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O ano ainda não acabou, mas a imagem do consumidor em 2022 já está na pauta de discussões de muitas empresas para desenvolver estratégias de atratividade e fidelização. 

Acredita-se que, no perfil de consumo global, diferentes características definirão o modo de interação e relacionamento com o público. 

Portanto, as empresas devem estar atentas a essas mudanças para se adaptarem ao Customer experience. Neste artigo, veja as principais tendências para 2022.

Perfil do consumidor em 2022

A WGSN (Worth Global Style Network) é uma empresa que prevê tendências e comportamento do consumidor para os mais diversos públicos. Esta pesquisa realizada em 2020 previu grandes mudanças dentro de uma década.

No entanto, a situação de pandemia mudou a maneira como as pessoas começam a se conectar com as marcas. 

A distância necessária para atender às diretrizes da OMS (Organização Mundial da Saúde) resultou em um estado de conexão profunda antes do esperado.

Se dizemos que a nova geração já interagiu com empresas em um ambiente virtual antes, mesmo para públicos tradicionais, incluindo maiores de 50 e idosos, agora eles devem se adaptar ao mundo para continuar a consumir produtos e serviços.

Isso não quer dizer que os métodos tradicionais de serviço serão abolidos, mas precisam se adaptar, ou seja, misturar serviços, incluindo estratégias omni-channel e soluções multicanal para expandir os métodos de contato – falaremos sobre isso mais tarde.

Importância da experiência do consumidor

Atendimento ao cliente, ou experiência do cliente, é um conceito que aborda a experiência do cliente de sua marca.

 O mercado percebe que a relação entre compra e venda está mudando e, além da forma de trocar produtos por capital, a experiência do cliente começa a ser valorizada. 

Para entender melhor esse conceito, podemos usar a definição do Gartner: “A soma de todas as percepções e sentimentos relevantes do cliente, causados ​​por um único efeito cumulativo de interação com funcionários, sistemas, canais ou produtos de um fornecedor.”

Portanto, podemos entender a experiência do cliente como todas as interações entre clientes e marcas, desde a pré-venda até o pós-venda, até toda a jornada do cliente, o que fará com que sua empresa impressione os consumidores.

Como se preparar para as mudanças no Customer experience

Toda a pandemia gerou incertezas sobre o futuro, especialmente em relação às condições pessoais dos consumidores. Todos assumem as dificuldades e medos entre eles ao enfrentar coisas que ainda não se decidiram a controlar.

No entanto, as previsões e tendências são baseadas em eventos existentes – alta conectividade, pedidos online, entrega de tempo de registro, integração entre departamentos, trabalho em casa, operações em tempo integral.

O perfil do consumidor em 2022 será uma melhor continuidade das expectativas para os próximos anos. A pandemia tem como objetivo acelerar o processo de mudança e orientar os esforços da empresa para superar seus produtos e serviços superiores.

Portanto, as ações estratégicas devem ter como foco proporcionar uma experiência agradável aos consumidores e clientes, diferenciando sua empresa dos demais concorrentes do mercado.

Conclusão

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É necessário entender toda a jornada e o comportamento do consumidor para focar em estratégias de sucesso e atender com precisão as expectativas do cliente e atender às suas necessidades. 

Hoje, com a tecnologia, as novas formas de consumo e a velocidade exigida pelo mercado, os clientes estão se tornando mais críticos em termos de qualidade e oportunidade de suas compras.

 Portanto, as empresas precisam estar atentas à percepção dos consumidores sobre suas marcas e sempre proporcionar experiências únicas e personalizadas, para tanto, devem estar atentas às tendências de experiência do consumidor no próximo ano.

O que achou das informações sobre Customer experience? Pretende aplicar e estar preparado para as mudanças que 2022 nos reservam? Continue acompanhando o blog da Maxbot.

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