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Calendário comercial 2023 e dicas para se planejar para elas

O calendário comercial conta com datas comemorativas que são grandes oportunidades para os comércios chamarem seu público para conhecer seus produtos. Com algumas estratégias de marketing em cima deste planejamento, empresas de diversos nichos conseguem equilibrar suas vendas durante todo o ano.

Se você quer saber quais são as datas comemorativas de 2023 e como o seu negócio pode aproveitá-las para alavancar suas vendas, confira o post!

Calendário comercial 2023

Já estamos quase no mês de maio, mas ainda há muito tempo no ano para se programar, confira as datas comerciais dos próximos meses:

Maio

Maio é um mês muito importante do primeiro semestre para o comércio, pois ele possui uma das datas campeãs de vendas no Brasil: o dia das mães. Essa é uma ótima oportunidade para empresas de todos os portes e nichos apostarem em promoções e campanhas para alavancarem suas vendas.

Além disso, o mês comemora o dia do orgulho nerd e o dia mundial do hambúrguer que são datas mais nichadas. A primeira pode ser explorada em e-commerces de HQ, livrarias e lojas geek. Já a segunda em restaurantes que podem liberar cupons de desconto para clientes ou aproveitar para lançar um novo sabor em seu cardápio.

14 – Dia das mães

25 – Dia do orgulho Nerd

28 – Dia Mundial do Hambúrguer

Confira: Funil de vendas: o que é, para que serve e como montar um

Junho

A chegada do inverno e as festas juninas aquecem o mercado. Restaurantes, lojas de festas, de doces, de aluguel de roupas e outras ligadas a esta data festiva ficam movimentadas. O mês ainda conta com outra data de grande valor comercial no Brasil, o Dia dos Namorados. Muitos casais comemoram a data com troca de presentes, viagens, flores e jantares românticos.

É no mês de junho que foi criado um dia especial para relembrar os desafios e comemorar as conquistas do público LGBTQIA+. Neste dia, mais do que o foco em vendas, é importante o posicionamento da marca a favor da diversidade.

12 – Dia dos Namorados

13 à 29 – Festas Juninas

21 – Início do Inverno

28 – Dia do Orgulho LGBTQIA+

Julho

Julho é um mês comercial mais tranquilo, apresenta algumas datas mais nichadas como o dia do rock e o dia nacional do futebol, que podem ser aproveitadas por lojas de instrumentos, de roupas e de artigos esportivos.

As outras comemorações do mês como o dia dos avós e o dia do amigo são oportunidades para as lojas criarem campanhas especiais e emotivas que tocam o consumidor.

13 – Dia do Rock

19 – Dia Nacional do futebol

26 – Dia dos avós

30 – Dia do amigo

Agosto

O mês de comemorar a vida dos pais! Assim como o dia das mães, é uma data em que as vendas podem subir muito para todos os tipos de nichos: lojas de roupas, de ferramentas, de calçados, de chocolate, de artigos esportivos, dentre outros. Tome cuidado com os clichês nas propagandas: aborde os diferentes tipos de paternidade para conquistar todos os públicos.

E para conquistar aqueles que estão solteiros, enrolados ou com um namoro não assumido, agosto é um ótimo mês para criar campanhas divertidas e chamar este público para a sua loja no Dia dos Solteiros.

13 – Dia dos Pais

15 – Dia dos Solteiros

Setembro

Setembro inicia com um feriado na primeira semana com grande valor nacional: o dia da Independência do Brasil. Além de movimentar o turismo brasileiro, a data marca o início da Semana do Brasil, uma ação organizada pelo Governo Federal para impulsionar as vendas nos comércios do país.

Entre as datas importantes do mês específicas para alguns nichos, o Dia do Cliente funciona como uma pré-Black Friday para as lojas que começam a se preparar com promoções e campanhas imperdíveis.

07 -Dia da Independência do Brasil

13 – Dia da Cachaça

15 – Dia do cliente

23 – Início da Primavera

Outubro

Outubro oferece muitas comemorações que são ótimas oportunidades para movimentar o comércio. O dia dos animais é a data perfeita para os pets shops divulgarem seus produtos, engajarem campanhas com vídeos e fotos de cachorros, gatinhos e outros animais de estimação.

O feriado nacional do dia 12 comemora o dia das crianças e de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. Seguido pelo dia dos professores, que é uma data que os alunos e seus pais presenteiam esses profissionais. É um ótimo período de vendas para lojas de brinquedos, de artigos religiosos, de lembrancinhas e presentes.

