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Como transformar seguidores em clientes? Veja nossas dicas

Saber como transformar seguidores em clientes parece ser uma tarefa muito complicada, não é mesmo? Dentre os tantos usuários que acompanham seu conteúdo, há grandes oportunidades de transformar esses números em receita para seu negócio.

Isso é possível por meio de estratégias assertivas e bem elaboradas, que promovem ótimos resultados se aplicados da forma correta. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para te ajudar a conquistar um público maior, aumentar o engajamento e deslanchar em vendas. Continua sua leitura e confira o que preparamos!

dicas de como transformar seguidores em clientes

1. Confira dicas de como transformar seguidores em clientes

O primeiro passo, após ter um conteúdo definido, é entender o que as pessoas gostam de ver, com o que interagem, analisar o perfil do seu público e seguidores, para assim, montar estratégias de interação com seu público. Seja por enquete, sorteio ou até mesmo a famosa “caixinha de perguntas”.

Se você ainda dúvidas sobre investir nesse processo, saiba que, a tendência é o aumento massivo de mais usuários na mídia. No Brasil são 157 milhões, valor que crescerá ainda mais em 2023. E o ideal é saber como investir mais no Instagram, por exemplo, para conquistar mais seguidores e vender.

2. Aposte em influenciadores

As pessoas tendem a consumir mais conteúdo e a comprar quando se trata de produtos que os famosos utilizam. Mas, claro, se você tem uma conta em crescimento, o ideal é apostar em micro-influenciadores e criadores de conteúdo.

Pois, em média, eles tendem a possuir até 100 mil seguidores. A diferença deles para os mais famosos, é que seu público é mais engajado, assim a taxa de retorno é maior, ainda mais se sua empresa for do mesmo nicho que a do influencer.

Leia também: Vendas por aplicativos de mensagens é o futuro, confira!

3. Busque aprimorar sua estratégia de conteúdo

É necessário que você estude os dados disponíveis em sua página para conferir engajamento, quantas pessoas consomem o seu conteúdo e o que pode ser mudado ou acrescentado. A análise fará com que você construa estratégias que fazem diferença a curto prazo.

Você deve entender o que o seu cliente gosta de ver, assim, observe quais posts fazem mais sucesso, quais stories obtiveram mais visualizações e o que melhorar nos reels. Não esqueça que os influenciadores mais antigos no mercado têm estratégias próprias para a construção das postagens, o que faz com que recebam mais engajamento.

Há famosos do Instagram com uma rotina fixa para a semana inteira, que dá resultados positivos. Muitas pessoas julgam se tratar de um método vazio por parte da pessoa, porém, é um estilo de estratégia que entrega mais visualizações. Veja:

Horários: Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado
9h Postar story Reels Post informativo Folheto

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Abrir caixa de perguntas Interação com os seguidores

Esse é um exemplo com um passo a passo específico. Com isso, você tem a oportunidade de modificar ao seu favor, construir o seu horário e observar o período em que as pessoas ficam, de fato, disponíveis no Instagram.

3.1 Atenção aos horários dos usuários

Por mais que a internet seja um local que as pessoas frequentam o dia inteiro, como costuma parecer, não é bem assim que funciona. Na verdade, os usuários têm horários específicos para acessar os seus principais meios de comunicação.

Você sabia que há um meio-termo das horas, que você deve estudar com frequência? O normal às pessoas é realizarem acesso ao Instagram entre pausas no trabalho, seja para tomar um café ou chá. Elas tendem a ficar ativas entre 8h-9h que é um ambiente breve, retornam na hora do almoço que é às 12h e abrem o aplicativo apenas 18h ou 20h em diante.

Não é à toa que as blogueiras adotaram o método de horário para interagir com o público em períodos estratégicos. Quando os seguidores entram terá conteúdo para entretê-los desde que sejam rápidos, e que modifiquem o dia deles de alguma maneira. Use essa tática ao seu favor!

4. Compartilhe depoimentos de seus clientes

Em seu Instagram ou no site, o ideal é procurar apresentar os depoimentos dos clientes que compraram da sua loja e ficaram satisfeitos. É uma métrica atrativa às pessoas que querem comprar, mas não sentem tanta confiança, pois não conhecem bem a sua marca.

Quando você apresenta a satisfação do consumidor, faz com que o possível cliente tenha vontade de comprar. Por esse motivo, você deve elaborar estratégias para a obtenção de ótimos resultados no processo de vendas.

entenda as métricas das redes sociais

5. Entenda as métricas das redes sociais

Com auxílio do Insight disponibilizado tanto pela maioria das redes sociais, você verá informações que auxiliarão a entender como funcionam as mídias digitais. Entenderá o período de navegação dos usuários na sua conta, o que eles viram por mais tempo e o que pode ser alterado e melhorado.

