fbpx
Pesquisar

Pitch de vendas: descubra como montar o seu!

Um pitch de vendas é um discurso curto e rápido, mas com um sólido objetivo: o de vender. É uma ferramenta essencial para os vendedores aumentarem a sua taxa de conversão e conquistarem os clientes na hora da venda. Em um mercado cada vez mais concorrido, saber aproveitar o curto espaço de tempo disponível é fundamental para não perder nenhuma oportunidade.

E é aí que o pitch de vendas entra, por ser um discurso mais rápido e objetivo, ele pode ajudar a fechar uma venda em poucos minutos ou despertar o interesse no seu potencial cliente, fazendo com que ele peça para você falar mais sobre o produto ou serviço oferecido. Se nunca fez um pitch antes ou não sabe como desenvolver um, este post é para você. Continue a leitura e confira as dicas!

o que é um pitch de vendas

O que é um pitch de vendas?

Ele é um discurso utilizado pelos vendedores com o objetivo de capturar a atenção do seu comprador e convencê-lo a adquirir o seu produto ou serviço, geralmente, sendo uma apresentação de poucos minutos. Apesar do pouco tempo, ela costuma ser forte e persuasiva o bastante para conquistar os clientes.

A ideia do pitch é gerar um grande impacto em pouco tempo, causando interesse e curiosidade dos ouvintes, fazendo com que eles deem mais tempo a você para falar sobre o que foi oferecido. Esse tipo de abordagem comercial é muito importante e precisa ser dominada pelos bons vendedores, garantindo que eles não percam nenhuma oportunidade, mesmo com pouco tempo.

Para fazer um bom pitch, é essencial conhecer bem o produto/serviço oferecido, utilizar gatilhos mentais, fazer perguntas e dar as informações na hora certa. É preciso seguir um roteiro bem definido e levar o seu comprador por cada etapa da jornada de compra durante o discurso.

Se você quer aprender a como montar o seu e aumentar as suas vendas com ele, confira a seguir as melhores dicas para aprender a desenvolver os melhores pitches!

Como fazer um pitch de vendas?

Como é possível perceber, para fazer um bom pitch, é necessário ter uma estratégia e um roteiro a ser seguido, além de conhecer algumas técnicas de persuasão que vão incrementar o seu discurso e conhecer profundamente o público a ser atingido.

Para te ajudar nessa missão, preparamos uma lista com as melhores dicas de como montar um bom pitch de vendas. Confira a seguir:

1. Estude bem o seu público-alvo

Antes de começar a montar o seu discurso, é importante saber quem é o seu público-alvo, as suas dores, necessidades, aquilo que gostam, tom de voz, entre outras características. É essencial conhecer tudo isso para poder personalizar a sua fala de acordo com a persona do seu comprador.

2. Mostre o valor do produto de maneira clara

Que tipo de problema o seu produto resolve? Qual o valor que ele pode agregar? Responder questões como essas e mostrar o valor do seu produto/serviço ao seu cliente é fundamental. Isso precisa ficar claro para ele.

3. Apresente-se brevemente

O foco no pitch de vendas deve ser sempre o cliente, por isso, não fique muito tempo falando de si ou da sua empresa, vá direto ao ponto. Você pode se apresentar de forma rápida como no seguinte exemplo:

Olá, Carol. Boa tarde! Eu sou o Rômulo e trabalho na Maxbot”.

4. Siga uma estrutura

É muito importante que o seu discurso siga uma linha de raciocínio e uma estrutura coerente. Você deve começar com uma boa introdução que chame a atenção do seu comprador, depois, uma apresentação sobre o produto e o que ele pode agregar e, por fim, uma conclusão chamando o cliente para realizar uma ação.

Seguindo esse simples roteiro, você já tem a base para desenvolver um ótimo e eficiente pitch de vendas, seja qual for o seu produto ou serviço. É importante levá-lo adiante no funil de vendas durante o discurso.

5. Pratique sempre e peça feedbacks sobre seus pitches

Como em qualquer coisa, treinar é essencial para melhorar a qualidade dos seus discursos e deixá-los cada vez mais fluidos, naturais e encantadores. Ao praticar, você pode pedir feedbacks para outras pessoas e, assim, melhorar os pontos necessários.

6. Adicione um pouco de storytelling e exemplos

O storytelling nada mais é do que a arte de contar histórias, o que pode ser uma grande “arma secreta” na hora de convencer os seus compradores. As histórias e os exemplos agregam mais valor ao seu discurso e, muitas vezes, ajudam a comprová-lo. Além disso, com uma boa história, você pode transformar um pitch comum em uma fala memorável e encantadora, conquistando o seu cliente.

três exemplos de pitch de vendas

Três exemplos de pitch de vendas para se inspirar

Criar o seu próprio pitch de vendas pode não ser uma tarefa fácil, afinal de contas, exige muita criatividade e conhecimento. Por isso, para te ajudar, vamos mostrar três exemplos de pitch para você conhecer e usar nas suas apresentações. Confira!

Pitch de valor

Um pitch de valor foca nos benefícios e nas vantagens que o comprador terá em obter o seu produto/serviço. Para isso, utilize:

  • Uma apresentação com foco nos benefícios do produto;
  • Destaque o que o seu cliente ganhará com aquele produto;
  • Foque em criar um valor no longo prazo para o seu comprador.

Pitch solucionador de problemas

Nesse formato, você deve focar na dor ou no problema que o seu cliente está enfrentando, mostrando como o seu produto/serviço pode ajudá-lo:

  • Identifique o problema/dor do seu cliente;
  • Apresente a solução para aquele problema;
  • Demonstre os benefícios dessa solução;
  • Destaque a forma como o seu produto/serviço resolverá a dor do comprador.

Pitch de história

Nesse tipo de pitch, você compartilha alguma história ou case de sucesso que ajude a ilustrar como aquele produto/serviço pode ajudar o seu cliente:

  • Conte uma experiência pessoal ou profissional relacionada ao problema do cliente;
  • Descreva qual foi a solução encontrada;
  • Conecte a sua história com a situação atual do comprador.

Entendeu como funciona um pitch de vendas e como você pode montar o seu? Seguindo essas dicas, você tem tudo o que precisa para desenvolver um discurso persuasivo e que conquiste o seu cliente.

Se quiser conferir mais dicas e conteúdos como este, continue navegando em nosso blog e encontre vários conteúdos sobre marketing, vendas e atendimento. Aproveite para conferir nosso post sobre como fazer vendas pelo WhatsApp e utilizar o aplicativo em sua estratégia. Confira!

Avalie esse post
Picture of Romulo Balga

Romulo Balga

Romulo Balga, CEO da Maxbot, atua há mais de 15 anos com atendimento ao cliente. Especialista em marketing e vendas e mentor de startups, ele começou sua carreira empreendedora desenvolvendo projetos para lojas virtuais. Durante esse período, Romulo percebeu a dificuldade das empresas em oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes.

Todos os posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Posts recentes


  • Baixe o E-book gratuitamente!

  • conquiste clientes e impulsione vendas

  • Intensifique suas vendas!


  • Newsletter Maxbot

    Não perca nenhuma novidade

    Assine nossa newsletter e fique pode dentro dos novos conteúdos e lançamentos.



  • Tags

  • API Atendimento ao cliente Marketing Plataforma Maxbot Redes sociais Vendas WhatsApp

  • Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp

    Botão WhatsApp