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Como criar um chatbot para Facebook eficaz: guia completo!

Se você deseja aprimorar o atendimento ao cliente da sua empresa, criar um chatbot para Facebook pode ser a solução ideal. Com mais de 3 bilhões de usuários mensais, a plataforma é uma poderosa ferramenta para interagir com seus clientes de maneira eficaz e conseguir otimizar o seu processo de vendas.

Neste post, vamos explorar como desenvolver um chatbot eficaz que não apenas automatiza respostas, mas também melhora a experiência do usuário. Aprenda as melhores práticas e descubra como essa ferramenta pode transformar sua comunicação e otimizar processos, tornando seu negócio mais competitivo no mercado digital. Saiba mais!

O que é um chatbot para Facebook?

Um chatbot para Facebook é um robô preparado para realizar interações com os usuários no ambiente. Assim, ele pode responder perguntas e tirar dúvidas daqueles que interagem com a sua página de forma automática, rápida e precisa, conforme o objetivo do uso da tecnologia.

Não é novidade que o uso de tecnologia automatizada para interações é amplamente utilizado não só no Facebook, mas também em outros ambientes, como o próprio WhatsApp. Desse modo, contar com um ambiente apropriado para fazer essa atividade é essencial para aproveitar todo o potencial da automatização.

Com isso, contar com a plataforma que nós, da Maxbot, oferecemos é uma escolha muito interessante para proporcionar a organização e escalabilidade desejadas no seu WhatsApp. Dessa forma, pode-se fazer interações com diferentes contatos simultaneamente nos horários mais apropriados e com conteúdos assertivos.

Vantagens de usar chatbots no Facebook

Proporcionar um atendimento mais personalizado e fora de períodos comerciais são ótimos exemplos de vantagens do uso de chatbot para Facebook. Além delas, auxiliarem na melhoria da satisfação do cliente, existem outras vantagens que se destacam nas companhias que utilizam bem os chatbots:

1. Ofereça melhores serviços

Com o uso de chatbots no Facebook, sua empresa consegue mostrar as opções de compra que seus usuários possuem sem muitas dificuldades.

2. Potencialize campanhas

A potencialização de campanhas ocorre pela quantidade de contatos que o chatbot consegue atender, o que evita deixar possíveis clientes sem resposta até que um profissional possa interagir.

3. Otimize o atendimento

A qualidade do atendimento é melhorada com os chatbots, pois, além das respostas rápidas e precisas, há a possibilidade de atendimentos com os robôs em horários fora do comercial.

4. Personalização

Pode-se personalizar bastante a maneira como os chatbots interagem, a depender das características do público da sua empresa, facilitando abordagens mais promissoras.

5. Automação de tarefas

Os chatbots permitem que as interações ocorram de forma automática e rápida, o que reduz bastante a necessidade de dedicar tempo ao atendimento, auxiliando na otimização da rotina dos profissionais.

6. Redução de custos

Aplicar os chatbots no Facebook pode ajudar a empresa a diminuir seus gastos em etapas fundamentais da aquisição de clientes, como o suporte e o próprio atendimento em si.

7. Melhora no relacionamento com contatos

Quando se aplica um ótimo chatbot no Facebook, os clientes podem se sentir mais interessados na qualidade de atendimento ofertada pelo seu negócio, o que permite um relacionamento bem melhor.

Passo a passo para criar um chatbot no Facebook

Conhecer as características da rede social é um passo essencial para realizar a criação de um chatbot para Facebook. Assim, você consegue ter maior noção de como o robô deve ser adaptado, bastando somente que seu negócio siga o passo a passo a seguir para um melhor aproveitamento durante a criação:

  1. Faça a conexão da sua conta do Facebook;
  2. Selecione a página desejada;
  3. Acesse o gerenciamento das permissões;
  4. Faça a conexão do Chatbot;
  5. Coloque o código.