Estudar como funciona o Insight fará você usá-lo ao seu favor para a conquista de mais clientela e o aumento das vendas. O ideal, porém, é não ter pressa e trabalhar para fornecer conteúdos atrativos, que mudem a vida das pessoas de forma positiva.

6. Estude sobre storytelling

Trabalhe com a jornada de cliente, a qual é a condução daquela pessoa por uma história contada. Você aborda as pessoas com uma publicação específica que colocará a todos em um cenário real ou fictício, em que interagem mais com a marca por comentários, reposts e compartilhamentos. Veja:

  • Personagem: cliente real ou não;
  • Conflito: causa e problemas que as pessoas sofrem e serão resolvidas por sua marca;
  • Mensagem: ideia atrativa, que torne os seus produtos diferentes.

As pessoas gostam de histórias e ficam curiosas em saber desfechos, caso seja, de fato, interessante. Para isso, você deve constituir um roteiro pequeno que tenha começo, meio e fim com sentido.

7. Faça anúncios sutis

Os anúncios não podem ser feitos o tempo inteiro na sua página. As pessoas, muitas vezes, ignoram os conteúdos porque cansaram de ver publicidades que não agregam e são tão repetitivas que se tornam chatas.

Ao invés de optar por acrescentar tantos anúncios na página, opte pela medida de 20 por 80. Nesse caso, o 80 equivale à quantidade de posts orgânicos, e permitem às pessoas interagirem mais vezes. O 20 representa a quantidade de vezes recomendadas para fazer anúncios.

8. Interaja com seu público

É necessário conversar com regularidade junto ao seu público. As pessoas gostam de estar próximas e quando você disponibiliza um tempo para lives, abrir caixa de mensagens para tirar dúvidas e curiosidades, faz com que as pessoas se interessem no que você oferece.

9. Invista em um site profissional de vendas

Aposte em um site profissional para vender e conquistar mais público. Aproveite e mantenha o link na sua BIO do Instagram. Opte em colocá-lo nos stories sempre que for falar dos seus produtos para tornar a navegação dos clientes mais simples.

Gera mais confiança aos seguidores que se sentirão seguros ao comprar no seu site, pois se trata de um local com criptografia e proteção de dados. Proporcionar a página perfeita, garantindo que as pessoas queiram comprar mais vezes com você.

10. Procure ser criativo

Para saber como transformar seguidores em clientes, você precisa trabalhar com a criatividade, para atrair e fidelizar as pessoas. Não adianta fazer um post no Instagram que não seja interativo ou não possua características que o tornem único. Se for mais do mesmo, as pessoas ignorarão.

Faça folhetos informativos que falem dos produtos da sua loja, explique brevemente na descrição como comprar e onde encontrar o link. No entanto, não nutra os clientes apenas com anúncios, estude o seu nicho para fazer melhor do que os concorrentes.

11. Saiba quem é sua audiência

É bastante necessário entender quem são essas pessoas que te seguem. Você precisa conhecê-las de verdade, ver o que buscam, do que gostam, com o que mais interagem e as suas preferências.

Os seus conteúdos, quando feitos da maneira correta, trarão resultados ótimos em pouco tempo. Por esse motivo, você precisa estudar a audiência que possui para investir em parcerias e trazer conteúdos inovadores.

12. Traga ofertas e promoções

Não esqueça de mostrar ofertas atrativas. As pessoas gostam de preços mais em conta para comprar em maiores quantidades por menos.

As promoções tendem a ser sazonais. Ou seja, acontecem em períodos específicos e não todos os meses. Veja as épocas para investir em conteúdos promocionais que chamem atenção do público:

  • Páscoa;
  • Dia dos Namorados;
  • Dia das crianças;
  • Black Friday;
  • Natal.

Muitas marcas famosas no mercado apostam muito nos períodos citados, porque é quando há uma procura maior para presentear ou apenas comprar para si. A Black Friday em novembro é uma das datas mais importantes do ano para o meio do marketing, por haver um aumento significativo de procura e venda.

Para aumentar as vendas em épocas sazonais, aprenda a construir ofertas IMPOSSÍVEIS de serem ignoradas com o vídeo abaixo:

Agora que você sabe como transformar seguidores em clientes, invista o seu tempo para conquistar mais pessoas e tornar a sua rede mais dinâmica. Faça com que as pessoas interajam, de fato, e demonstre ser o verdadeiro diferencial que elas buscam.

E caso queira complementar sua leitura, aproveite também para conferir nosso post sobre marketing de relacionamento e confira alguns exemplos de ações práticas que podem ser realizados. Até a próxima!

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Romulo Balga

Romulo Balga, CEO da Maxbot, atua há mais de 15 anos com atendimento ao cliente. Especialista em marketing e vendas e mentor de startups, ele começou sua carreira empreendedora desenvolvendo projetos para lojas virtuais. Durante esse período, Romulo percebeu a dificuldade das empresas em oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes.

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