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Cobrança inteligente: 5 motivos para usar na sua empresa

Um sistema de cobrança inteligente pode ser um grande aliado do setor financeiro, ajudando com a gestão de todos os seus recebíveis e créditos a serem recuperados. Essa solução tecnológica permite a realização de um recebimento automatizado e eficiente das contas a receber.

Se você ainda tem dúvidas sobre esse tipo de sistema e como ele funciona, vamos te apresentar o que ele é e cinco motivos para a sua utilização na gestão financeira da sua empresa. Continue a leitura e confira!

 

Sistema de cobrança inteligente

O que é um sistema de cobrança inteligente?

Um sistema de cobrança inteligente consiste em uma plataforma utilizada para o gerenciamento de todos os processos de recebimento ou pagamento. Por meio dele é possível organizar todas essas contas e, assim, garantir um fluxo de caixa otimizado e cobranças mais ágeis.

Com esse tipo de ferramenta, você consegue automatizar as cobranças feitas em sua empresa, evitando a perda de dinheiro e clientes por um processo ineficiente, com falhas e outros problemas que atrapalham a gestão financeira do seu negócio.

Nas empresas pequenas, pode até ser possível fazer uma cobrança manual sem maiores dificuldades. No entanto, em médias e grandes corporações, os processos se tornam cada vez mais complexos, com um grande número de clientes e operações a serem feitas, dificultando essa tarefa.

Por isso, é fundamental contar com um sistema inteligente que ajude o seu setor de contas a gerenciar todos os recebíveis, automatizando as atividades e processos.

Motivos para implementar um sistema de cobrança inteligente

Sabendo o que é um sistema de cobrança, é possível imaginar o quão importante ele pode ser para evitar prejuízos, não é? Mas, além disso, existem outros motivos pelos quais você deveria implementar uma tecnologia como essa no seu negócio. Confira a seguir quais são eles:

1. Permite a automatização de processos repetitivos

Existem diversos processos repetitivos que acabam exigindo a atenção e esforço do seu time diariamente. Com um sistema de cobrança, você pode automatizar essas atividades e permitir que os seus colaboradores foquem em outras tarefas mais importantes.

Além disso, com a tecnologia, você tem uma precisão de dados muito maior e ainda reduz consideravelmente a quantidade de falhas que poderiam acontecer durante os processos manuais. A ferramenta segue um fluxo cadastrado e faz as cobranças de clientes automaticamente conforme o que foi pedido para ela.

Você pode personalizar esse fluxo com mensagens customizadas, adicionar diferentes formas de pagamento, entre outras opções que ajudam a melhorar a experiência do seu cliente.

2. Centraliza todos os dados e pagamentos em um único lugar

Um dos principais motivos para se utilizar uma plataforma de cobrança inteligente é a sua capacidade de centralizar todos os dados de clientes e pagamentos em um único local. Com isso, você tem muito mais organização e praticidade na hora de encontrar informações sobre as pendências dos seus compradores.

Com uma ferramenta como essa, você pode reunir todos os pagamentos feitos por diversos meios diferentes, como boleto, cartão de crédito, PIX, transferência, depósitos, entre outros. Isso facilita a gestão das contas e agiliza a identificação de coisas pendentes.

3. Aumenta a recuperação de recebíveis

A maior eficiência dos processos gerada pelos dois motivos anteriores possibilita também o aumento da recuperação de créditos. Com fácil acesso aos dados e fluxos otimizados, você consegue agilizar a sua comunicação com o cliente e outras atividades relacionadas à gestão de pendências.

Além disso, o uso da ferramenta permite que a mão de obra da sua equipe traga mais retorno, afinal, eles podem focar em tarefas mais complexas enquanto o software automatiza as demandas básicas e repetitivas. Tudo isso leva a um aumento de produtividade do setor da sua empresa responsável por recuperar os recebíveis.

Leia também: 5 tipos de mensagens de cobrança para clientes

4. Ajuda a obter indicadores de pendências

Em qualquer tipo de gestão é importante fazer um acompanhamento dos indicadores que auxiliam na interpretação dos resultados obtidos. Um sistema de cobrança traz diversos relatórios e métricas com indicadores precisos sobre as situações das suas contas a receber, permitindo o monitoramento da sua equipe.

Confira a seguir alguns exemplos de métricas que podem ser analisadas:

  • valores recuperados por título de dívida ou acordo;
  • número de renegociações;
  • taxa de retenção de clientes;
  • quantidade de reclamações;
  • gastos com despesas operacionais.

5. Contribui para o controle financeiro do seu negócio

Para se ter um bom controle financeiro da empresa e o fluxo de caixa, é essencial fazer o acompanhamento dos pagamentos recebidos e utilizar ferramentas para evitar a inadimplência. Assim, os sistemas de cobrança inteligente entram como uma solução moderna e eficaz para ajudar nesse controle.

Eles trazem dados e relatórios sobre as pendências atuais, além de dados dos clientes inadimplentes, ajudando na identificação de contas a serem recebidas.

 

Sistema de Cobrança Maxbot

Conte com o sistema de cobrança da Maxbot!

Agora que você conheceu os principais motivos para aderir a esse tipo de tecnologia, sabia que a Maxbot possui essa solução para o seu negócio também? Com o nosso módulo, você envia boletos e lembretes de pagamento automaticamente pelo WhatsApp, ajudando a recuperar os seus recebíveis com agilidade e praticidade.

Isso reflete no seu setor de contas e também no atendimento, que será ainda mais rápido e eficiente, surpreendendo positivamente os seus clientes.

Entendeu como um sistema de cobrança inteligente pode ser útil para o seu negócio? Essa é uma das tecnologias que vieram para ajudar as empresas a melhorarem as suas relações com os clientes e aumentarem a eficiência dos seus processos.

Aproveite para conferir em nosso blog um conteúdo sobre como recuperar clientes perdidos e aprenda a conquistar novas vendas com eles!

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Romulo Balga

Romulo Balga, CEO da Maxbot, atua há mais de 15 anos com atendimento ao cliente. Especialista em marketing e vendas e mentor de startups, ele começou sua carreira empreendedora desenvolvendo projetos para lojas virtuais. Durante esse período, Romulo percebeu a dificuldade das empresas em oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes.

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