fbpx

8 Passos rápidos para mudar sua conta para o WhatsApp comercial!

Existem muitas etapas que influenciam e são fundamentais para alcançar o sucesso de um negócio, principalmente quando ele está em estágios iniciais. O marketing bem feito, focado no digital e o relacionamento com o cliente são bons exemplos de uma estratégia.

Pensando nisso, o WhatsApp criou a sua versão business, com foco no âmbito comercial e em facilitar o relacionamento com o cliente. Essa função ajuda o usuário, pois permite que ele atualize a conta, criando para ela as ferramentas adicionais que são exclusivas da versão Business.

Confira 8 passos simples e rápidos para criar a sua conta do WhatsApp Business e otimizar o relacionamento com os seus clientes para alavancar o seu negócio. Siga a leitura!

passo a passo para migrar para conta comercial do whatsapp

Passo a passo para migrar para conta comercial do WhatsApp

Vale lembrar, antes de iniciar os passos, que não é preciso ter outro chip! Porém, só é possível ter uma conta com cada linha. Se escolher usar o app do WhatsApp Business com o seu número atual, a conta atualizará e perderá as características de uma conta pessoal.

Após apresentar as opções de integração de contas, podemos seguir os passos para a mudança do WhatsApp pessoal para o WhatsApp Business.

Passo 1: Confira se o backup foi feito

Antes de fazer a migração da sua conta do WhatsApp para o WhatsApp Business, confira se o backup automático das suas mensagens está ativado. Depois disso, verifique se todas as mensagens foram salvas.

Para confirmar, abra o WhatsApp e siga os passos:

  • Clique no ícone com três pontinhos no canto superior direito;
  • Selecione o botão “Configurações”;
  • Vá em “Conversas” e clique em “Backup de conversas”.

Na aba de backup de conversas, você poderá conferir qual foi a data do último backup realizado (caso essa função esteja habilitada ou você tenha feito de forma manual em algum momento).

Passo 2: Permita o backup com criptografia de ponta a ponta

O backup criptografado de ponta a ponta serve para proteger os aparelhos caso eles sejam roubados ou perdidos. Com isso, eles ficam protegidos e são disponibilizados apenas mediante a autenticação por meio de senhas ou chaves de criptografia.

Assim, você será o único capaz de acessar o backup, privando-o até mesmo do WhatsApp e do Google.

Para autorizar o backup com criptografia de ponta a ponta, siga o “Passo 1” e, depois, acompanhe as etapas:

  • Na página de “Backup de conversas”, clique em “Backup criptografado de ponta a ponta”;
  • Selecione o botão “Ativar” para ativar o backup com criptografia.

Passo 3: Faça o backup da sua conta

Caso o seu backup esteja desatualizado ou ele ainda não tenha sido feito, faça o mesmo caminho descrito no “Passo 1” até a opção de “Conversas”:

  • Depois de clicar em “Conversas”, abra a aba de backup de conversas;
  • Encontre, dentre as opções disponíveis, a opção de “Fazer backup” para poder salvar suas mensagens e arquivos de mídia e usá-las em outra conta

Veja também: Um WhatsApp para vários atendentes: Saiba como funciona

Passo 4: Baixe o WhatsApp Business

Acesse a loja virtual de aplicativos do seu sistema operacional e faça o download do app do WhatsApp Business. Se o sistema operacional for Android, baixe pela Play Store. Caso o sistema for iOS, baixe pela App Store:

  • Abra a loja virtual e digite “WhatsApp Business” na barra de pesquisa;
  • Encontre o aplicativo e selecione-o;
  • Clique em “Instalar”;
  • Toque em “Abrir” depois que for instalado;

Passo 5: Abra o app do WhatsApp Business

Depois que o aplicativo for instalado, abra-o e clique no botão de “Concordar e Continuar”, na tela inicial. Em seguida, abra os Termos de Serviço do WhatsApp Business para ler e aceitar.

Depois de finalizar a leitura, selecione “Concordar e continuar” para aceitar os Termos de Serviço e passar para a próxima etapa.

Passo 6: Faça a identificação de conta

O quinto passo será o responsável por identificar se existe alguma conta do WhatsApp vinculada ao seu número. Nesse momento, você poderá escolher se a sua conta comercial será feita com o seu número atual ou se ela será iniciada a partir de um número novo, seja ele de celular ou de telefone fixo.

O WhatsApp Business fará uma varredura automática para conferir se existe algum número vinculado ao app. Se a melhor opção for usar outro número, selecione “Usar outro número” e complete o cadastro com as informações que forem solicitadas.

Passo 7: Insira o código

Depois de inserir todas as informações do novo número ou optar por seguir com o mesmo, será necessário habilitar as permissões:

  • Selecione “Continuar” e “Permitir” para que o seu histórico de conversas seja encontrado, bem como as imagens e vídeos;
  • Copie o código de seis dígitos enviado pelo WhatsApp Business via SMS para confirmar o número de telefone escolhido;
  • Toque em “Avançar”.

Passo 8: Configure o seu perfil

Ao avançar a etapa de confirmação do número da sua linha, a página inicial será aberta. A partir daí, você poderá editar o seu novo perfil comercial, inserindo informações relacionadas ao serviço e a localização do seu negócio (caso haja algum endereço físico).

Após finalizar a configuração do WhatsApp Business, a sua conta estará apta a atender os seus clientes. Contudo, existem formas de otimizar ainda mais o atendimento e melhorar a experiência do cliente.

Com o chat da Maxbot você automatiza o primeiro contato, tornando mais fácil e rápido o relacionamento entre o cliente e a sua empresa. Confira!