fbpx
Pesquisar

Como o VPN de acesso remoto pode ajudar na flexibilização do trabalho

As ofertas e preferências pelo trabalho remoto tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. No entanto, com tantas pessoas utilizando redes não controladas pela organização, surge a preocupação com a segurança das informações. Além dos cuidados contra o vazamento das informações confidenciais, as empresas ainda podem ser multadas conforme a Lei Geral de Proteção de Dados e outras regulamentações.

Além disso, a empresa pode estar suscetível a ataques hacker e outras vulnerabilidades. Neste cenário, a VPN de acesso remoto aumenta os níveis de segurança sobre todas as suas informações sensíveis. Se deseja saber mais, continue a leitura abaixo!

VPN de acesso remoto: o que é?

VPN de acesso remoto: o que é?

O acesso remoto é a possibilidade de acessar sistemas ou dispositivos de outros lugares. Dessa forma, você pode conectar em redes remotas, servidores e computadores como se estivesse presencialmente. Essa capacidade permite o trabalho fora da empresa, suporte técnico, gestão em tempo real e muito mais.

Apesar da facilidade, o acesso remoto necessita de uma proteção contra ataques cibernéticos, principalmente quando os acessos são realizados por redes públicas. Por isso, a VPN é essencial para o seu negócio, sendo uma rede privada com alta segurança para o tráfego de dados.

Confira também: Inteligência artificial no varejo: aplicações e vantagens

Para que serve e qual a importância?

Essa conexão segura serve para manter a proteção de todos os dados sensíveis do seu negócio. Principalmente, contra o vazamento de informações ou acesso de pessoas não autorizadas. Assim, sua empresa se mantém em conformidade com a lei geral de proteção de dados (LGPD) e protegida contra prejuízos financeiros, como multas e processos.

A VPN de acesso remoto pode atuar de forma programada em casos de identificação de atividades suspeitas, encerrando sistemas para maior segurança. Também, é possível navegar de modo anônimo para evitar rastreamentos indevidos e acessar conteúdos bloqueados na sua região. Se você utiliza o WhatsApp na sua empresa, veja como garantir a segurança dos dados.

Como funciona uma VPN de acesso remoto?

As VPNs de acesso remoto funcionam por meio de um sistema instalado no navegador ou dispositivos. Como computadores, tablets e smartphones que conectam a um servidor VPN. Todos os dados são criptografados, assim não é possível saber quais são as informações acessadas e utilizadas para envios ou downloads. Além disso, ao navegar pela web, seu IP é substituído para que não possa ser rastreado. O processo de uma VPN segue as etapas abaixo:

  1. Proxy: a VPN oculta o seu endereço de IP, ou seja, os sites acessados visualizam a localização e o endereço do VPN e não o seu;
  2. Autenticação do acesso: essa etapa assegura o acesso de pessoas autorizadas aos seus dados;
  3. Túnel criptografado: uma VPN funciona como um “túnel criptografado”. Processando todos os dados de modo que aumente a segurança contra atividades impróprias de pessoas não autorizadas e ataques;
  4. Criptografia dos dados: a rede VPN aumenta a segurança de todos os dados, reduzindo as chances de ataques.

    Benefícios de utilizar uma rede VPN

Benefícios de utilizar uma rede VPN

A sua navegabilidade pode ser monitorada por hackers, principalmente quando acessada por redes públicas. Assim, eles terão acesso às suas contas bancárias, senhas, informações de atendimento automático e outros dados sensíveis. Isso também inclui seus funcionários que acessam os mesmos dados em diferentes locais. Logo, o principal benefício de utilizar uma VPN de acesso remoto é manter a segurança de todos os seus dados.

  • Disfarçar sua localização: quando você utiliza os provedores comuns, seu registro de navegação pode ficar salvo e visível para outras pessoas. Com a VPN, suas atividades não são registradas;
  • Acesso a conteúdo bloqueado de outras regiões: o conteúdo de certas regiões são disponibilizados somente para determinados locais. Por isso, se você precisa acessar esses sites, você pode alterar a sua localização com o VPN;
  • Disponibilizar o home office: com a segurança de todos os acessos é possível disponibilizar o home office para sua equipe. Assim, eles conseguem trabalhar de qualquer lugar de forma segura;
  • Transferência de dados criptografada: para manter todos os seus dados seguros e manter-se em conformidade com o compliance, LGPD e outras regulamentações.

Leia também: APIs Financeiras: o que é, importância, vantagens e principais tipos

Quando utilizar uma VPN de acesso remoto?

Utilizar uma VPN é essencial para a segurança cibernética da sua empresa. Protegendo os seus funcionários quando trabalham em home office ou quando você precisa de acesso em viagens. Além disso, é essencial quando existem empresas terceirizadas que precisam acessar seus dados.

Existem outros tipos de acesso remoto?

Sim, há outras opções de acesso remoto, é preciso conhecê-las para saber qual é a que melhor se adapta para a sua empresa. Confira os outros tipos abaixo:

Workspace

Este ambiente virtual permite os acessos de forma unificada ao conectar à nuvem. Sendo parte do desktop as a service (DaaS), assim, os usuários contam com um ambiente completo com softwares, arquivos e aplicações. Permitindo que seus funcionários trabalhem de forma remota, desde que tenham o devido acesso.

VDI

Conhecido como desktop virtual, esse software cria uma imagem do sistema operacional utilizado pela empresa que pode ser acessado por qualquer dispositivo com acesso à internet. Na prática, o VDI cria um desktop virtual, no entanto, ele fica armazenado em um servidor físico.

Por fim, agora que você sabe a importância do VPN de acesso remoto e as possibilidades de flexibilização no trabalho, continue no nosso blog e aproveite para ler quais são as tendências da tecnologia no varejo. Até lá!

Avalie esse post
Picture of Romulo Balga

Romulo Balga

Romulo Balga, CEO da Maxbot, atua há mais de 15 anos com atendimento ao cliente. Especialista em marketing e vendas e mentor de startups, ele começou sua carreira empreendedora desenvolvendo projetos para lojas virtuais. Durante esse período, Romulo percebeu a dificuldade das empresas em oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes.

Todos os posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Newsletter Maxbot

    Não perca nenhuma novidade

    Assine nossa newsletter e fique pode dentro dos novos conteúdos e lançamentos.



  • Posts recentes


  • Baixe o E-book gratuitamente!

  • conquiste clientes e impulsione vendas

  • Tags

  • API Atendimento ao cliente Marketing Plataforma Maxbot Redes sociais Vendas WhatsApp

  • Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

    Botão WhatsApp