. Durante esse período, Romulo percebeu a dificuldade das empresas em oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes.

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