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Segmentação de clientes: Veja como fazer na sua empresa

As novas tecnologias permitem a utilização de novas ferramentas e estratégias de marketing, como a segmentação de clientes. Essa estratégia é capaz de aumentar as suas vendas, identificando e separando em grupos, seu público-alvo. Quer aprender mais sobre o assunto? Continue a leitura abaixo.

O que é segmentação de clientes?

O que é segmentação de clientes?

A segmentação de clientes é uma estratégia utilizada para separar seus clientes em grupos menores conforme as características comuns entre eles. Visando traçar estratégias personalizadas para cada grupo. Sabendo quem são seus consumidores, você consegue melhorar o relacionamento com eles, aumentando a taxa de conversão do seu negócio.

Existem ferramentas que realizam a segmentação de clientes utilizando a sua base de dados para separar os dados e torná-los em informações relevantes.

Por que utilizar a segmentação de clientes?

Ao segmentar seus clientes, você consegue melhorar a comunicação com o seu consumidor, resultando no aumento das vendas. Além disso, você consegue selecionar aqueles que deseja direcionar seus esforços de marketing e vendas. Você pode dividir sua persona em aspectos como gênero, idade, localização e mais.

Direcionamento de campanhas e abordagens

Ao conhecer o seu público-alvo e persona, você consegue conversar com seu cliente e fazer abordagens de modo eficaz. Além disso, você ainda pode treinar o time de vendas para lidar com segmentos específicos, conhecendo suas dores, possíveis dúvidas e perfil de consumo.

Foco em uma segmentação

Uma possibilidade é combinar a divisão com análises de vendas. Assim, você sabe quais são os clientes que pode priorizar, como aqueles que já apresentam bons retornos para seu negócio.

Além disso, analise se há algum segmento que apresenta potencial de vendas e construa um bom relacionamento com seu cliente de forma que gere novos leads.

Reter e fidelizar clientes

Uma das grandes vantagens de segmentar seus consumidores é a de retenção de clientes. Atualmente, os consumidores compram e contratam empresas nas quais se identificam, logo se você consegue se comunicar com esse cliente resolvendo as suas dores é muito provável que seja fidelizado.

Como dissemos anteriormente, treinar e capacitar seu time de vendas e marketing, de modo que sejam especialistas em cada segmento otimiza seu fluxo de vendas, além de reter seus clientes.

4 principais tipos de segmentação de clientes

Existem tipos diferentes de segmentação de clientes, é importante saber quais são para escolher os tipos que fazem sentido para sua estratégia de funil de vendas, confira os quatro tipos principais:

1. Segmentação Geográfica

Esse tipo de segmentação é utilizada pelas empresas que desejam saber onde está a sua persona está localizada, visando abrir novos comércios em locais estratégicos. Ou ainda, para saber onde estão seus concorrentes e demais fatores que influenciam na jornada de compra dos consumidores.

2. Segmentação Demográfica

Esse tipo de segmentação é muito utilizado pelas empresas que desejam saber quem são seus clientes de maneira mais profunda. As características analisadas são: gênero, idade, profissão, faixa salarial e mais. Além disso, pode-se utilizar também para analisar dados referentes à empresa, como localização, quantidade de funcionários, número de filiais, entre outros.

3. Segmentação Psicográfica

Uma das grandes tendências de consumo são os motivos do consumo. Entender as opiniões e o estilo de vida de seus consumidores permite criar um posicionamento otimizado para sua marca. Além de campanhas mais relevantes.

Você também pode se interessar: A importância do sucesso do cliente na sua estratégia de vendas

4. Segmentação Comportamental

A segmentação comportamental analisa as atividades dos consumidores para entender seu comportamento, como os anúncios e mensagens que farão sentido para eles. O que fazem ou não no seu site, ou aplicativo.

Imagem de uma mão com um dardo apontando para um alvo com a escrita como fazer uma segmentação de clientes à direita

 

Como fazer uma segmentação de clientes em 5 passos

Veja como fazer a segmentação de clientes na sua empresa em cinco passos.

1. Estabelecer a finalidade

Estabelecer o foco é o primeiro passo, afinal é possível utilizar esses dados adquiridos para diversas finalidades, desde a retenção dos seus clientes, adquirir novos leads, lançar novos produtos no mercado ou até mesmo o posicionamento da sua marca.

2. Seja realista com as variáveis

Ser realista com os dados adquiridos é o segundo passo. Entenda o que é realmente relevante, quais são os dados que são possíveis de acessar e como está o seu banco de dados. Sem dados relevantes fica muito mais difícil traçar estratégias eficientes.

3. Filtrar sua base de dados

Com os dados disponíveis, faça filtros em sua base de dados com os aspectos que deseja. Ainda, se preferir, contrate empresas especializadas em segmentação de clientes para te auxiliar.

4. Buscar perfis similares

Se deseja conquistar novos leads, é possível utilizar essa estratégia para procurar por potenciais clientes com perfis semelhantes à sua brand persona. Assim, você não precisa fazer novas campanhas para alcançá-los. Além disso, você consegue alcançar novos clientes mesmo sem os dados necessários desse novo público.

Confira também: Como vender mais: 10 dicas práticas para aplicar na empresa

5. Avaliar os resultados constantemente

Estabeleça metas para serem analisadas por períodos, assim você consegue entender se a segmentação de clientes está sendo efetiva. Ainda, é possível analisar a possibilidade de utilizar segmentações em conjunto para alcançar resultados diversificados para novos insights.

Gostou do conteúdo? Continue navegando no nosso blog e confira também: Veja como Apps de mensagem ajudam nas vendas. Até a próxima!

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Romulo Balga

Romulo Balga, CEO da Maxbot, atua há mais de 15 anos com atendimento ao cliente. Especialista em marketing e vendas e mentor de startups, ele começou sua carreira empreendedora desenvolvendo projetos para lojas virtuais. Durante esse período, Romulo percebeu a dificuldade das empresas em oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes.

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