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Como aumentar as vendas: confira 11 dicas eficientes!

A maioria das empresas pensa em como aumentar as vendas, independentemente do porte, seja pequena, média ou grande. Para chegar até os resultados desejados, existem diversas iniciativas que podem ser combinadas para aumentar seu tíquete médio.

Para te auxiliar nas estratégias, selecionamos 11 dicas eficientes para você incluir nas ações e obter melhores resultados. Se deseja saber mais sobre o assunto, continue a leitura abaixo.

1. Conheça o seu público e os separe por categorias

Para aumentar suas vendas é fundamental conhecer quem é o seu público-alvo e sua brand persona. Com isso, é possível saber quem são as pessoas que consomem os seus produtos e como abordá-las da forma correta. Após fazer esse levantamento, o próximo passo é a segmentação de clientes, ou seja, separe seus leads em categorias conforme algumas características, como faixa etária, gênero, região, faixa salarial e mais.

Essas divisões facilitam o envio de campanhas publicitárias, promoções, mensagens e até o tipo de conteúdo a ser direcionado para cada uma dos clientes. Assim, você se comunica de uma forma mais eficiente.

2. Crie estratégias conforme o funil de vendas

Se você trabalha com marketing ou vendas, provavelmente já ouviu falar do funil de vendas. Resumidamente, esse conceito explica que nem todos os clientes estão prontos para finalizar uma compra, por isso, não adianta investir em ações vendas nesse momento.

Enquanto seu cliente não estiver pronto para finalizar a compra, você pode aprender mais sobre o comportamento do consumidor e construir um relacionamento com ele, enviando materiais ricos, como e-books, posts do blog, webinars e mais. Assim, ele vai conhecendo mais sobre a sua empresa, produtos e quais as vantagens de adquiri-los.

3. Inclua estratégias de upsell e cross sell

Esses dois termos fazem parte de ações focadas nos consumidores da marca. O upsell é sugerir ao cliente que ele invista ou contrate uma versão melhor e mais completa, enquanto o cross sell é oferecer produtos que complementam a compra, aumentando a receita.

4. Humanize a sua comunicação

Uma das maiores tendências do mercado, certamente é o atendimento inclusivo, humanizado e personalizado. Assim, você consegue conversar com seus clientes de uma forma próxima e atenciosa, entendendo as suas necessidades para oferecer soluções eficientes.

5. Treine e motive sua equipe de vendas

Se você quer saber como aumentar as vendas, saiba que treinar sua equipe é essencial para que eles ofereçam o melhor atendimento. Desde o conhecimento detalhado dos produtos ou serviços, ouvir e entender a necessidade do cliente, técnicas de convencimento e mais. Para motivar a sua equipe, ofereça comissões, brindes mensais ou bônus anual ao baterem as metas.

6. Invista em atendimento via chat

Investir em atendimento via chat facilita a comunicação com seu público, pois eles podem enviar mensagens por meio de dispositivos móveis e sanar suas dúvidas. Além disso, você pode enviar catálogos, cupons de desconto, boletos e links para pagamento, sendo uma forma eficiente de aumentar suas vendas.

7. Facilite o processo de compra e ofereça opções de pagamento

Se o processo de compra apresentar alguma dificuldade, falhas ou empecilhos, seus clientes podem desistir e ir para o concorrente. Por isso, facilite as etapas, como a aquisição em um clique, cadastro simplificado, categorias intuitivas para fácil localização de produtos e mais. Além disso, ofereça diferentes opções de pagamento, como pix, carteiras digitais, máquina de cartão e mais.

8. Esteja atento à sazonalidade e às tendências tecnológicas

As datas sazonais são ótimas oportunidades de aumentar suas vendas, como Natal, Dia das Mães e Black Friday. Afinal, as pessoas já esperam encontrar boas promoções nessas épocas, então prepare suas estratégias de vendas e também o volume suficiente de estoque.

Acompanhar as tendências da tecnologia no varejo ajuda a otimizar várias etapas do seu processo empresarial, além de oferecer uma ótima experiência de compra para os seus clientes, como APIs para pagamento diversificado ou chatbots para atendimento.

9. Observe o que a concorrência está fazendo

Para manter a sua competitividade de mercado e aumentar as suas vendas, confira as ações dos seus concorrentes, como preços, campanhas, promoções e produtos. Dessa forma, você tem uma percepção de como sua empresa está perante as outras empresas do nicho e consegue traçar novas estratégias de vendas e marketing.

10. Faça o pós-venda e fidelize seu cliente

O pós-venda é uma etapa necessária e essencial para melhorar o relacionamento com seu cliente, além de saber se ele está satisfeito ou não com toda a experiência de compra. Para isso, você pode solicitar feedbacks e avaliações, além de continuar a nutri-lo com mensagens de novidades, cupons de desconto, brindes para recompra e mais.

Além disso, você pode adotar um programa de fidelidade, assim os clientes que desejarem, podem fazer o cadastro e acumular selos até ganhar um brinde da sua loja.

11. Monitore os resultados

Por fim, para saber se as suas ações estão resultando em números positivos ou negativos, é preciso monitorar os resultados periodicamente. Você pode estipular as métricas que serão utilizadas conforme as necessidades do seu negócio. Ainda, entender o que é big data e como os dados podem trazer informações em tempo real para análises, ajuda na agilidade e eficiência da sua gestão.

Por fim, essas são as principais dicas de como aumentar as vendas do seu negócio e otimizar suas estratégias. Para ler outros assuntos como esse, continue no blog da Maxbot e veja como criar um diferencial competitivo com tecnologia e inovação. Até lá!

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Romulo Balga

Romulo Balga, CEO da Maxbot, atua há mais de 15 anos com atendimento ao cliente. Especialista em marketing e vendas e mentor de startups, ele começou sua carreira empreendedora desenvolvendo projetos para lojas virtuais. Durante esse período, Romulo percebeu a dificuldade das empresas em oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes.

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