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Assistente Virtual: descubra o que é, benefícios e como escolher

Um assistente virtual inteligente é um software que atende comandos de voz ou de texto, como a Siri, Alexa, chatbot, entre outros. Suas automações e facilidades podem ser um grande diferencial para a organização da sua empresa.

Investir nessa tecnologia pode otimizar muitas tarefas, além de reduzir custos e aumentar a satisfação dos seus consumidores. Se deseja conhecer os detalhes e os benefícios dessa ferramenta, continue a leitura abaixo!

O que é e como pode ser utilizado um assistente virtual inteligente?

Essa tecnologia é capaz de automatizar processos, de modo que atende a comandos de texto ou voz, executando tarefas de assistência, como apagar a luz de um cômodo, agendar compromissos, tocar músicas, configurar alarmes, conversar e mais. Esse software precisa de conexão a internet e ser integrado com outro dispositivo para que funcione, como:

  • Lâmpadas;
  • Smartphones;
  • Câmeras de segurança;
  • Fechadura digital;
  • Televisores smart.

Quando são baseados em inteligência artificial (IA), Machine Learning e outros tipos de tecnologia, os assistentes virtuais conseguem melhorar suas funcionalidades. Além de otimizar suas funcionalidades conforme as atualizações dessas tecnologias.

Assistente virtual x Chatbots

O chatbot é um dos tipos de assistente virtual e são utilizados para facilitar o atendimento ao cliente. Essa tecnologia está sendo amplamente utilizada, pois consegue automatizar algumas etapas das interações com mensagens automáticas pré-configuradas. Dessa forma, os chatbots conseguem atender vários clientes por vez, simulando a linguagem humana.

Conhecido como “conversa com robô” um chatbot realiza atendimento 24/7, ou seja, 24 horas por dia e 7 dias por semana. Respondendo todas as mensagens recebidas, essa tecnologia pode, inclusive, redirecionar o atendimento a um atendente humano, fazer agendamento de consultas, enviar boletos e mais! Tudo para aumentar a satisfação do usuário que tem resposta sempre que enviar uma mensagem.

Qual a sua importância para as empresas?

É importante por otimizar várias etapas, por exemplo, a automatização do atendimento por texto em redes sociais, chat, site e WhatsApp. Além de oferecer um atendimento inclusivo e aumentar a satisfação do consumidor.

Sua importância inclui a acessibilidade aos colaboradores PCDs, como pessoas com baixa visão ou cegas, os comandos de voz podem facilitar a execução das tarefas.

Vantagens de utilizar essa tecnologia

Existem diversas vantagens em implementar um assistente virtual inteligente na sua empresa. Isso porque conseguem aumentar o volume de vendas, garantir a satisfação dos seus clientes, reduzir custos operacionais e mais. Conheça outras vantagens abaixo:

Agilizar o atendimento

Entre as maiores vantagens de utilizar um assistente virtual inteligente, certamente é a agilidade em atender seus clientes, mesmo que seja para informar o horário de atendimento do seu negócio ou avisar o tempo da fila de espera. Além disso, um chatbot responde prontamente a dúvidas mais simples, em casos complexos, ele pode encaminhar para atendentes humanos.

Otimizar a comunicação com seus clientes

Utilizar os assistentes virtuais, como o chatbot, otimiza a comunicação da sua empresa tornando as interações mais amigáveis. Esse software permite que você configure as mensagens conforme a linguagem utilizada pela sua marca e atenda as dúvidas mais frequentes.

Criar conexão com seus clientes

Uma das maiores tendências do atendimento é criar conexões com seus clientes, afinal o comportamento do consumidor atual exige um atendimento humanizado e personalizado para atender suas necessidades. Além disso, a forma como sua empresa se comunica faz parte dos valores e posicionamento da marca, fatores importantes para que seu cliente se conecte com o seu negócio.

Disponibilizar horários de atendimento ao cliente 24/7

Com os assistentes virtuais inteligentes, é possível realizar o atendimento em tempo integral, assim seus clientes podem interagir no melhor horário para ele e sanar suas dúvidas. Há opções de ferramentas de chatbot que conseguem disponibilizar o autoatendimento, dessa forma, seu consumidor pode solucionar alguns problemas sozinho, sem a necessidade de interação humana, como agendar consultas médicas, solicitar segunda via de boleto, acompanhar o rastreio do seu pedido e mais.

Reduzir custos e retrabalhos

Investir em um assistente virtual é uma das formas de otimizar o atendimento, e ao mesmo tempo, reduzir os custos com novas contratações e treinamentos. Além de minimizar erros humanos, retrabalhos e insatisfação dos seus clientes.

Com o software automatizando seu atendimento, seus colaboradores podem ser direcionados ao atendimento dos casos mais complexos ou para outras atividades, como traçar estratégias para recuperar clientes perdidos.

Qual a melhor opção para minha empresa?

Para escolher a solução ideal para você e para a sua empresa, é preciso considerar as necessidades. Se a sua empresa possui um volume alto de atendimentos, uma plataforma de chatbot, como a da Maxbot, pode ser a ferramenta perfeita para automatizar o seu atendimento no WhatsApp.

Com a nossa plataforma, você consegue gerar relatórios precisos, coletar dados das interações, criar protocolos para todos atendimento e responder diversos clientes de uma vez. Além de funcionalidades direcionadas para cada segmento, facilitando a organização de modo eficiente e reduzindo as chances de ter a sua conta banida.

Para outros conteúdos sobre tecnologias, tendências, gestão e atendimento ao cliente, continue navegando pelo nosso blog e conheça tudo sobre a psicologia no atendimento ao cliente para saber como vender mais e como otimizar o seu relacionamento com eles. Até lá!

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Romulo Balga

Romulo Balga, CEO da Maxbot, atua há mais de 15 anos com atendimento ao cliente. Especialista em marketing e vendas e mentor de startups, ele começou sua carreira empreendedora desenvolvendo projetos para lojas virtuais. Durante esse período, Romulo percebeu a dificuldade das empresas em oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes.

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