fbpx
Pesquisar

APIs Financeiras: o que é, importância, vantagens e principais tipos

As inovações tecnológicas não param e facilitam diversas etapas nas empresas e também na vida dos consumidores. Uma dessas inovações são as APIs Financeiras, democratizando diversos produtos e soluções que antigamente eram oferecidas somente por bancos tradicionais.

As APIs facilitaram o acesso aos bancos digitais e fintechs, que conseguem oferecer seus produtos pelo meio digital de forma rápida, fácil e principalmente: segura. Além disso, diversos tipos de empresas se beneficiam das funcionalidades das APIs, confira tudo no conteúdo abaixo.

o que é API financeira

O que é API Financeira?

A sigla API significa Application Programming Interface ou interface de programação de aplicação. Representa um conjunto de processos que conectam dois sistemas diferentes. Assim, criando novos sistemas e otimizando funcionalidades, tanto para colaboradores das empresas quanto para os clientes que utilizam.

Logo, uma API Financeira é um conjunto de padrões e métodos para a troca de informações entre bancos, fintechs e financeiras para produtos e serviços. Otimizando a experiência dos consumidores e, também, das instituições.

Como funciona uma API Financeira?

As APIs financeiras conseguem processar as informações de forma ágil e segura, desde uma consulta de extrato até transações mais complexas. A segurança é garantida por meio de criptografia de ponta e autenticação do usuário, de forma que todos os dados transmitidos sejam protegidos.

É importante entender que as APIs são monitoradas e atualizadas, oferecendo feedbacks constantes. Assim, elas conseguem se adaptar e oferecer funcionalidades otimizadas para as empresas que as utilizam.

Confira também: API WhatsApp Web ou API WhatsApp Oficial: Qual a diferença entre eles e qual deles é melhor para o seu negócio?

Qual a importância da API Financeira?

Graças às APIs financeiras, as instituições como bancos digitais, fintechs e startups conseguem atuar no mercado de forma personalizada e até gratuita. Além de outras empresas que conseguem oferecer soluções de pagamento, como o pix, cartão de crédito e mais.

Inclusive o Open Finance também é uma das facilidades vindas com as APIs financeiras. Assim, é possível o compartilhamento de informações entre instituições, autorizadas pelo Banco Central do Brasil (BACEN). Sendo uma transação segura e ágil.

Quais são os principais tipos de API Financeira?

Como dissemos anteriormente, as APIs se adaptam para atender diferentes necessidades, por isso, existem várias APIs Financeiras. Confira as principais abaixo:

  1. API para banco digital: com essa API as empresas podem oferecer serviços financeiros, como contas digitais, transferências online, consulta de saldos e mais;
  2. API de pagamento: oferece segurança para transações financeiras, além de facilitar os processos de pagamentos em diversas plataformas. Utilizada também pelas lojas virtuais e aplicativos;
  3. API de Open Finance: informações como dados bancários e dados financeiros são compartilhados para facilitar as transações bancárias dos clientes. Esse compartilhamento deve ser autorizado pelo consumidor e são autorizados e monitorados pelo BACEN;
  4. API de token: essa API é utilizada para gestão de tokens, para representação de identidades, como sistema de autenticação;
  5. API de crédito: com essa API você consegue realizar consulta de crédito na Serasa. Agilizando os processos de análise de crédito de CPF e CNPJ sem sair do sistema. Além de oferecer opções para clientes negativados.

Você também pode se interessar: Conversar com inteligência artificial: conheça os benefícios

principais vantagens das APIs financeiras

Principais vantagens das APIs Financeiras

Utilizar uma API Financeira oferece diversas vantagens para as empresas, além de utilizar novas tecnologias para se manter competitivo no mercado. Conheça as principais vantagens:

  • Integração: as APIs permitem integrar funcionalidades sem a necessidade de começar do zero;
  • Variedade de produtos: você conseguirá oferecer mais produtos em formas de pagamentos e transações financeiras, como seguros, emissão de boletos, empréstimo, entre outros. Retendo mais clientes;
  • Segurança: as funcionalidades e dados compartilhados são seguros, pois as APIs seguem padrões de segurança;
  • Facilidade de integrar sistemas: essa facilidade resulta em melhores experiências para os colaboradores e usuários;
  • Personalização: conforme o comportamento do consumidor, você consegue personalizar produtos e ofertas com as APIs;
  • Custo reduzido: as soluções são mais simples e facilmente resolvidas com APIs, reduzindo custos com outras tecnologias.

Motivos para utilizar uma API Financeira

A API financeira trouxe diversas facilidades para o mundo online, impactando diretamente os bancos tradicionais que precisaram se adaptar às modernidades dos digitais e outras instituições que oferecem serviços financeiros por meio da internet. Além de permitir parcerias com fintechs e outras organizações com maior facilidade.

As interfaces de programação de aplicação chegaram no mercado para ficar e cada vez trazem mais facilidades e otimizações para os softwares financeiros. Oferecendo vantagens para as empresas e também para os usuários.

Além das APIs financeiras, existem outras no mercado, como a API WhatsApp, integrada ao aplicativo oficial, com chatbots, CRMs, ferramentas de gestão, entre outras. Apresentando facilidades de atendimento ao cliente, com maior agilidade, autoatendimento e oportunidades de realizar campanhas de marketing personalizadas.

Para otimizar ainda mais as etapas do seu negócio, continue no blog da Maxbot e aproveite para ler também: Software de atendimento ao cliente: conheça a melhor opção! Até lá.

Avalie esse post
Picture of Romulo Balga

Romulo Balga

Romulo Balga, CEO da Maxbot, atua há mais de 15 anos com atendimento ao cliente. Especialista em marketing e vendas e mentor de startups, ele começou sua carreira empreendedora desenvolvendo projetos para lojas virtuais. Durante esse período, Romulo percebeu a dificuldade das empresas em oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes.

Todos os posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

Botão WhatsApp