As vendas por aplicativos estão se tornando cada vez mais populares e até mesmo os empreendimentos mais tradicionais estão fazendo a migração aos poucos.

Isso porque os benefícios associados aos aplicativos facilitadores de vendas são muitos. O melhor é que são apps que você já conhece e que fazem parte do seu dia a dia, não é nenhum software complexo ou muito caro.

Aqui você vai entender o porquê dos apps de mensagem estarem se tornado o futuro das vendas. Não fique para trás, tendo você um negócio novo ou já estabelecido, este método de venda é muito promissor e trará resultados.

Vendas por aplicativos: quais são as principais opções

Primeiramente, antes de aprofundar nos benefícios das vendas por aplicativos é preciso conhecer quais são eles, não é mesmo? Bem, os principais são, sem dúvida alguma, o WhatsApp e o Telegram.

Ambos são bem parecidos e tem a mesma premissa, porém algumas diferenças podem ser determinantes para você escolher um ou outro. Mas, claro, você até pode ter os dois caso consiga manter a gestão.

O verdinho é o aplicativo de mensagem mais famoso no Brasil, então se você quer prospectar clientes sem muitas dores de cabeça, essa é a melhor opção.

Suas versões têm alguns gargalos, como número bem limitado por Grupo, possibilita apenas anexar arquivos mais leves e a versão web precisa do celular por perto.

Entretanto, a versão WhatsApp Business é realmente incrível quando o assunto é vendas por aplicativos. Possui vários recursos que darão um up na sua estratégia de vendas.

Esse aplicativo é concorrente do anterior. Apesar de não ser tão famoso quanto o verdinho, o Telegram tem a suas vantagens.

Primeiramente ele é mais seguro, além de ter um espaço disponível muito maior para anexar documentos. Também deixa montar grupos bem maiores e Canais, onde apenas você manda mensagem.

Tenha maior flexibilidade para atender

Agora, vamos aos principais benefícios das vendas por aplicativos de mensagem. A primeira coisa é a flexibilidade que você vai ter.

Sabemos que andamos com os nossos celulares para todos os lugares, não é mesmo? Então atender os seus clientes fica muito mais fácil e você pode fazer isso enquanto realiza outras tarefas.

Além do mais, o tempo gasto nos retornos é menor, visto que por telefone o papo pode acabar se perdendo (e, lembre-se: tempo é dinheiro!).

Responda quando você puder

Outra vantagem é que você não precisa responder prontamente. É claro que é importante tentar responder o mais rápido possível, visto que os apps de mensagem já tem essa premissa de resposta mais imediata.

Entretanto, nas vendas por aplicativos você pode deixar uma breve mensagem avisando que não pode atender no momento. Seja cordial e deixe claro que entrará em contato o mais rápido possível.

Isso ajuda você a se organizar e, também, a não ficar refém dos clientes ou possíveis clientes que têm o seu número.

Programe respostas automáticas nas vendas por aplicativos

Essa ferramenta é realmente muito interessante, pois você pode programar um Bot para falar com os seus clientes através dos aplicativos. Quanto mais você investir no desenvolvimento desta inteligência artificial, melhor.

É uma forma de realizar uma triagem com o pessoal, desonerando você desse contato inicial. Muitas vezes o próprio Bot pode resolver o problema (no caso de dúvidas frequentes), mas é importante manter a opção de falar com você.

Na hora de desenvolver as mensagens, lembre-se de usar uma linguagem semelhante ao que você usaria. Mantenha a sua identidade e alinhe com a linguagem do seu público-alvo. Esse é o futuro das vendas por aplicativos!

Tenha um contato bem descontraído com seus clientes

Os aplicativos são algo mais informal, então você pode desenvolver uma linguagem mais leve com seus clientes ou leads. Isso gera empatia e fideliza seus clientes.

As estratégias de vendas, incluindo o Marketing, estão cada vez mais na toada de serem casuais e extrovertidas.

Isso ganha muito o público, então os apps de mensagem também saem na frente nesse ponto.

Pague as vendas por aplicativos nele mesmo

As vendas por aplicativos de mensagem já podem ser feitas diretamente neles, como é o caso do WhatsApp. A novidade possibilita que as pessoas façam pagamentos diretos da plataforma.

Isso ainda está um pouco tímido, pois o recurso acabou de ser inaugurado, mas a tendência é que cada vez mais isso seja utilizado, pois há a integração nas etapas de compra e venda.

Por isso, a dica é que você dê uma pesquisada sobre esse recurso, veja quais são as particularidades e avalie se fará sentido para o seu tipo de negócio, mas com certeza se tornará uma mão na roda.

Possibilidade de direcionar campanhas

Quando estamos falando de vendas, seja por aplicativo de mensagem ou não, é importante lembrar que a nutrição da sua base é essencial. O conteúdo, por sua vez, deve ser direcionado de acordo com as categorias.

Primeiramente, cada possível cliente de sua base deve estar em uma etapa do funil, além de ter maior interesse no produto A ou B (se for o caso). Sendo assim, as campanhas devem ser direcionadas de forma personalizada.

É possível fazer isso nas vendas por aplicativos de mensagem. É extremamente fácil e com apenas alguns cliques você direciona o conteúdo para a categoria correta.

Quando te responderem será pela conversa individual, então você terá um bom controle sobre isso. Agilidade, praticidade e rapidez são as premissas das vendas modernas.

Vendas por aplicativos: controle sua gestão

Aplicativos de mensagem são irreverentes, mas isso não quer dizer que é bagunça! Sendo assim, mantenha uma gestão próxima da sua base e deixe tudo o mais organizado possível.

Caso contrário será difícil manter uma sistemática eficiente de vendas por esses aplicativos. Além disso, disparar as campanhas será algo falho sem a devida categorização.

Enfim, as vendas por aplicativos de mensagem são uma realidade e você precisa inteirar estratégias com essa ferramenta. Estude seu público-alvo, seu produto e veja qual dos apps, bem como estratégias, fazem mais sentido para você!

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