fbpx

Guia sobre API: o que é, exemplos e importância

No contexto atual dos negócios, o entendimento sobre API se tornou indispensável para o desenvolvimento de sistemas importantes para as empresas. Apesar da criação das APIs ser relativamente recente, o desenvolvimento ocorreu tão intensamente que o uso já está presente em diversos locais do meio tecnológico.

Não é difícil notar que existem muitos sistemas que utilizam APIs já existentes para exercer suas funcionalidades. Por exemplo, o Instagram junto do Spotify consegue oferecer o compartilhamento de faixas sonoras para os usuários que desejam postar stories com música.

Essa funcionalidade, que agrada diversos usuários, foi possível somente com o estudo e o entendimento do uso das APIs em sistemas. Não é à toa que a taxa de pessoas que procuram “API: o que é” tenha aumentado bastante. Portanto, cabe a você conhecer tudo sobre esse recurso para deixar os seus sistemas mais potentes. Vamos lá?

O que é API

O que é API?

Uma API (Application Programming Interface) é definida como um conjunto de processos e funções capazes de conectar dois sistemas diferentes. Por meio disso, é possível criar novos sistemas cada vez mais simples e com uma eficácia maior devido à padronização de etapas fornecida pelas APIs.

Seu desenvolvimento foi crucial para que diversos negócios pudessem se desenvolver no meio digital. Com toda a facilidade gerada pelo bom uso de API, é possível oferecer um maior repertório de funcionalidades, tanto para os colaboradores que precisam entender como desenvolver algo dentro do empreendimento como para os clientes que as consomem por conta do sistema de API.

Como as APIs funcionam?

As APIs funcionam como ligações entre sistemas diferentes, tais como aplicativos e outras formas tecnológicas. Essas conexões se dividem em dois tipos: o que envia a solicitação é chamado de cliente, e a que responde é chamada de servidor. Essas ações são mediadas por meio de várias normas e padrões criados, é possível organizar interações do jeito que for mais proveitoso para os objetivos dos usuários daquele sistema.

Portanto, se você está realizando uma compra em alguma loja online, a plataforma responsável por cobrar os clientes e pelos pagamentos precisa estar ligada com o sistema do comércio para autorizar a compra. Tudo isso é feito por meio do trabalho da API.

Quais são os diferentes tipos de API?

As APIs são diferenciadas pela análise de sua arquitetura e forma de uso, mas todas preservam a ideia de formarem ligações entre diferentes sistemas. Por isso, veja abaixo os principais tipos de APIs mais utilizados na atualidade!

Privadas

Conforme dito pelo nome, as APIs privadas são restritas somente às pessoas que têm autorização para uso. Costuma ser muito optada para sistemas internos das mais diversas instituições devido ao maior grau de segurança e pela não interferência de terceiros em dados sigilosos.

Públicas

As públicas, em oposição ao primeiro tipo de API, são as que podem ser utilizadas por qualquer pessoa, geralmente, para serviços mais gerais. O exemplo de aplicação mais comum são os sites que precisam disponibilizar funções como curtidas, compartilhamentos e outras permissões para o usuário utilizar o endereço adequadamente.

Parceiros

As APIs do tipo parceria são as que permitem uma comunicação facilitada entre parceiros de empreendimentos. Por causa desse contexto empresarial, elas podem exigir acessos especiais e, na maioria das vezes, só são acessadas por desenvolvedores que vão auxiliar as empresas em suas parcerias.

O caso mais comum de uso delas é, portanto, quando dois sistemas precisam trocar informações entre si. Geralmente, as empresas parceiras, independentemente de seu tamanho, se comunicam com essa tecnologia e eliminam, assim, as dificuldades de comunicação devido às diferenças de sistemas.

Conheça também: O que é chatbot, como funciona e quais os benefícios

Compostas

As APIs compostas contêm características combinadas de diferentes tipos. Elas são as mais recomendadas quando se deseja facilitar a comunicação entre vários dispositivos, já que eles utilizam um número muito grande de soluções.

O que a API composta fará é encontrar a melhor maneira de combinar todas elas para comunicar informações de modo mais adequado e eficiente. A aplicação mais comum desse tipo, portanto, é quando se necessita de acionadores de automação de e-mail.

