Nos últimos anos, a tecnologia se tornou fundamental para garantir a experiência do cliente e também para aumentar a geração de leads.

A Internet e os dispositivos móveis tornaram-se mais fáceis de acessar. Por isso, as empresas também precisam se adaptar e começar a investir mais nesses meios, pois, ao longo do tempo, têm contribuído muito para a geração de potenciais clientes.

Um bom exemplo é a ferramenta chatbot, que é cada vez mais utilizada em várias formas de serviços online.

Além de serem muito práticos, eles também são a primeira escolha para entrar em contato com muitos clientes e clientes potenciais. Você pode seguir essa tendência para usar sua estratégia de arrecadação de fundos.

O que são os chatbots?

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Você pode ter entrado em contato com um deles em algum momento. Ao entrar no site ou tentar bater um papo com a empresa online, você será direcionado para a ferramenta de chat, e a primeira resposta que receberá será total ou parcialmente automatizada.

E, a partir dessas respostas, você é direcionado a determinados canais, recebe algumas informações ou aguarda o garçom.

Este é essencialmente um chatbot. Uma ferramenta de resposta, um robô que fala com você de forma limitada, mas pode responder a algumas perguntas e fornecer informações úteis.

Com ele, a empresa pode otimizar esse processo em termos de quantidade e qualidade.

Dadas as preferências de determinados públicos, eles provavelmente devem se tornar a norma para sua empresa.

Como usar chatbots para geração de leads?

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Os chatbots podem ter várias funções na geração de leads.

Eles ajudam as empresas a se conectar com mais clientes potenciais, reunir informações de contato valiosas e nutrir clientes potenciais por meio do funil de marketing.

Mas eles também podem ajudar a gerar mais leads de qualidade, tornando mais fácil alcançar e selecionar os clientes em potencial com maior probabilidade de fazer uma compra ou se converter em um lead.

Gerando mais leads

Quando um visitante novo ou recorrente entra em seu site, um chatbot de geração de leads pode ser acionado com uma mensagem proativa de boas-vindas aos visitantes do site.

Para ativar um cliente potencial, o bot pode oferecer um desconto para um visitante pela primeira vez ou promover a assinatura de um boletim informativo da empresa.

Os chatbots também podem convidar um cliente em potencial curioso a se inscrever em um webinar ou interagir com os visitantes para impedi-los de deixar o site.

Tenha leads mais qualificados

Os chatbots de geração de leads não apenas ajudam a converter os visitantes do site, mas também podem ser usados ​​para coletar informações selecionadas dos leads.

Essas informações podem ajudar a determinar como estão os leads qualificados de vendas ou o quão longe eles estão em sua jornada de compra.

Para fazer isso, um chatbot de geração de leads será configurado com perguntas de qualificação.

Essas perguntas devem ser específicas ao processo de vendas da sua empresa, bem como às definições de MQL e SQL.

Pode haver uma pergunta clara de ‘portão’ que qualifique imediatamente um cliente em potencial para você, enquanto outros precisam passar por perguntas mais abrangentes.

Um chatbot de geração de leads pode, por exemplo, iniciar uma conversa com um cliente em potencial B2B, pedindo para fornecer um intervalo de orçamento e cronograma, e com base na resposta pode:

  1. Envie-os diretamente para a equipe de vendas ou,
  2. Continue a conversa fazendo mais perguntas de qualificação.

Com base nas respostas a perguntas específicas, um chatbot também pode ser usado para mostrar produtos ou serviços relevantes para o cliente em potencial.

Além disso, ao reunir as perguntas mais frequentes em um chatbot, os clientes também podem obter assistência para consultas simples.

Os chatbots podem resolver 80% dos problemas dos clientes com  sucesso

Por que isso também beneficia os profissionais de marketing? Ao fornecer facilmente respostas a perguntas relevantes, você também reduz o atrito de leads para marcar uma consulta ou demonstração.

Os dados coletados em seu bot também podem ajudá-lo a entender melhor seu público-alvo e obter informações sobre o que seus clientes estão procurando.

Quando usar um chatbot?

O chatbot pode ajudar a criar consciência, educar os visitantes do seu site e apoiar seu processo de tomada de decisão.

Conforme os chatbots de geração de leads reúnem dados, eles também podem ajudá-lo a entender melhor seu público-alvo e identificar clientes em potencial, reunindo informações sobre eles.

Substituir formulários estáticos por bots interativos que são proativos ajudam você a se engajar e cultivar um relacionamento com seus clientes em potencial.

Aqui estão algumas maneiras diferentes de utilizar chatbots em todo o funil de marketing:

Topo do funil

Use um chatbot de geração de leads para promover downloads de conteúdo e melhorar a captura de leads no estágio de conscientização.

Meio do funil

Os chatbots podem ajudar a promover suas inscrições em boletins informativos, webinars e outros

conteúdos de nível de consideração.

Usar conteúdo interativo como chatbots para promover boletins informativos pode aumentar as assinaturas em 4 vezes.

Fundo do funil

Depois de identificar leads de alta intenção, os chatbots podem ser usados ​​para reservar uma demonstração, reunião ou iniciar um teste gratuito.

Valiosas informações de contato do lead também podem ser enviadas do chatbot diretamente para sua equipe de vendas.

Vale a pena usar um chatbot na geração de leads?

Existem vários motivos para começar a usar chatbots para geração de leads.

Em primeiro lugar, os chatbots podem ajudá-lo a simplificar e agilizar a geração de leads e personalizar as interações do usuário.

Eles podem ajudá-lo a fornecer informações de maneira eficaz ao visitante certo no momento certo e continuar a gerar leads 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Todos esses benefícios podem ajudá-lo a melhorar a experiência do cliente e aumentar sua eficiência operacional e, assim, dar-lhe uma vantagem sobre seus concorrentes.

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