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Como fazer minha empresa aparecer na localização do WhatsApp

A preocupação de fazer a empresa aparecer na localização do WhatsApp é muito pertinente pois ajuda o negócio a se expandir sendo encontrado pelos usuários desse aplicativo mensageiro.

Isso é possível desde fevereiro deste ano, em que o WhatsApp ganhou uma atualização para que clientes consigam encontrar empresas próximas com uma busca realizada pela própria tela inicial do aplicativo através da ferramenta “Guia de Negócios”.

Se você faz parte das pessoas com dúvidas quanto a como fazer a empresa aparecer na localização do WhatsApp, confira nosso tutorial a seguir e dobre o seu alcance!

como o whatsapp faz com que as empresas da redondeza sejam exibidas

Como o WhatsApp faz com que as empresas da redondeza sejam exibidas?

Para exibir empresas da redondeza aos usuários ativos do aplicativo, o WhatsApp elaborou um cadastro que os empreendedores devem realizar para que seus negócios estejam visíveis ao público. Por conta disso, muitos ainda carregam dúvidas e se perguntam como fazer a empresa aparecer na localização do WhatsApp.

Após o cadastro, também é necessário que o responsável pelo negócio aceite os Termos de Serviço, propostos pelo WhatsApp Business junto da Política Comercial do WhatsApp. Assim, é possível visualizar se a empresa se enquadra com o Guia de Negócios do aplicativo, no funcionamento de suas regras internas e como vender com suas ferramentas.

Segundo a política comercial descrita pelo WhatsApp, apenas produtos e serviços legais devem ser anunciados no Guia de Negócios. Além disso, artigos de tabacaria ou produtos similares não devem ser promovidos dentro da plataforma. A venda de álcool também não é permitida, salvo apenas itens relacionados a bebidas, como copos, taças e suportes de garrafas.

Após entender “como fazer minha empresa aparecer na localização do WhatsApp”, é necessário atentar-se ao fato de que essa ferramenta só está disponível para aparelhos Android no momento. Porém, o WhatsApp informa que em breve será possível acessá-la também em aparelhos iOS e com a incorporação de empresas de fora do Brasil.

Essa nova ferramenta do aplicativo foi incorporada após um longo período de testes. O Guia de Negócios tem o objetivo de facilitar para o usuário na busca de empreendimentos em sua região, como lojas, restaurantes e pequenos negócios. Sua utilização é gratuita e consegue expandir o alcance de empresas das mais variadas finalidades.

Cadastrando sua empresa no Guia de Negócios

O cadastro da empresa deve ser feito pelo responsável do empreendimento. Vale lembrar também que é importante que a empresa tenha um número ativo dentro do WhatsApp Business e esteja dentro do território disponível para o Guia de Negócios.

É indispensável ressaltar que o WhatsApp realiza análises internas para constatar a autenticidade da empresa e verificar que ela não viole nenhum dos termos e políticas do aplicativo. Confira a seguir o passo a passo do cadastramento dentro da aba Guia de Negócios do WhatsApp:

1. Abra a tela inicial em “Conversas”

Após acessar o aplicativo WhatsApp, procure pela aba “Conversas”, localizado logo na tela inicial, ou seja, na primeira página aberta do aplicativo, ao lado de “Status” e “Chamadas”.

2. Entre em “Mais opções”

Dentro de “Mais opções”, ainda não será preciso realizar nenhuma ação. Apenas procure por “Ferramentas Comerciais” para continuar o cadastro.

3. Escolha “Ferramentas Comerciais”

Na aba “Ferramentas Comerciais”, será possível dar início ao cadastro, basta optar pelo “Guia de Negócios”, presente dentro dessa página.

4. Na sequência, selecione “Guia de Negócios”

Ao escolher a aba “Guia de Negócios”, será possível visualizar todas as etapas responsáveis pelo cadastro da empresa, assim como opções de atualização para localização da empresa e também a escolha de cobertura de área.

Para a localização ser indicada da maneira correta, o WhatsApp utiliza o Google Maps como principal provedor dos dados de localização. Por conta disso, os dados serão compartilhados automaticamente com o Google junto da sua política de privacidade.

5. Siga as instruções oferecidas na tela.

Após o envio de todos os dados e finalização das instruções que aparecerem na última tela, o cadastro será devidamente analisado pelo aplicativo WhatsApp.

