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A API WhatsApp Business é uma solução digital que possibilita que você agregue ao seu negócio maiores chances de qualificação, ampliação e aprimoramento na comunicação com os seus consumidores, já esse recurso faz com que você tenha à disposição uma ampla escalabilidade e as vantagens atreladas à automação de processos.

Ficou curioso para saber mais sobre essa tecnologia? Então acompanhe e confira a seguir, com o blog da Maxbot, o que é a API Whatsapp, como funciona, quais seus benefícios e como aplicá-la em sua empresa!

O que é a API WhatsApp?

O WhatsApp Business API é uma interface de funcionalidade que permite que você incorpore o aplicativo com outras soluções, como o chatbot. Seu principal intuito é de tornar o gerenciamento e comunicação de empresas com seus consumidores e contatos mais abrangente, com uma possibilidade de alcance maior e mais prático.

A API, ou Interface de Programação de Aplicativos, é composta por códigos e modelos para conexão e alcance de um sistema ou plataforma. Ela foi apresentada com esse intuito, em 2018, para conseguir sanar as necessidades e demandas de organizações com um alto volume de atendimento, podendo ser adaptado aos objetivos de médias e grandes empresas, de forma escalável.

Saiba também — Mensagens automáticas no WhatsApp Business: Dicas para configurar

Qual a diferença entre WhatsApp Business e WhatsApp API?

O WhatsApp é a plataforma de troca de mensagens mais utilizada no país. O seu modelo básico, feito com foco nas interações individuais dos usuários, foi sofrendo alguns aprimoramentos, que tinham como intuito atender diferentes demandas.

Dessa evolução, vimos o surgimento do WhatsApp Business, que se propõe a ser uma solução assertiva para organizações de pequeno porte, apresentando alguns mecanismos, como a possibilidade de verificação do perfil, por exemplo.

Já o API para o WPP Business vai além e implementa ainda mais recursos, por meio da sua conexão com outros sistemas, entregando um campo estruturado e com outras possibilidades para empreendimentos com grande fluxo de comunicação.

Ou seja, com ele é possível integrar diferentes softwares e gerar uma centralização desses canais, permitindo uma gestão mais otimizada, automatizada e assertiva!

Como é o funcionamento do WhatsApp API?

O WPP API funciona por meio da associação do seu WhatsApp a outros sistemas e soluções e retira a limitação que um gerenciamento manual dessas mensagens teria, resultando em um aprimoramento e eficiência da comunicação, com respostas eficazes e ágeis.

E uma das práticas mais comuns é a de inserção de chatbots ao WhatsApp API, que permitem uma interação autônoma e são configurados com padrões pré-estabelecidos, automatizando a administração dessa resposta e fazendo os direcionamentos necessários para o departamento responsável.

Assim, é possível perceber uma expressiva qualificação do acompanhamento e manutenção de toda a trajetória do cliente, ofertando uma movimentação ativa e constante com a sua rede de contatos.

Está gostando de conferir mais sobre o assunto? Então aproveite para conferir também alguns exemplos de mensagem de saudação no WhatsApp e qual sua importância!

Quais são os benefícios da API WhatsApp?

Agora que você compreendeu mais a fundo sobre o que é essa funcionalidade, conheça também algumas das principais vantagens e benefícios de inclusão desse recurso ao seu negócio:

Como aplicar o WhatsApp API no meu negócio?

Para implementar a API WhatsApp é preciso contar com empreendimentos especializados nesse tipo de serviço, buscando a segurança e qualidade de uma ferramenta e plataforma oficial e criteriosamente homologada.

E para que você consiga garantir um bom atendimento, é preciso que se preocupe com um gerenciamento prévio e de qualidade, definindo boas normas de práticas.

Atente-se ainda à leitura de toda a regulamentação do serviço e construa uma estratégia de integração permanente dessa funcionalidade, levantando todos os principais guias e direcionamentos para seus colaboradores.

Com isso, um Chatbot com API WhatsApp, por exemplo, é uma opção útil, que oferece a oportunidade de agendamento e definição de turnos de atendimento, integração com outros sistemas e manutenção da segmentação, além de permitir protocolos específicos para cada ação e até mesmo o envio de arquivos de imagens, áudios e outros formatos.

E então, pronto para dar o próximo passo com essa solução? Aproveite todo o potencial de comunicação com seu público e conheça os serviços disponibilizados pela plataforma Maxbot.

E se deseja continuar por dentro desse e de outros temas relacionados à gestão, marketing digital e atendimento a clientes, acompanhe nosso blog.

Aproveite para já conferir sobre como fazer listas de transmissão no WhatsApp. Até mais!

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