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IA no WhatsApp: entenda como otimizar o atendimento

Se você deseja melhorar o atendimento da sua empresa e também a experiência dos seus consumidores, certamente já ouviu falar sobre IA no WhatsApp e chatbots. Além de automatizar vários processos, a Inteligência Artificial proporciona experiências personalizadas, com respostas úteis e relevantes.

Existem algumas estratégias que podem ser utilizadas para melhorar ainda mais seus resultados e desafios para quem vai implementar essa tecnologia. Continue a leitura e saiba tudo sobre o assunto!

ia no whatsapp possibilidades e benefícios

IA no WhatsApp: possibilidades e benefícios

A inteligência artificial (IA) tem sido utilizada para diversas finalidades, incluindo o WhatsApp. Com o banco de dados e o machine learning, as possibilidades e os benefícios são otimizados para automatizar diversas etapas do atendimento da empresa, melhorando a experiência dos clientes.

Com a IA você pode configurar algumas respostas conforme a mensagem do usuário, para as dúvidas mais simples, como horário de atendimento ou mensagens de agradecimento, cobranças inteligentes, cupons de desconto e mais. Ainda, é possível treinar o chatbot para aprender e responder mensagens mais complexas.

Assim, a IA no WhatsApp consegue entender o contexto da conversa para responder prontamente de forma eficiente. Além de se adaptar e personalizar a experiência do usuário ao longo do atendimento. A tendência é que sejam criados novos recursos e as funcionalidades já existentes sejam melhoradas.

Como treinar um chatbot de IA para WhatsApp

Os chatbots são softwares capazes de conversar com usuários de forma muito similar a linguagem natural. Geralmente, são utilizados para automatizar tarefas repetitivas, como o agendamento de consultas. Mas, afinal, como treinar um chatbot de IA?

Para treinar um chatbot é preciso oferecer os dados corretos conforme as funcionalidades que são desempenhadas por ele. Essa etapa pode ser realizada antes de colocá-lo no ar ou treiná-lo durante o uso, de preferência coloque a maior quantidade de dados no início para que os primeiros atendimentos já sejam personalizados.

Entender as principais demandas e realizar um treinamento de diálogos é necessário para aprender o comportamento do bot, para saber se ele entende a pergunta feita de diferentes formas e para responder corretamente com conteúdo relevante.

O chatbot vai substituir o atendimento humano?

O ideal é que os dois tipos de atendimento sejam mantidos, o chatbot é necessário para desafogar o grande fluxo de protocolos, enquanto sua equipe pode focar no acolhimento dos casos mais complexos. Além disso, existem pessoas que preferem conversar com inteligência artificial com atendimento ágil e rápido e outros que optam por conversar com pessoas para resolverem suas dúvidas e pendências.

A dica é manter os dois atendimentos, mas que seja fácil de fazer essa transição, para que o seu cliente não tenha que sair de um canal e migrar para outro. Dessa forma, você o mantém no mesmo protocolo de atendimento, facilitando tanto para a coleta de dados da sua empresa quanto para seus leads.

Estratégias para personalização de atendimento via IA

A personalização de respostas ocorre através da base de dados, conforme o histórico de interações e a preferência da empresa. Dessa forma, consegue criar vários perfis detalhados e entender melhor o comportamento dos consumidores, recomendando produtos similares e relevantes para o cliente. Algumas estratégias que podem ser utilizadas para melhorar a personalização do atendimento via IA:

  • Integração com sistema interno: integrar com sistemas ERP e CRM é essencial para que os chatbots possam acessar as informações necessárias e as utilizem para o atendimento;
  • Segmentação de clientes: utilizar a IA para segmentar clientes é uma das melhores estratégias para abordar seus leads de uma maneira eficiente. Assim, você entende o comportamento de consumo, a faixa etária, profissão e demais informações para direcionar campanhas de marketing e otimizar suas vendas;
  • Recomendações inteligentes: essa estratégia funciona porque consegue entender os interesses dos seus consumidores e indicar produtos similares, além de aumentar as chances de venda;
  • Análise preditiva: é o processo de analisar dados para prever resultados, tendências e comportamentos. Dessa forma, você consegue identificar algumas necessidades futuras dos seus clientes.

ia no whatsapp desafio na implementação

Desafios na implementação de IA no WhatsApp

Utilizar IA no WhatsApp apresenta diversos benefícios, mas alguns desafios também, como interpretação de intenções durante as interações com os usuários, manter o atendimento humanizado com o chatbot, fazer a transferência para um profissional humano e mais.

Quanto mais tecnologias integradas à inteligência artificial, como machine learning, deep learning e processamento de linguagem natural, mais aprendizados e funcionalidades fluidas serão desenvolvidas para o uso no WhatsApp, resultando na melhora no atendimento ao seu consumidor.

Plataforma de chatbot da Maxbot

A Maxbot é uma empresa parceira oficial do WhatsApp e oferece uma plataforma de chatbot completa para o atendimento dos seus clientes. Além de ser mais seguro para suas informações, apresenta menos chances de ter a sua conta banida e centraliza todo o atendimento em um só número.

Facilitando a comunicação com seus consumidores, disponibilizando maior controle, com protocolo de atendimento, atendimento por segmentação, relatórios, gestão de contatos e diversas funcionalidades para as necessidades da sua organização.

A novidade da Maxbot vem aí, integração com a inteligência artificial para a plataforma de chatbot! Assim, o processo de automatização será melhorado, além de treinamentos para otimizar as respostas, otimizando a experiência dos seus consumidores.

Enquanto isso, aproveite para navegar no nosso blog e confira outros conteúdos, como: Atendimento humanizado ao cliente: tudo sobre o assunto! Até lá.

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Romulo Balga

Romulo Balga, CEO da Maxbot, atua há mais de 15 anos com atendimento ao cliente. Especialista em marketing e vendas e mentor de startups, ele começou sua carreira empreendedora desenvolvendo projetos para lojas virtuais. Durante esse período, Romulo percebeu a dificuldade das empresas em oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes.

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