Ao final desse processo, uma notificação será enviada para avisar que a empresa entrou para a Guia de Negócios. Em alguns casos, o WhatsApp pode solicitar mais algumas informações como garantia de segurança, então é preciso se atentar após o cadastro.

Em caso de aprovação, todos os dados serão compartilhados automaticamente para os usuários do aplicativo e um perfil comercial para a empresa ficará público e de fácil acesso aos usuários na redondeza. Com isso, é possível aumentar a visibilidade da empresa e consequentemente conseguir mais vendas pelo WhatsApp.

Como cancelar o cadastro de sua empresa no Guia de Negócios?

Se o responsável deseja cancelar o cadastro de sua empresa no Guia de Negócios, basta procurar novamente para a primeira aba “Conversas”, selecionar “Mais Opções” e assim optar por “Remover do Guia de Negócios”. Com isso, o cadastro da empresa será cancelado e não aparecerá para os usuários ativos da plataforma.

Também é interessante saber qual das plataformas de mensagens de texto conseguem o maior retorno para a empresa. Atualmente, os dois aplicativos considerados os principais do mercado são o Telegram e o WhatsApp, que já acumulam bilhões em número de downloads e usuários.

Por isso, é necessário estudar mais sobre os dois aplicativos e analisar como podem ajudar seu negócio a crescer mais. Entenda mais sobre isso com nosso post sobre WhatsApp ou Telegram e entenda qual deles dá mais retorno.

Quais as vantagens de cadastrar sua empresa na ferramenta?

As empresas que se cadastram no “Guia de Negócios” do aplicativo conseguem aumentar sua visibilidade para mais pessoas e concretizar novas vendas dentro de seu território. Além de poder constantemente cadastrar novas informações para complementar o processo de vendas.

Aproveite para conhecer seis dicas para bombar nesse quesito.

Por isso, essa ferramenta é essencial para aqueles que desejam estabelecer uma presença de sua empresa dentro e fora do aplicativo. Com a ferramenta, o empreendedor pode programar respostas rápidas, gerenciar todas as mensagens recebidas, criar catálogos de produtos e também utilizar pagamento por meio do código QR caso ofereça também uma loja física.

Todos os usuários do aplicativo conseguem encontrar novas empresas através da ferramenta de pesquisa, em que é possível escolher por filtros como: Restaurantes, Mercados e Mercearias, Roupas e Acessórios.

Também é possível encontrá-las por meio da opção “Ver mais empresas como esta”, que permite ao usuário poder encontrar estabelecimentos parecidos com os que já encontrou.

Desse modo, saber como fazer sua empresa aparecer na localização do WhatsApp é um excelente meio para se efetivar em seu espaço e também conseguir alcançar novos clientes de outros nichos. O contato é imediato e fácil para ambas as partes!

Quando a empresa se consolidar dentro do aplicativo, será preciso entender melhor sobre suas funcionalidades e assim melhor atender qualquer número de cliente que seja necessário.

Por isso, aprenda como funciona o atendimento ao consumidor dentro do WhatsApp e como utilizar múltiplos atendentes. Assim, entender como fazer com que o estabelecimento apareça na localização do WhatsApp é essencial para as empresas conquistarem seu espaço e clientes em potencial.

É preciso lembrar de estar sempre com as informações atualizadas e bem escritas. Quanto mais informações dentro da ferramenta, maior é a probabilidade de conquistar clientes e efetivar vendas de maneira fácil, rápida e prática, já que tudo pode ser realizado através do próprio aplicativo de texto.

Para mais informações sobre o tópico de como sua empresa aparecer na Localização, veja o guia ilustrado oficial divulgado pela plataforma. O aplicativo também disponibiliza o suporte “Fale Com o WhatsApp”, caso a dúvida ou o problema não se encontre dentro do artigo.

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e que tenhamos o ajudado a entender mais sobre o tema para ajudar sua empresa a elevar seu alcance para mais usuários. A propósito, que tal complementar sua leitura com nosso post sobre a utilização de um WhatsApp para vários atendentes e conferir como isso é possível utilizando o Maxbot?

Continue acompanhando o blog da Maxbot para mais posts como este. Até a próxima!

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Romulo Balga

Romulo Balga, CEO da Maxbot, atua há mais de 15 anos com atendimento ao cliente. Especialista em marketing e vendas e mentor de startups, ele começou sua carreira empreendedora desenvolvendo projetos para lojas virtuais. Durante esse período, Romulo percebeu a dificuldade das empresas em oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes.

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