As vendas no WhatsApp se tornaram algo quase que indispensável para quem está em busca de resultados promissores. A tecnologia é uma grande facilitadora no ramo de vendas e o whats é uma ferramenta e tanto.

Quantas pessoas você conhece que não tem o app? Pois é, até mesmo os mais idosos se renderam ao aplicativo de mensagem. E não é para menos, pois é prático, rápido, intuitivo e muito leve também.

E se você está começando o seu empreendimento, então apostar nesse canal de comunicação com certeza fará toda a diferença. Mas, claro, é preciso saber usar esse aplicativo e aqui nós daremos dicas para tal.

Veja 6 Dicas Para Bombar As Vendas No Whatsapp
Veja 6 Dicas Para Bombar As Vendas No Whatsapp

1.    Vendas no WhatsApp com mensagens personalizadas, não Spam

Um dos maiores erros de quem está investindo nas vendas no whatsapp é bombardear os contatos com mensagens automáticas sem nenhuma classificação.

Você gosta de receber aqueles e-mails automáticos que nem ao menos servem para você? Pois então, não use o aplicativo apenas para disparar mensagens sem critério algum.

Primeiramente, pense nos tipos de mensagem que você deseja mandar. Nem todas as pessoas da sua base estarão na mesma etapa do funil, então é preciso que você elabore diferentes mensagens.

E, claro, desenvolva a mensagem de modo que não apareça ser automática. As pessoas dão mais atenção quando acham que aquilo foi escrito por você, então deixe tudo com ares bem familiares.

Você também pode usar e abusar dos recursos do aplicativo, como emoticons, gifs e as famosas figurinhas.

2.    Tente responder o mais rápido possível

A premissa do Whats é uma resposta rápida. Quando alguém manda uma mensagem para uma loja ou empresa através desse aplicativo é porque deseja um retorno imediato.

Sendo assim, se você estiver focada nas vendas no whatsapp sempre se atente aos chamados. Evite deixar o celular no silencioso e mantenha o som para que você escute caso não esteja perto do aparelho.

No whatsapp business (aliás, versão mais recomendado da ferramenta caso você esteja lidando com vendas) você consegue criar respostas pré-definidas, o que é ótimo para agilizar o atendimento.

Ao invés de você escrever um texto de apresentação toda vez que alguém lhe chamar, já deixe pronto para engatilhar assim que te mandarem algo.

Se a pessoa ler a mensagem logo na hora, fique esperto! Isso significa que ela tem certa urgência. Se você não atender sua necessidade naquele momento pode perder uma venda.

Não pode falar no momento? Avise e peça para que o cliente deixe tudo explicado e que assim que puder você irá retorná-lo (e isso é comum, não conseguimos ficar 100% do tempo dedicado aos clientes no whats).

3.    Invista um tempo desenvolvendo seu Bot

Outro modo de bombar as suas vendas no whatsapp business é através dos Bots. São as famosas assistentes virtuais e elas realmente são uma mão na roda!

Com toda a certeza você já chamou em algum chart e foi respondido por um robô, não é mesmo? Quando ele é muito bem desenvolvido é possível sanar o questionamento da maioria dos clientes.

Entretanto, para que isso aconteça é preciso gastar um tempinho pensando nas mensagens e gatilhos, bem como estar sempre atualizando de acordo com a demanda.

As mensagens do Bot devem refletir a sua linguagem e a identidade da marca, sempre conciliando com a linguagem do seu público-alvo.

Lembrando que as vendas no whatsapp através do Bot são eficientes, mas nunca deixe de oferecer a opção de falar com um atendente, pois em casos particulares a assistente eletrônica não conseguirá resolver.

4.    Crie um bom catálogo e mantenha-o atualizado

Outro recurso bacana do whatsapp business é criar um catálogo para os seus produtos. Isso facilita muito a vida do vendedor e do comprador também.

Mas, assim como o Bot, é preciso que você demande certo tempo para fazer o catálogo, principalmente se você não tiver nenhuma outra plataforma online de referência.

As fotos dos produtos devem ser muito bem tiradas, de modo que o possível cliente consiga ver os detalhes (se for necessário) daquilo que ele está comprando.

Também é bacana colocar o preço, pois isso também evita as perguntas recorrentes de “quanto custa” e você fica desonerado de responder esse tipo de questionamento na hora das vendas no whatsapp.

Sempre mantenha o seu catálogo atualizado, seja na variedade de produtos ou nos valores.

5.    Prospecção de clientes? Mande áudio

Se você está prospectando novos clientes para bombar as vendas no whatsapp, a primeira abordagem é fundamental.

Muitas vezes você mandará mensagem e não será respondida, principalmente se entregar de bandeja tudo o que você deseja ou tem a oferecer.

Primeiramente, pense no seu público-alvo e levante quais são os assuntos e pitchs que podem dar gatilho para que eles queiram saber mais. Sua mensagem deve instigar curiosidade no possível cliente.

Uma dica é fazer uma breve apresentação (coisa de duas frases) e em seguida mandar um áudio de até 30 segundos.

Com toda a certeza a pessoa ficará curiosa para saber o que tem naquele áudio. Vendo que não é um robô e que você realmente dedicou seu tempo para enviar esse áudio, o possível cliente provavelmente irá responder.

Dependendo do seu público-alvo, ter uma linguagem mais irreverente pode ajudar. Não toque no papo de vendas logo de cara, proponha para ele uma ajuda com a sua solução.

6.    Mantenha sua base nutrida

Depois que você tiver a sua base de clientes ou possíveis clientes no seu whatsapp é importante que você os mantenha nutridos com conteúdo. Entretanto, lembre-se de direcionar mensagens personalizadas.

A lista de transmissão é uma ótima ferramenta, assim você pode disparar mensagens segmentadas para sua base. Mande promoções, novidades, curiosidades sobre o mercado ou produto…

Não necessariamente conteúdos para gerar uma venda, mas para manter a pessoa interessada no que você tem a oferecer. Também é interessante montar um cronograma de nutrição.

Enfim, essas são algumas dicas para bombar suas vendas no whatsapp e com certeza irão ajudar a deixar a sua comunicação mais profissional e eficiente!

Comentários Facebook