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7 Dicas para lucrar quando começar a Black Friday!

A Black Friday é um dos eventos mais aguardados do ano para compradores e vendedores em todo o mundo. Para os empreendedores, representa uma oportunidade única de impulsionar as vendas e aumentar os lucros. No entanto, a concorrência é acirrada, e para se destacar, é necessário planejamento e estratégia.

Se você está se preparando para aproveitar ao máximo esta temporada de descontos, este post é para você. Vamos explorar sete dicas essenciais que o ajudarão a não apenas sobreviver à Black Friday, mas a prosperar e lucrar significativamente. Acompanhe:

megafone dourado, anunciando sete dicas para lucrar na black friday, com um fundo preto e balões da cor preta caindo.

1. Tenha um planejamento de promoções com antecedência

Programar os itens e pacotes que deseja alavancar nas vendas é fundamental. Separe alguns itens, planeje os combos mais viáveis e tenha em mente os seus principais focos de vendas. Partindo dessas ações você pode ter maior controle da sua empresa.

Veja uma lista com os formatos de ofertas que você pode oferecer:

  • Combos de produtos;
  • Promoção por quantidade;
  • Frete grátis após X valor em compras;
  • Cupom de desconto (relacionando redes sociais);
  • Cashback por método de pagamento.

A antecedência na estratégia permite que você procure melhores fornecedores, tenha estoque e calcule com exatidão a melhor promoção para o seu público. Lembre-se também de adicionar no planejamento o uso do WhatsApp para as vendas promocionais.

2. Análise a concorrência de forma ampla

Nesse período de promoções intensas, entender como seus concorrentes estão se preparando e agindo pode ser a chave para criar estratégias eficazes. Então, antes de estar ativo nas atividades de vendas, é preciso um estudo dos concorrentes. Ter noções de preços, serviços, produtos e até mesmo das abordagens do mercado é fundamental para estipular o ponto de partida.

Comece identificando quem são seus principais concorrentes diretos e indiretos e analise as ofertas e estratégias de marketing que eles estão planejando para a Black Friday. Além disso, compare os preços e descontos oferecidos e certifique-se de que seus preços sejam competitivos.

3. Prepare o suporte e sistema das plataformas digitais

Uma situação comum em sites despreparados para a Black Friday é a sobrecarga de acessos. Isso pode gerar lentidão, erros e problemas no sistema, fazendo com que o usuário fique insatisfeito e procure outra opção.

Antes do grande dia, é crucial realizar testes de capacidade e performance em seu site e aplicativos para garantir que possam lidar com o aumento significativo no tráfego durante a Black Friday. Certifique-se de que seus servidores estejam dimensionados para a demanda, para evitar falhas ou lentidão.

Já para a comunicação, os chats, e-mails e outras pontes devem estar estruturados com para dispor o suporte necessário, garantindo um bom atendimento ao cliente.

4. Faça uma campanha de divulgação

Quem são seus clientes ideais? Quais são seus interesses e necessidades? Compreender seu público permitirá direcionar sua campanha de divulgação de maneira mais eficaz.

Tendo isso em mente, agora você precisa identificar os canais mais adequados para impulsionar as publicações de Black Friday. Isso pode incluir publicidade online, mídia social, e-mail marketing, SEO (otimização de mecanismos de busca), marketing de conteúdo e marketing de influência.

Uma campanha de divulgação bem planejada é um componente crucial para atrair a atenção dos clientes e gerar vendas durante a data. Lembre-se de que a consistência e a criatividade são fundamentais para se destacar em meio à concorrência, e o planejamento antecipado é essencial para o sucesso.

5. Tenha atendimentos personalizados para cada cliente

A comunicação personalizada permite a identificação do cliente com a marca e/ou produto ofertado. Por isso, você deve investigar e registrar informações sobre seus clientes, como histórico de compras, preferências, comportamentos de navegação e dados demográficos.

Uma boa opção é a automação de atendimentos. Com ela você ganha tempo no atendimento e não deixa o cliente esperando. E não pense que será algo robótico, tá? Você pode personalizar essa automatização usando os dados que coletou sobre os clientes e tornar o contato mais humanizado e eficiente.

Além disso, essa é uma ótima alternativa para o suporte com possíveis problemas de entregas e atrasos. Lembre-se que a Black Friday também é uma oportunidade para conquistar o cliente no longo prazo.

6. Diversifique os métodos de pagamento

Durante a Black Friday, diversificar os métodos de pagamento é uma estratégia inteligente para atrair um público mais amplo, aumentar as conversões e oferecer conveniência aos seus clientes.

Então conseguir encaixe dentro da realidade de seu negócio formas de pagamento como:

  • Pix;
  • Cartão de crédito;
  • Cartão de débito;
  • Boleto;
  • Picpay.

Essas e outros formatos facilitam a aquisição de seu produto em plataformas online. Em situações de loja física, considere esses métodos e outros se for possível. Mas não esqueça de sempre manter o controle sobre as vendas.

7. Atualize e organize o seu catálogo

As datas de valor comercial como a Black Friday atrai muitos visitantes na plataforma. Por isso, manter um catálogo de produtos atualizado e organizado é uma etapa crítica para o sucesso da sua operação durante a data.

Certifique-se de que todas as informações sobre os produtos estejam corretas e atualizadas. Isso inclui descrições detalhadas, preços, imagens de alta qualidade, tamanhos disponíveis, cores, especificações técnicas e informações sobre disponibilidade em estoque.

Além disso, dê destaque para os produtos em promoção e facilidades de comprar no site. Outro fator que precisa estar no seu radar é a usabilidade do e-commerce. Então, antes da Black Friday, realize testes de usabilidade com clientes ou pessoas de sua equipe para identificar possíveis problemas de navegação ou confusões no catálogo e corrija-os.

Bônus: tenha atenção com as datas de entregas e fretes

Durante a Black Friday, quando os clientes estão ansiosos por suas compras com desconto, a atenção às datas de entrega e às opções de frete é fundamental para garantir a satisfação do cliente e evitar problemas.

Para isso, disponibilize informações claras e precisas sobre as datas de entrega estimadas para os produtos. Você também pode diversificar as opções de frete para atender às diferentes necessidades dos clientes. Ofereça opções como entrega expressa, padrão e econômica, para que os clientes possam escolher com base em suas preferências de tempo e orçamento.

A Black Friday oferece uma oportunidade incrível para impulsionar os lucros do seu negócio, desde que você esteja preparado e execute uma estratégia sólida.

Lembre-se de que a preparação antecipada, a compreensão do seu público-alvo, a personalização, a diversificação de métodos de pagamento, a atualização do catálogo e a atenção às datas de entrega e fretes são elementos-chave para o sucesso durante a Black Friday.

Para mais dicas como essas, continue acompanhando o blog. Até a próxima!

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Romulo Balga

Romulo Balga, CEO da Maxbot, atua há mais de 15 anos com atendimento ao cliente. Especialista em marketing e vendas e mentor de startups, ele começou sua carreira empreendedora desenvolvendo projetos para lojas virtuais. Durante esse período, Romulo percebeu a dificuldade das empresas em oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes.

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