Importância da integração para desenvolvedores

A integração proporcionada pelas APIs facilita muito o cotidiano de trabalho dos desenvolvedores, pois permite que vários sistemas troquem informações entre si. Com a comunicação constante entre eles, é possível obter informações com mais facilidade, deixar os trabalhos bem mais práticos e melhorar o atendimento ao cliente na sua empresa.

Outro ponto importante ao pensarmos sobre API é a respeito da facilidade de criação de sistemas. De fato, o uso desses recursos padroniza diversos processos que tornam o desenvolvimento de programas bem mais simples e evita que os desenvolvedores sempre precisem criar coisas do zero.

O resultado de todos esses dados expostos é uma redução de custos para a composição de sistemas eficientes e a maior colaboração de toda a equipe desenvolvedora. Caso queira um complemento a respeito da integração e um comparativo de plataformas de atendimento integradas com outra forma bastante popular de interação com os clientes optada pelas empresas, confira o vídeo sobre WhatsApp Business e plataformas integradas!

Vantagens de APIs

Vantagens de APIs

A partir de todas essas descrições, fica bem claro como as APIs oferecem vantagens extremamente importantes para os que as utilizam. Com toda a qualidade tecnológica que elas oferecem, podemos separar 4 benefícios relatados e observados em praticamente qualquer empresa que aplica esses recursos de forma inteligente. Confira!

1. Sistemas integrados

Os sistemas integrados são os primeiros benefícios comentados por empresas que utilizam bem as APIs disponíveis. Com eles, é possível compartilhar informações de um para outro de maneira mais simplificada e eficiente para o cotidiano.

Um dos tipos que se destaca é a API WhatsApp. Basicamente, essa API integra o seu WhatsApp Business a outras plataformas de atendimento. Assim, a sua comunicação pelo aplicativo ficará bem mais efetiva e poderá atender a uma quantidade maior de pessoas.

Por conta disso, percebe-se o porquê da API WhatsApp ser uma das opções mais procuradas. Como o aplicativo é amplamente utilizado por empresas e pessoas, utilizar essa opção possibilita a melhora da eficácia do uso do app em diferentes situações comerciais.

Complemente o seu conhecimento e confira dicas para WhatsApp

2. Boa comunicação com os desenvolvedores

Por serem recursos extremamente importantes, a inclusão deles necessita que a sua empresa esteja acompanhando de perto o trabalho dos desenvolvedores. Consequentemente, isso incentiva uma comunicação mais constante com os profissionais, fator esse que será decisivo para garantir que a tecnologia esteja instalada corretamente.

Essa comunicação fornece vantagens que vão além da boa instalação das APIs, já que é possível revisar o sistema completo durante a atividade. Dessa forma, garante-se que ele esteja com toda a qualidade necessária para executar as tarefas corretamente.

3. Mais qualidade ao seu sistema

Com o bom uso de API, o sistema possui uma amplitude maior de funcionalidades que pode oferecer, tanto aos usuários como aos colaboradores que precisam utilizá-la. Consequentemente, isso implica em uma maior qualidade para diversas etapas do seu negócio, com um destaque especial para a automação de atividades.

Acontece que o uso de APIs elimina a necessidade da interferência humana para comunicação dos sistemas. Por meio disso, é possível receber grandes melhorias, como organização, coleta e agregação de dados para aqueles que desejam aumentar a eficiência de suas campanhas de marketing.

4. Melhor segurança

Os sistemas que utilizam de API são bastante seguros justamente pelo fato de eles precisarem utilizar criptografia. Caso esteja tudo nos conformes, o seu sistema não estará vulnerável a ataques hackers e, por consequência, interceptará dados valiosos.

Para verificar se a API escolhida apresenta esse grau de segurança, avalie a presença de certificados. Também é possível fazer testes de penetração de forma regular para ver se a segurança do sistema continua a manter a consistência necessária para as atividades diárias.

Percebemos como o uso adequado de API pode ser promissor para as empresas devido às diversas vantagens geradas em seus sistemas. Com a devida garantia de segurança e qualidade, garante-se maior alcance de funções e, portanto, é possível obter o diferencial competitivo necessário ao seu empreendimento para se destacar perante a concorrência.

A Maxbot, por exemplo, é especialista em APIs que integram WhatsApp com outras plataformas. Conheça mais do serviço e facilite a rotina de atendimentos na sua empresa!