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Automação de WhatsApp: O que e como fazer para ganhar tempo

O aumento do uso de novas tecnologias como a automação no WhatsApp é só mais uma das respostas do mercado à mudança de comportamento dos clientes de empresas de pequeno e grande porte. Os clientes estão mais exigentes, mais bem informados e exigem um atendimento de excelência tanto no pré quanto no pós compra.

Diante desse cenário, as empresas estão priorizando cada vez mais a qualidade e agilidade para otimizar a experiência do cliente e se destacar no seu nicho.

O WhatsApp é uma das redes sociais mais utilizadas do mundo e não é à toa que se tornou uma das principais ferramentas para automatizar o atendimento ao cliente. E se você deseja utilizar o WhatsApp para esta função na sua empresa, acompanhe esse artigo.

Vamos te explicar como funciona essa ferramenta e o que você precisa fazer para automatizar sua comunicação online!

O que é automação de WhatsApp e como ela melhora o atendimento

O WhatsApp é um aplicativo de conversa que funciona a partir da conexão entre duas pessoas se comunicando por mensagens no momento em que estão online e para uso pessoal ele funciona muito bem dessa forma. Mas, imagine só ter um funcionário 24 horas para responder dúvidas sobre determinado produto para seus clientes? Ou então responder massivamente um volume grande de pessoas pedindo o cardápio na hora do almoço em um delivery?

As automações do WhatsApp funcionam justamente para suprir esse tipo de necessidade de empresas que estão conectadas à rede. Elas são funções adicionadas ao programa para que possam facilitar o atendimento sem que uma pessoa precise realizar toda a troca de mensagens com os clientes.

Dessa forma, o cliente tem um primeiro atendimento no momento em que manda mensagem para a empresa independente do volume de mensagens recebidas. Esse atendimento inicial padronizado e automático te auxilia a atender bem os novos clientes e a fidelizar aquelas pessoas que já consomem seu produto.

Como automatizar o WhatsApp?

Existem diversas maneiras de automatizar o atendimento ao cliente que vão muito além das redes sociais e que já explicamos em outros posts aqui do blog. Mas nessa lista focaremos apenas nas formas de realizar essa facilitação dentro do WhatsApp. Confira as dicas!

Pessoa instalando o aplicativo da whatsapp business no celular

Com ferramentas gratuitas do WhatsApp Business

Por enquanto os recursos de automação de WhatsApp só estão disponível para a versão empresarial do aplicativo. No WhatsApp Business é possível criar um catálogo online, colocar informações detalhadas sobre sua empresa e até mesmo receber pagamentos online. Por meio de algumas configurações é possível enviar mensagens automáticas sempre que houver alguma interação.

São configurações bem simples, mas que já são um caminho para você experimentar a ferramenta na sua empresa. Veja abaixo algumas funções básicas de mensagens automáticas disponíveis no WhatsApp Business.

Mensagem de saudação automática

Se você quer que todas as vezes que alguém enviar uma mensagem para você pela primeira vez a resposta seja automática e instantânea, é possível programar uma saudação seja para avisar sobre o tempo médio do atendimento com um colaborador de seu negócio, informar sobre as opções do catálogo ou apenas para que o usuário não se sinta ignorado pela equipe.

Veja como configurar essa opção:

  1. Selecione a opção “Ferramentas Comerciais”;
  2. Pressione a opção “Mensagem de saudação”;
  3. Edite o conteúdo clicando no campo “Mensagem de saudação”;
  4. Selecione para quem essa mensagem deve ser enviada;
  5. Clique em “Salvar”.

As mensagens de saudações podem envolver detalhes sobre sua empresa ou produto. Veja alguns exemplos de mensagens de saudação que podem ser utilizadas no WhatsApp Bussiness.

Menu de respostas rápidas

As respostas rápidas permitem que você crie atalhos para as mensagens de texto e de mídia, como fotos e vídeos usados frequentemente. Você pode salvar no máximo 50 respostas rápidas. Veja como adicioná-las no seu WhatsApp Bussiness:

  1. Selecione a opção “Ferramentas comerciais”;
  2. Pressione a opção “Respostas rápidas”;
  3. Clique em Adicionar;
  4. Clique em “Mensagem” para criar a mensagem desejada;
  5. Clique em “Atalho” para definir um atalho para a resposta rápida;
  6. Clique em “Salvar”.

Mensagem de ausência

Configurar uma mensagem de ausência no WhatsApp Bussiness é bem simples e pode aumentar a satisfação de seu público por entender que não recebeu uma resposta completa sobre seu desejo ou problema apenas por conta do horário de expediente da empresa.

Para criar sua mensagem de ausência é bem simples, confira o passo a passo:

  1. Selecione a opção “Ferramentas Comerciais”;
  2. Pressione a opção “Mensagem de ausência”;
  3. Edite o conteúdo clicando no campo “Mensagem de ausência”;
  4. Selecione para quem essa mensagem deve ser enviada;
  5. Clique em “Salvar” no topo da tela.

Assim, todas as vezes que alguém enviar uma mensagem fora do seu horário de atendimento vai receber uma resposta automática configurada por você.

Utilizando ferramentas complementares

Outra forma de facilitar ainda mais o atendimento ao cliente pelo WhatsApp é contratar uma ferramenta de automação externa. A Maxbot oferece automações de WhatsApp que ampliam suas possibilidades para o atendimento rápido ao público. A partir dela é possível automatizar processos antes do cliente ser atendido por uma atendente.

Pessoa entrando no site da Maxbot

Conheça 5 automações de Whatsapp poderosas do Maxbot:

1. Pabx Digital: filtragem de clientes e encaminhamento correto

Atendimento preliminar realizado por um sistema automático de direcionamento. É como um PABX DIGITAL, que permite conectar ramais e encaminha o cliente ao setor (ramal) desejado. Se o seu cliente entrar em contato com o setor errado, o atendente digital pode facilmente encaminhar para o setor correto.

2. Geração de protocolos de atendimento e histórico

Cada atendimento gera um número único de protocolo de atendimento. Os atendentes podem registrar anotações adicionais atreladas a esse protocolo. As informações ficam armazenados e em um futuro atendimento, o atendente pode acessar o protocolo já existente ganhando tempo e eficiência.

3. Cadastro de clientes que te contatam via Whatsapp

Cada cliente tem acesso a um formulário de cadastro para fornecer dados pessoais adicionais. Esses cadastros ficam armazenados no sistema e podem ser acessados pelos atendentes. Dessa forma o cliente tem uma experiência personalizada.

4. Fila de espera de atendimento e atendimento passivo

Ative uma fila de espera e não deixe seu cliente esperando. Com o controle de fila de espera seu cliente fica informado com o andamento da fila à medida que os atendentes ficam disponíveis. É uma forma de respeitar e valorizar o tempo do cliente.

5. Interações personalizadas

Personalize os textos de cada etapa da interação de atendimento conforme a necessidade de sua empresa. Você pode modificar os textos aproveitando as datas festivas ou alguma promoção e condição especial de algum produto naquele momento.

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Até a próxima!