Muitas estratégias em conjunto podem ser aplicadas no seu negócio para aumentar as vendas, dentre elas, oferecer um bom atendimento ao cliente é fundamental.
Além disso, ao personalizar o atendimento, entender as necessidades do seu público, identificar oportunidades para oferecer uma experiência incrível e assim fidelizar seus clientes com uma só técnica é demais, não é? Tudo isso é possível aplicando o marketing de relacionamento.
Hoje a Maxbot vai te mostrar quais as melhores estratégias para aplicar a técnica e como ela pode impactar no seu negócio. Confira!
O que é o marketing de relacionamento?
O marketing de relacionamento é um conjunto de estratégias com foco em aproximar a empresa do seu cliente. Não é baseado somente no processo de vendas a curto prazo. É muito mais que isso! A técnica envolve criar e manter uma relação no pré e pós venda entre consumidor e marca a longo prazo. As ações ajudam a entender as dores de cada um, a promover uma experiência de compra melhor e a garantir a fidelização.
Um cliente satisfeito indica a sua marca de olhos fechados! Dessa forma, sua marca vai adquirindo reconhecimento através do atendimento oferecido.
Exemplos de estratégias de marketing de relacionamento
Vamos para a prática! Conheça algumas estratégias que podem ser aplicadas no marketing de relacionamento:
1. Clubes de desconto
Os clubes de descontos consistem em oferecer vantagens exclusivas para seus clientes. Conhecido também como programas de fidelidade, é um dos meios de marketing de relacionamento offline mais usados atualmente.
A participação do clube de vantagens pode ser estimulada por promoções, descontos em produtos, cashback, cupons para datas comemorativas, entre outras formas. Lembre-se sempre de fazer uma pesquisa da preferência do seu público alvo.
Além de ser uma forma de valorizar e fidelizar o cliente, é também uma estratégia para se proteger da concorrência. O consumidor vai preferir voltar a fazer negócio com você do que em outra que não oferece nenhuma vantagem. O clube de descontos deve ser bem estruturado e planejado cuidadosamente para trazer ganhos e não dar prejuízos para o seu negócio.
2. E-mail marketing
Todo mundo que usa um e-mail já recebeu um e-mail marketing. Essa é uma das ferramentas mais utilizadas no marketing de relacionamento. As mensagens podem ser enviadas por uma ferramenta de disparo de e-mails aliada a uma estratégia personalizada de marketing para o e-mail não ser só mais uma propagando e acabar na caixa de spam.
O conteúdo do e-mail pode explorar diferentes métodos de vendas para oferecer algum benefício para captar e fidelizar clientes. Alguns exemplos são: divulgar novas oportunidades de negócios, oferecer bônus, descontos, promoções, campanhas e conteúdos, o importante é envolver algo que gere valor na vida da pessoa que recebeu o e-mail e que mostre a importância da sua marca.
3. Chatbots
O chatbox é uma ferramenta que oferece um atendimento virtual para facilitar a comunicação entre empresa e cliente. Ela é utilizada como estratégia de marketing de relacionamento e oferece benefícios para ambos. As mensagens e perguntas podem ser personalizadas para que a ferramenta ofereça produtos, serviços ou simplesmente responda uma dúvida do consumidor.
Os chatbox podem resolver 80% dos problemas dos clientes com sucesso, sem precisar de um atendimento de um atendente. E quais as vantagens para a empresa?
Você fornece um atendimento momentâneo e de qualidade para um número grande de clientes de uma única vez, identifica as oportunidades de negócio, além de armazenar dados que te vão ajudar a entender mais as necessidades de compra do seu público alvo.
4. Redes sociais
Usar as redes sociais para promover a sua empresa é uma ótima estratégia de marketing de relacionamento. WhatsApp, Instagram, LinkedIn, Facebook são exemplos de ferramentas que ajudam na divulgação da sua marca através de uma comunicação instantânea e direta com seus clientes. Os usuários dessas redes podem se identificar e promover a sua marca nesses meios.
Você pode explorar as ferramentas que esses canais oferecem para divulgar conteúdos relevantes para o seu nicho em forma de textos, vídeos e fotos. E, a partir deles, estimular o seu público a interagir com a sua marca. Além disso, lembre-se sempre de responder às dúvidas e comentários deixados pelos seguidores.
5. Bom atendimento presencial
Não há dúvidas que o atendimento automatizado vem tomando espaço no mundo dos negócios e já se torna quase indispensável para a maioria dos nichos. Apesar disso, o relacionamento presencial ainda é responsável por uma parte importante do relacionamento entre cliente e empresa e sua equipe deve estar preparada para esta forma de comunicação.
Vale investir em treinamentos pessoais para padronizar o atendimento ao cliente que irão desenvolver ações como volume de voz, aprender a escutar, oferecer soluções, desenvolver a oratória, ser empático ao cliente, personalizar o atendimento, dentre outras.
Pode parecer um ensinamento simples, mas com o crescimento das ferramentas automatizadas, pode ser um diferencial no relacionamento da sua marca com o cliente.
Deu para perceber como o marketing de relacionamento pode impactar positivamente no sucesso das suas vendas? Então que tal começar a utilizar a melhor plataforma do mercado! A Maxbot possui soluções que garantem a melhor experiência para seu cliente.
Conheça os benefícios dessa ferramenta!