fbpx
Pesquisar

Garantindo a Segurança no WhatsApp: Guia para Empresas

Em um mundo empresarial, sabemos que as oportunidades de contato, vendas e abordagens estão se tornando cada vez mais amplas, correto?

Sendo assim, é fundamental garantir que todas as plataformas utilizadas na sua empresa tenham o máximo de segurança — sempre com o intuito de manter a proteção, seja dos dados dos clientes ou até mesmo de informações internas.

Pensando nisso, o blog da Maxbot elaborou um conteúdo específico de uma das plataformas mais utilizadas atualmente: o WhatsApp. E, como o assunto é segurança, elaboramos um guia com tudo o que você precisa saber para deixar esse canal longe de vazamentos de informações ou possíveis ataques.

Aproveite o conteúdo e garanta a seguridade do seu negócio!

1. Utilize a criptografia de ponta a ponta

A criptografia é um método que visa proteger todas as informações de uma comunicação. Com a ferramenta ativa, é impossível alguém ler as mensagens trocadas em um canal — e ninguém é ninguém mesmo! Nem a própria plataforma consegue decodificar o que foi criptografado.

Para garantir o sigilo das informações do WhatsApp Business, as informações são codificadas de uma maneira que apenas o destinatário tem acesso. E não para por aí, é necessário ter uma chave, a qual é um código de 64 dígitos para liberar o acesso.

Vale mencionar que não são apenas as mensagens que são codificadas. No caso do WhatsApp, o método é aplicado também em chamadas, fotos, vídeos e documentos.

Para ativar a funcionalidade de criptografia de ponta a ponta é necessário:

  1. Acesse Configurações > Conversas > Backup de conversas;
  2. Clique em Backup criptografado de ponta a ponta.
  3. Ative a ferramenta seguindo as instruções
  4. Guarde a chave criptográfica.
  5. Ative-a clicando em Criar ou Gerar.

2. Garanta a verificação em duas etapas

Seguindo o checklist de segurança para o WhatsApp, temos a verificação em duas etapas, um método que solicita uma segunda maneira de acessar o aplicativo, mesmo após inserir a senha do equipamento que possui o serviço de mensagem.

A segunda verificação pode ser exibida logo após a confirmação do número do telefone que possui o aplicativo. E o acionamento do PIN (o código que deverá ser informado) pode ser solicitado de diferentes maneiras, sendo via SMS, e-mail ou, até mesmo, ligação telefônica.

O intuito da verificação de duas etapas é dificultar o acesso de externos ao aplicativo. Mesmo que a senha do equipamento seja conhecida, não será possível verificar o conteúdo das conversas, pois terá uma etapa de segurança a mais.

Para ativar o funcionamento da verificação:

  1. Abra o WhatsApp;
  2. Vá até a opção “Conta”;
  3. Clique em “Confirmação em duas etapas”;
  4. Ative o funcionamento;
  5. Crie a senha de 6 dígitos e insira o seu e-mail.

3. Nunca compartilhe o código de registro do WhatsApp

Já que o assunto é dígitos de segurança, outro ponto de atenção deve ser dado ao código de registro — que nada mais é do que a chave de acesso para acessar todas as informações do WhatsApp.

Sabe quando você instala o aplicativo e é preciso inserir um código enviado por SMS? É ele mesmo. A principal função é evitar que uma conta seja acessada em dois celulares distintos.

É por essa razão que o código é enviado via mensagem e não via e-mail, por ser atrelado ao número do celular. Dessa forma, é impossível que terceiros tenham acesso ao aplicativo sem ter o aparelho.

Obviamente, o código de registro não deve ser compartilhado, uma vez que, com ele, é possível ter acesso a tudo que está vinculado ao WhatsApp do número.

Aproveite para saber como se proteger dos principais golpes no WhatsApp!

4. Estabeleça um controle de acesso

O WhatsApp é uma aplicação extremamente importante devido à facilidade de comunicação relacionada à ferramenta, certo? Em um ambiente corporativo, o App pode ser muito útil para agilizar tarefas e contatos. Entretanto, quando falamos de segurança, é necessário garantir que a ferramenta esteja na mão das pessoas certas.