A última semana do mês conta ainda com uma data mais nichada, o dia da decoração e o dia das bruxas, que é uma data ganha cada vez mais adeptos à comemoração no país.

04 – Dia dos Animais

12 – Dia das Crianças

15 – Dia dos Professores

30 – Dia da Decoração

31 – Dia das Bruxas

Veja também: Cross selling e up selling: técnicas de aprimoramento de vendas

Novembro

Novembro marca o início do período de dois meses mais promissores para os comerciantes. A Black Friday é a data mais aguardada pelos consumidores. Ela significa um pico de vendas tanto para o comércio físico quanto para os e-commerces. Os clientes esperam este dia para aproveitar descontos imperdíveis.

Ela é seguida pela Cyber Monday, que funciona como se fosse uma última oportunidade da Black Friday para as lojas zerarem seus estoques.

24 – Black Friday

28 – Cyber Monday

Dezembro

O início do verão aquece a venda de roupas para banho, artigos esportivos e aumenta o movimento nas sorveterias e piscinas. Com ela a comemoração do natal movimenta diversos nichos e segmentos do mercado. A data é uma oportunidade para explorar durante todo o mês de dezembro com campanhas alegres e emotivas.

O último dia do ano é a chance para fazer promoções para queimar todo o estoque e iniciar o novo ano com o financeiro em dia!

21 – Início do Verão

25 – Natal

31 – Ano Novo

Como aproveitar o calendário comercial 2023?

Agora que já vimos quais são as datas comerciais para este ano, é hora de pensar em como aproveitá-las para o seu negócio. Veja 5 dicas para não deixar nenhuma oportunidade de fora:

1. Analise o ano anterior

É importante selecionar quais as datas sazonais importantes para a sua empresa. Vimos que algumas são abrangentes a todos os nichos, mas outras são muito específicas. Se você vende bebidas, por exemplo, o dia dos animais não tem muito a ver com o seu negócio.

Veja o que deu certo e o que não deu nas campanhas do ano anterior e invista seus esforços nas datas que você analisou que mais agradou seu público-alvo.

2. Crie uma campanha personalizada

Em cada data comemorativa em que você realizar uma campanha, personalize todos os meios de vendas e comunicação. Literalmente, entre no clima! Decore o espaço físico, use banners comemorativos no e-commerces, sites, mensagens do WhatsApp e embalagens.

3. Planeje cada divulgação

As ações, promoções e campanhas que serão realizadas em cada data comercial, devem ser planejadas com calma e com tempo para produzir todo o material de divulgação e preparar o time de vendas.

Utilize os diversos meios de comunicação para antecipar cada comemoração e informar seu cliente o que sua empresa vai oferecer com antecedência. Pode ser enviado mensagens por WhatsApp, criar uma landing page em site com formulários para o cliente se inscrever e ser um dos primeiros a receber a promoção.

4. Organize o estoque

Com um calendário comercial bem organizado, fica mais fácil saber quando sua empresa tem potencial de vender mais. Assim você tem tempo para organizar e abastecer seus produtos, sem sofrer com a falta de algum item ou ter que comprar de última hora com um maior valor para revender.

5. Realize promoções realmente imperdíveis

Essa dica impacta positivamente na satisfação do cliente! Seja o mais fiel possível ao que você oferece em suas campanhas. Quem se interessa pelo que foi divulgado quer encontrar o que foi prometido. Se o cliente vai até a sua loja ou clica no seu e-commerce por causa de um desconto e vê que o valor não é menor, ele fica insatisfeito com a sua loja e vai para a loja concorrente.

Além das promoções realmente verdadeiras, utilizar gatilhos mentais podem aumentar as vendas. Aprenda 11 gatilhos mentais com o vídeo abaixo:

Confira: Customer Experience: o que é, qual a importância e mais

Você já utiliza o calendário comercial no seu negócio? Essa é uma estratégia que ajuda muito a aproveitar as datas sazonais para aumentar as vendas. Continue acompanhando o blog da Maxbot para mais dicas para sua empresa!

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Romulo Balga

Romulo Balga, CEO da Maxbot, atua há mais de 15 anos com atendimento ao cliente. Especialista em marketing e vendas e mentor de startups, ele começou sua carreira empreendedora desenvolvendo projetos para lojas virtuais. Durante esse período, Romulo percebeu a dificuldade das empresas em oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes.

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