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Gatilhos mentais para vendas: 5 opções para aumentar suas conversões

Os gatilhos mentais para vendas nada mais são do que estímulos que nos ajudam a tomar decisões usando o nosso inconsciente, ou seja, o nosso cérebro automatiza algumas coisas para evitar o esgotamento mental e tornar nossa rotina mais fácil. Dessa forma, esses mecanismos naturais do nosso corpo podem ser utilizados no marketing para influenciar uma decisão.

Se você deseja aumentar as suas conversões e vendas, por exemplo, os gatilhos mentais podem ser usados em algumas das suas estratégias para influenciar os seus clientes a tomarem determinadas decisões e comprarem o seu produto.

Quer entender como usá-los na sua marca? Então, continue a sua leitura e confira 5 gatilhos mentais para vendas que vão ajudar a aumentar o seu faturamento!

O que são gatilhos mentais?

O que são gatilhos mentais?

Antes de conferir quais são os melhores estímulos para te auxiliar nas suas vendas, é importante entender o que são os gatilhos mentais exatamente. Como foi dito no início, eles são estímulos para o nosso cérebro que o fazem tomar decisões no seu inconsciente.

O cérebro humano costuma fazer isso naturalmente todos os dias. Dessa forma, ele evita um esgotamento mental de ter que usar o raciocínio para tomar cada decisão, automatizando algumas escolhas mais “simples” e optando por elas inconscientemente.

Os gatilhos mentais ajudam a ativar esse sistema natural do nosso cérebro e podem ser muito úteis para fazer as pessoas a tomar determinadas decisões. No marketing, os gatilhos já são usados há um bom tempo, sendo uma ótima ferramenta para aumentar as vendas e influenciar a escolha final dos clientes.

Por conta disso, é fundamental conhecê-los e saber como aplicá-los corretamente em suas estratégias de marketing e vendas. Continue rolando a página e confira os melhores gatilhos mentais para usar na sua empresa.

Melhores gatilhos mentais para vendas

Quais são os melhores gatilhos mentais para vendas?

Agora que entendemos o que é um gatilho mental e como ele funciona em nossa mente, é hora de conhecer as melhores opções para usar nas suas vendas e influenciar a tomada de decisões. Confira:

1. Escassez

O gatilho mental da escassez é um dos mais conhecidos e utilizados. Você provavelmente já viu anúncios dizendo: “restam apenas 2 unidades” ou “vagas limitadas”, não é? Eles são baseados na escassez, afinal, os seres humanos se sentem atraídos por aquilo que pode acabar, está acabando ou é raro.

A sensação negativa de pensar que pode perder aquela oportunidade e ficar sem algo que deseja é o fundamento desse gatilho. Quando você utiliza esse estímulo, automaticamente ativa na mente dos seus clientes um sentimento de “se eu não comprar agora, não vou poder comprar mais”, o que muitas vezes acelera o processo de compra.

2. Autoridade

Outro gatilho muito poderoso e eficiente no mundo das vendas é o da autoridade. Com toda certeza, você se sente mais tranquilo ao adquirir um mesmo produto ou serviço que uma pessoa que é referência naquele segmento também compra, não é?

Podemos perceber isso nas propagandas de suplementos alimentares, por exemplo, nas quais aparecem atletas de alta performance usando o mesmo produto que você pode comprar. Isso nos faz pensar que o suplemento é realmente muito bom, já que até uma autoridade na área o utiliza.

Empresas que prestam serviços para outras também costumam colocar as maiores marcas que atendem, como “faça como a marca X e conte conosco” ou “use o mesmo software que a marca A utiliza”. Isso serve como uma comprovação da qualidade do seu produto ou serviço.

3. Urgência

O gatilho da urgência pode parecer semelhante ao da escassez, mas a diferença aqui é que ele está relacionado ao tempo disponível para a tomada de decisão e não a quantidade, como é o caso do primeiro gatilho da nossa lista.

Com a urgência, você influencia o seu cliente a acelerar o processo de escolha, trazendo um sentimento de “é agora ou nunca” no momento da compra. Você já viu aqueles sites em que aparece um banner dizendo “promoção válida até dia X” ou landing pages com uma contagem regressiva para o encerramento das vendas?

Isso é o gatilho sendo utilizado na prática. Essas informações nos colocam uma pressão para decidir rapidamente, pois o produto/serviço não estará disponível após esse período.

4. Reciprocidade

A reciprocidade é também um dos gatilhos mais utilizados pelas empresas hoje em dia, sendo muito comum em serviços por assinatura, por exemplo. Você já entrou em um serviço de streaming de filmes e se deparou com uma oferta de um período grátis para testar o produto? Provavelmente sim, e isso é um ótimo exemplo desse gatilho.

Quando ganhamos um presente de outra pessoa, é comum sentirmos que estamos em “débito” com ela, não é? É como se fosse necessário dar um presente de volta, como forma de agradecimento. O mesmo acontece quando as empresas oferecem esses períodos de teste grátis, brindes ou benefícios especiais para os seus clientes.

5. Prova social

Semelhante ao gatilho da autoridade, a prova social é um estímulo em que o nosso cérebro utiliza a opinião de outros humanos para determinar se algo é bom ou ruim. Exemplos disso são depoimentos de clientes, avaliações, cases de sucesso e comentários em redes sociais.

Opiniões positivas sobre o seu produto ou serviço tendem a transmitir uma ideia de qualidade para as outras pessoas que ainda não conhecem a sua empresa. Por isso, é sempre interessante pedir feedbacks dos seus clientes e incluir provas sociais em suas páginas de venda.

Com esses gatilhos mentais, você tem ferramentas muito poderosas para utilizar em suas estratégias de vendas e aumentar as suas conversões. Se quiser aprender mais sobre marketing e vendas, confira os outros conteúdos presentes em nosso blog. Aproveite para dar uma olhada em nosso post com dicas de como vender mais!

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Romulo Balga

Romulo Balga, CEO da Maxbot, atua há mais de 15 anos com atendimento ao cliente. Especialista em marketing e vendas e mentor de startups, ele começou sua carreira empreendedora desenvolvendo projetos para lojas virtuais. Durante esse período, Romulo percebeu a dificuldade das empresas em oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes.

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