É interessante fazer a maior quantidade de testes possíveis com o chatbot para Facebook para assegurar que ele está em ótima forma para atender os clientes. Por meio disso, também é possível diminuir consideravelmente os cenários de interações truncadas ou até mesmo falhas ocorridas no uso dos mecanismos no dia a dia de seu negócio.

Ferramentas para desenvolvimento de chatbots no Facebook

O Facebook Messenger Platform é o primeiro exemplo de ferramenta para desenvolvimento de Chatbot, justamente por ser dentro da própria rede social. Dessa forma, esse mecanismo auxilia na criação dos robôs integrados ao Messenger e oferece uma série de funcionalidades, como o fórum para os desenvolvedores e os estudos de caso. Além deles, destacam-se as outras ferramentas:

  • Botsify;
  • ManyChat;
  • BotKit;
  • BlueLab;
  • Morph.

Para escolher a ferramenta mais adequada para desenvolver seu chatbot para Facebook, uma dica é comparar os planos oferecidos e as funcionalidades que cada um apresenta. Também busque por avaliações de clientes que já utilizaram os mecanismos, a fim de compreender as vantagens e desvantagens de cada escolha.

Leia também: Chatbot para e-commerce — por que você precisa ter!

Exemplos de chatbots bem-sucedidos no Facebook

A Skol é um excelente exemplo que utilizou um chatbot apropriado no Facebook para tirar dúvidas sobre programações dos blocos. Também era possível responder algumas perguntas a respeito de preferências, o que auxiliava na oferta de programações personalizadas conforme as características dos usuários.

Outro destaque de chatbot para Facebook é o que a Uber fez ao criar um dentro do Messenger para auxiliar na solicitação de corrida, mesmo que não se tenha o aplicativo da empresa. Assim, mesmo pessoas que estivessem com problemas no app ou com dificuldades com o telefone poderiam solicitar e aproveitar o serviço.

Em ambos os exemplos, nota-se que os principais resultados coletados foram a melhora da interação dos clientes com o que a companhia oferece nas negociações. Com esse fator, a tendência das empresas é que ocorram a solicitação dos serviços e produtos com uma frequência bem maior, possibilitando a melhora na geração de receita.

Não deixe de conferir: Mensagem de agradecimento ao cliente — 90 exemplos para usar.

Dicas para otimizar o desempenho do chatbot

Treinar os chatbots com uma boa frequência e detectar os limites do robô se destacam como ótimas dicas para otimizar o desempenho da tecnologia. Junto a isso, é importante que você consiga adaptar o seu chatbot para as demandas dos clientes de seu negócio, a fim de melhorar a experiência que eles têm com a empresa.

  • Faça integrações com o autoatendimento;
  • Realize a coleta de dados das interações dos usuários;
  • Saiba quais são as exigências e dores do seu público;
  • Treine os diálogos do chatbot;
  • Aplique um monitoramento constante do chatbot;
  • Pesquise continuamente as estratégias aplicáveis no atendimento com o chatbot.

Vale destacar o papel que um monitoramento constante da qualidade do chatbot tem para otimizar o desempenho do chatbot para Facebook. Com isso, pode-se detectar erros com mais antecedência e, dessa forma, evitar que eles permaneçam por muito tempo no atendimento, reduzindo a qualidade da interação com os usuários.


Ao implementar essas dicas para criar um chatbot no Facebook, você potencializará o atendimento ao cliente da sua empresa, tornando-o mais ágil e eficiente. Continue navegando em nosso blog e conheça muitas outras dicas que podem ser do seu interesse, como essa: melhores ferramentas de CRM — 5 sugestões da Maxbot!

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Romulo Balga

Romulo Balga, CEO da Maxbot, atua há mais de 15 anos com atendimento ao cliente. Especialista em marketing e vendas e mentor de startups, ele começou sua carreira empreendedora desenvolvendo projetos para lojas virtuais. Durante esse período, Romulo percebeu a dificuldade das empresas em oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes.

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