Você quer saber o que é chatbot, como funciona e seus benefícios? Então saiba que está no lugar certo.

Este conteúdo foi preparado para mostrar a você um panorama completo dessa ferramenta tão fundamental hoje em dia.

Portanto, não deixe de conferir este artigo até o final para ficar por dentro do assunto.

Mas, afinal, o que é chatbot?

Chatbot nada mais é do que um software que tem a capacidade de manter um diálogo com uma pessoa em uma linguagem praticamente natural, através de sites, aplicativos de mensagens e demais plataformas digitais.

Hoje em dia é possível que você crie um chatbot integrado à diversas plataformas, tais como:

Dentre os motivos para a implementação da ferramenta dentro das empresas, destaca-se a sua grande capacidade em disponibilizar um imediato suporte de qualidade para os clientes.

Consequentemente, o chatbot contribui para a redução da necessidade de se manter uma grande equipe de atendimento.

Com isso, os colaboradores conseguem se concentrar nas tarefas que demandam mais estratégia e planejamento.

De forma geral, o objetivo do chatbot é permitir que a função de atendimento seja feita de forma escalonável, contribuindo de forma considerável para a experiência do cliente.

Como funciona o chatbot?

Como vimos, essa ferramenta é um programa automatizado responsável por interagir com os contatos e clientes de uma empresa.

O chatbot pode interagir e responder usuários nos 7 dias da semana, durante as 24 horas do dia.

A ferramenta não é limitada por nenhuma questão temporal ou física.

Assim, a sua implementação se torna um projeto atraente para diversas empresas.

Ainda mais considerando uma empresa que não tem recursos financeiros suficientes para manter colaboradores trabalhando constantemente na função de atendimento.

Para funcionar, o chatbot precisa compreender e responder a dúvida do usuário.

Para que isso aconteça, essa ferramenta percorre as seguintes etapas:

Quais os benefícios do chatbot?

Hoje em dia, estima-se que 90% das interações entre empresa e cliente são realizadas sem intervenção humana.

Isso indica que tudo que foi falado sobre chatbot até aqui é extremamente importante para qualquer empresa.

Isso porque, com a implementação dessa ferramenta, diversos benefícios serão proporcionados, conforme se verá a seguir.

  1. Otimização das tarefas

O chatbot para empresa permite que a equipe reserve mais tempo para a criação de novas estratégias voltadas para a fidelização do cliente, ao invés de perder tempo com tarefas repetitivas.

  1. Maior satisfação dos clientes

Com a implementação do chatbot na empresa, o atendimento acaba sendo maximizado, o que melhora a experiência do cliente com a marca, ampliando a sua satisfação com a empresa.

  1. Custos reduzidos

Por meio do chatbot, não é preciso que uma equipe de atendimento seja mantida de forma fixa o tempo inteiro.

Assim, a empresa cria a capacidade de oferecer suporte a diversas pessoas durante as 24 horas do dia com um custo bem menor do que aquele investido com uma equipe de atendimento.

  1. Canal alternativo de vendas

Por fim, com o chatbot, é possível que a empresa crie um canal de venda alternativo a fim de que possa levar a sua marca diretamente ao celular dos seus clientes.

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