Para otimizar a segurança de mensagens, documentos e outras informações compartilhadas por lá, é imprescindível ter um acesso restritivo ao equipamento.

Ou seja, é fundamental que o canal de comunicação tenha pessoas selecionadas para operar. Com o controle de acesso, é mais fácil identificar possíveis problemas de segurança, uma vez que ele não será aberto a todos os funcionários.

5. Lembre de encerrar a sessão no WhatsApp Web

Ao realizar a conexão ao WhatsApp Web, normalmente, notebooks e desktops ficam gravados no celular. Como estamos falando de parâmetros de segurança, é importantíssimo garantir que o aplicativo tenha a sessão encerrada — especialmente se a máquina fica exposta a possíveis novos usuários.

Para encerrar o uso do WhatsApp Web, é preciso:

  1. Abrir o aplicativo no celular;
  2. Selecionar o dispositivo que terá a sessão encerrada;
  3. Clicar em “TERMINAR SESSÃO”.
  • Para celulares com o sistema operacional Android, o caminho é deve ser feito da seguinte maneira:
    • Mais opções > Dispositivos associados.
  • Já para iOS, o caminho é praticamente o mesmo:
    • Configurações > Dispositivos conectados.

6. Mantenha o WhatsApp atualizado

Além de trazer otimizações úteis aos usuários, as atualizações dos aplicativos são as principais responsáveis por manter os padrões de segurança das ferramentas.

Consequentemente, ao deixar um App desatualizado, o aparelho pode estar suscetível a falhas de operação — sendo uma delas relacionada à segurança. Pensando nisso, é necessário garantir que o aparelho esteja recebendo as atualizações do aplicativo.

Para saber se o celular está com a última versão do WhatsApp, é preciso:

  1. Abrir o gerenciador de aplicativos;
  2. Pesquisar por “WhatsApp Messenger”;
  3. Verificar se há a opção “Atualizar”.
  4. Se sim, basta realizar a instalação;
  5. Caso não tenha a opção, é muito possível que o aplicativo esteja completamente atualizado.

Você sabe o que é o WhatsApp espião? Ainda não? Então, vale conhecer o funcionamento e como evitar o ataque do método!

7. Evite usar Wi-Fi público

Apesar de a ideia de navegar pela internet de graça ser tentadora, é preciso ter cautela ao realizar uma conexão ao Wi-Fi público. Isso porque, assim como você está conectado à rede, existem outras pessoas que fazem parte da mesma conexão — e, infelizmente, alguém pode estar mal-intencionado.

Apesar de parecer inofensivo, ao entrar em uma rede, há a coleta de dados do aparelho. Em casos de vulnerabilidade da rede, os dados do celular podem estar expostos. Além disso, também há a chance de vazamentos dos dados pessoais que, geralmente, são solicitados para conectar à rede, como e-mail, CPF ou outra informação pessoal.

É claro que não são todas as redes que apresentam vulnerabilidade. Entretanto, é sempre bom ter um pé atrás — especialmente em conexões de equipamentos empresariais. Às vezes, compensa gastar o pacote de dados com uma conexão pessoal roteada do que arriscar, não é mesmo?!

Gostou de saber as dicas para otimizar a segurança do WhatsApp Business? São detalhes simples, mas que, certamente, podem deixar os dados protegidos!

Para continuar aprimorando o uso do WhatsApp no âmbito empresarial, confira os conteúdos já publicados aqui no blog:

Vemos você por lá.

Avalie esse post
Picture of Romulo Balga

Romulo Balga

Romulo Balga, CEO da Maxbot, atua há mais de 15 anos com atendimento ao cliente. Especialista em marketing e vendas e mentor de startups, ele começou sua carreira empreendedora desenvolvendo projetos para lojas virtuais. Durante esse período, Romulo percebeu a dificuldade das empresas em oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes.

Todos os posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Newsletter Maxbot

    Não perca nenhuma novidade

    Assine nossa newsletter e fique pode dentro dos novos conteúdos e lançamentos.



  • Posts recentes


  • Baixe o E-book gratuitamente!

  • conquiste clientes e impulsione vendas

  • Tags

  • API Atendimento ao cliente Marketing Plataforma Maxbot Redes sociais Vendas WhatsApp

  • Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

    Botão WhatsApp