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Atendimento multicanal: o que é e como usar na sua empresa

Implementar em seu negócio um atendimento multicanal é uma ótima forma de aumentar a eficiência da comunicação e ainda garantir boas vendas. Quanto mais meios de comunicação a sua equipe e empresa tiverem, maiores as possibilidades de lucro, atendimento e satisfação de seus clientes.

‌Cada vez que sua empresa ignora um meio de comunicação essencial, ela fecha as portas para dezenas de clientes novos. Toda e qualquer ferramenta que auxilie a sua empresa a ampliar a capacidade de atender é bem-vinda, pois, assim, seu negócio se torna cada vez mais presente na vida dos potenciais consumidores, além de fixar sua marca no mercado e no nicho em que atua.

Por isso, é importante dominar esse assunto. Confira a seguir o que é atendimento multicanal, quais empresas podem utilizá-lo, benefícios, como implementar e mais!

 

O que é atendimento multicanal?

O que é atendimento multicanal?

Atendimento multicanal é uma forma de a empresa conseguir atender seus clientes em diversos canais para que, assim, seja possível vender, tirar dúvidas e solucionar problemas da maneira mais prática para o consumidor.

Afinal, clientes que encontram as empresas quando as buscam se sentem muito mais queridos e abraçados pelo negócio. É uma oportunidade de ouro para conseguir vender mais e atingir todo um público. Isso demonstra que a empresa em questão tenta aprender como melhorar o atendimento ao cliente da maneira mais completa possível.

Não importa o quão específico e nichado é o público de um estabelecimento, é natural que, entre seus clientes, alguns prefiram algum tipo de canal específico. Há quem gosta de vendas pelo Messenger, outros dão mais valor a um atendimento por WhatsApp, por isso, a empresa deve diversificar os canais em que atende.

Quais empresas podem utilizar o atendimento multicanal?

Qualquer empresa pode utilizar o atendimento multicanal, desde o atendimento ao cliente de empresas de pequeno e médio porte até grandes companhias. O microempreendedor também pode se aproveitar de ferramentas e recursos que permitam um atendimento em diversos canais diferentes, assim, é mais fácil crescer no mercado.

Seja um atendimento multicanal WhatsApp, Instagram ou qualquer outra plataforma e meio de comunicação, se ali está o cliente, então, a empresa também deve investir. Por isso, é essencial implementar desde já esse tipo de atendimento em sua empresa e time.

Quais são os principais benefícios do atendimento multicanal?

Há vários benefícios associados ao atendimento multicanal, como a praticidade em atender e a satisfação do cliente com a empresa, esses são ótimos benefícios e devem ser buscados a todo custo pelo empreendedor. Veja abaixo uma lista completa com todos os outros adicionais de atender em vários canais distintos:

Satisfação do cliente

Clientes satisfeitos são uma das maiores e mais notáveis vantagens em relação a implementar o atendimento em vários canais em sua empresa. Afinal, se o seu negócio acaba por atender em vários locais, o cliente se sente ouvido, pois pode encontrar a empresa em qualquer lugar.

Além disso, muitos consumidores, por razões práticas ou simplesmente por preferências arbitrárias, gostam muito mais de um tipo de canal de atendimento do que de outro. Quanto mais forem atendidos em suas preferências, mais motivos terão para apreciar e ficar satisfeitos com o atendimento da sua empresa.

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Praticidade

Nada se compara à praticidade de atender em vários canais, pois isso permite que a empresa se sinta confortável em vender em qualquer lugar. Uma companhia que tem presença marcada no WhatsApp, Messenger e Instagram está preparada para oferecer um atendimento prático em todas.

Ela também não precisa procurar uma forma melhor de atender clientes específicos, basta oferecer atendimento em uma de suas várias plataformas, o que é ótimo para os negócios, para os diversos setores da empresa, para as vendas e, principalmente, para os clientes.

Resolução de problemas

É muito mais fácil compreender e estar à disposição para solucionar problemas com uma plataforma de atendimento multicanal, pois isso permite que uma empresa consiga oferecer soluções em várias situações diferentes, sem qualquer tipo de transtorno para o cliente em relação ao lugar que deve entrar em contato.

A comunicação com a empresa se torna muito mais franca e direta, um elemento que todo cliente sente falta em muitos atendimentos modernos. Essa presença da empresa em vários canais também permite que ela seja abordada com facilidade e solucione todos os problemas dos seus consumidores.

Presença da empresa

Quanto mais a sua empresa tiver desenvoltura em atender em diversos canais, mais presença ela terá diante do público e de todo o mercado. Esse é um benefício e tanto para todos os seus consumidores, já que podem ser abordados e conversar com a marca em suas plataformas favoritas, garantindo autoridade digital à marca.

Suporte eficiente

O suporte é enriquecido e muito mais otimizado quando prestado em mais canais. Dessa forma, é possível oferecê-lo em qualquer lugar e nunca deixar o cliente desamparado sem opções de entrar em contato com os profissionais da empresa e tirar suas dúvidas. Afinal, nada frustra mais um cliente do que buscar um atendimento em algum canal da empresa e não conseguir.

Benefícios adicionais

Além de todas essas vantagens, há ainda certos benefícios que acabam sendo conclusões e consequências práticas daquelas que já citamos. É importante conhecê-los, pois podem ser a porta de entrada para você finalmente se interessar e investir em um atendimento em vários canais:

  • Mais vendas;
  • Oportunidade de mais abordagem;
  • Cria um relacionamento com o cliente;
  • Adição da base de dados de cliente;
  • Aumento da produtividade e da eficiência dos colaboradores.

Tudo isso deixa claro o quão essencial e urgente é realizar este investimento na sua empresa e nos seus negócios!

 

Como implementar o atendimento multicanal

Como implementar o atendimento multicanal na sua empresa

Para implementar um atendimento multicanal em sua empresa, é necessário buscar uma plataforma API, pois ela irá oferecer a tecnologia e todo o sistema para o multiatendimento. Assim, todo meio de comunicação usado pela empresa está presente e acessível de uma só vez pelos profissionais.

Preste bastante atenção na empresa em que for buscar esse tipo de recurso. Procure uma parceira de grandes meios de comunicação que ofereça o que precisa com praticidade, eficiência e tecnologia de ponta com suporte.

Como oferecer um atendimento multicanal?

Para oferecer bem o atendimento multicanal, não deixe de orientar seus clientes que sua empresa atua neles todos. Crie banners, ofereça essa informação em perfis e sites oficiais e sempre sugira que os consumidores encontram a empresa onde quiserem. Dessa forma, cada um deles saberá exatamente como ter um atendimento do seu negócio e não se sentirão excluídos.

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