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Descubra o que é RCS e se ele é a melhor opção para empresas

“Uma nova modalidade de estabelecimento de envio de mensagens”: essa é a definição básica para o RCS, sigla em inglês para Rich Communication Services, ou serviço de comunicação rica. Ele foi concebido para trazer mais agilidade e otimização no disparo de mensagens em massa para Androides. Mas será que ele é a melhor opção para um negócio?

Esse é um tema muito buscado por gestores, afinal, é comum a busca por atualizações e conhecimento de possibilidades de ferramentas de mensagens que permitem o contato com potenciais consumidores. Para tirar suas dúvidas, aprenda mais sobre o RCS, suas características, formas de funcionamento e descubra se esse seria ou não o melhor recurso para o contato entre sua empresa e clientes.

Continue a leitura e aprenda!

rcs o que é

O que é o RCS?

O RCS é um recurso para o envio de mensagens desenvolvido pelo Google, que comporta envio de dados como arquivos, vídeos, GIFs, localizações, imagens, textos e até mesmo linkagens interativas, podendo ser direcionado para usuários em específico ou em grupos.

Com o intuito de possibilitar e facilitar a troca de informações, é um serviço exclusivo para dispositivos Androides, podendo ser utilizado em diferentes aparelhos desse sistema e em qualquer região ou operadora. Sendo, portanto, um competidor do sistema iOS.

É esperado que esse recurso venha a substituir o padrão de mensagens por SMS e MMS, que há tempos deixaram de ser amplamente utilizadas pelos usuários, principalmente devido ao surgimento de aplicativos como o WhatsApp.

Outra importante característica do RCS é a de que, em comparação com SMS e MMS, possibilita que arquivos maiores e mais completos, como vídeos, áudios e fotos, sejam enviados. Permite também a realização de chamadas de vídeo no próprio dispositivo, sem a utilização de outros softwares.

Já as funcionalidades como confirmação de leituras e demais incrementos estão sendo gradualmente implementadas, o que faz com que essa ferramenta desperte a curiosidade de empresas que buscam entender outras formas de comunicação e conversação com seus clientes. Veremos, a seguir, como se dá seu funcionamento.

Veja ainda: Marketing de conversação – o que é e por que aplicá-lo!

Celular enviando mensagens

Como funciona o RCS?

O tipo de recurso proporcionado pelo RCS não é algo inovador, já que esse mecanismo vem sendo aplicado e utilizado no sistema iOS e em aplicativos como WhatsApp. O diferencial é ser uma metodologia desenvolvida oficialmente pelo Google, destinada para aparelhos Androides.

As mensagens enviadas possuem criptografia de ponta a ponta e, para que o uso por parte de empresas seja liberado, é necessário a realização de um cadastro, para confirmação de identidade.

Dessa forma, seu negócio passa a ser identificado, na aba de remetente, ao enviar qualquer conteúdo aos clientes, podendo também utilizar de recursos como chatbots e outros sistemas de atendimento ao consumidor.

Para incorporação nos celulares dos usuários, é necessário permitir sua ativação. Todos os aparelhos Androides que tenham o serviço de SMS receberão, gradualmente, essa atualização. Em aparelhos muito antigos, é necessário fazer o download do aplicativo na loja oficial do Google.

E, entre as possibilidades de ferramentas que estão sendo implementadas, estão:

  • Acompanhamento de métricas, com mensuração de taxa de respostas e cliques;
  • Identificação e verificação das empresas;
  • Formato de mensagens mais diverso e completo, quando comparado ao envio de SMS;
  • Menos limitações e controle com relação ao envio de promoções, ações de marketing ou até mesmo de abandono de carrinho;
  • Possibilidade de utilização de chabots;
  • Leitura de QR Code.

Quais são as principais limitações do RCS?

Ainda que seja uma importante atualização e modernização do envio de mensagens para aparelhos Androides e que permita o envio em massa, para empresas que buscam aderir a este serviço para suas comunicações externas, é possível perceber algumas limitações.

Enquanto ferramenta, ainda não é utilizado por um número significativo de usuários de smartphones no Brasil, que estão pouco familiarizados com seu uso. Sendo mais difundido a partir de 2020, há um longo percurso pela frente no que tange à sua popularização, quando comparado a outros aplicativos.

Para aparelhos mais antigos, é possível também que não suportem essa configuração e, ao receber um RCS, o cliente tenha a mensagem alterada para o formato SMS, ainda limitado a 160 caracteres. E, enquanto um serviço exclusivo do Google, acaba ficando restrito apenas aos usuários de Android.

Todos esses fatores convergem para um importante ponto a ser considerado para a gestão de envio de mensagens: a restrição do alcance de clientes.

Outro elemento a ser destacado se dá ao fato de que essa tecnologia, ainda que uma evolução se comparada ao envio de SMS, não dispõe de tantos recursos e otimizações, como os ofertadas por aplicativos como WhatsApp.

Confira também: Ferramentas e aplicativos do WhatsApp para conhecer!

Empresária mexendo no celular

RCS é a melhor opção para sua empresa?

A busca por maneiras mais otimizadas de criação de uma boa jornada do cliente e da manutenção do relacionamento com os consumidores é uma das funcionalidades desejadas por aqueles que aderem a serviços ou aplicativos de mensagens.

As opções de complementação de campanhas, de ações de cobrança, de disparo de promoções e o oferecimento de atendimento por meio de atendentes virtuais (chatbots) são umas das possibilidades que acabam sendo de alguma forma também contempladas pelo RCS.

Entretanto, enquanto gestores e empreendedores, a realidade ao nível nacional e o comportamento do consumidor brasileiro também devem ser avaliados. Por aqui, o WhatsApp está incorporado e consolidado há anos enquanto principal canal de troca de mensagens e, consequentemente, o mais visado método de comunicação com clientes.

Utilizado desde tratativas de questões casuais até a aquisição de produtos e serviços, muitos usuários já o incorporaram de tal forma em sua rotina que não costumam receber e interagir, com o mesmo nível de engajamento, com outras formas de comunicação, como o RCS.

As mensagens recebidas por essa outra ferramenta muitas vezes passam a ser ignoradas ou até mesmo vistas como spam, diminuindo significativamente o engajamento. Além disso, o WhatsApp permite o uso por qualquer tipo de dispositivo, não apenas Android, aumentando consideravelmente a possibilidade de alcance dos consumidores.

Portanto, ainda que seja uma importante tecnologia de inovação, o RCS se apresenta enquanto uma possibilidade instável e pouco explorada, capaz de não permitir os mesmos efeitos e impactos na relação e interação com clientes. Afetando, portanto, a experiência desses clientes.

E caso tenha achado esse conteúdo útil e deseja continuar a oferecer a melhor jornada para seus consumidores, continue acompanhando nosso blog e esteja por dentro das principais transformações e alternativas para o seu empreendimento.

Aproveite também para conferir nosso post sobre indicadores de atendimento e qualifique ainda mais o seu negócio!

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Romulo Balga

Romulo Balga, CEO da Maxbot, atua há mais de 15 anos com atendimento ao cliente. Especialista em marketing e vendas e mentor de startups, ele começou sua carreira empreendedora desenvolvendo projetos para lojas virtuais. Durante esse período, Romulo percebeu a dificuldade das empresas em oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes.

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