Se você está em busca de um aplicativo para vendas, com certeza já se perguntou sobre Telegram ou Whatsapp. Afinal, os dois aplicativos são os principais do mercado e realmente oferecem opções muito interessantes.

De modo geral ambos não apresentam tanta divergência, sendo que cada um tem pontos fracos e pontos fortes, mas com certeza irão oferecer um bom suporte nas vendas.

Muitas pessoas mantêm os dois apps ativos, mas nem sempre isso é uma boa ideia caso você não tenha muita organização ou tempo para gerenciar dois canais de contato. Nesses casos, é preciso escolher um deles.

Telegram ou Whatsapp: qual deles irá melhorar as suas vendas

A pergunta que não quer calar é: Telegram ou Whatsapp, qual será mais vantajoso para mim e meu empreendimento? Como ambas são opções semelhantes e com o mesmo propósito, é preciso avaliar tudo isso de perto.

A primeira coisa que você deve pensar é a respeito das pequenas diferenças que existem entre as duas opções. Algumas características podem ser gargalos para alguns, mas insignificantes para outros.

Como assim? Por exemplo, o espaço para enviar arquivos no Telegram é muito maior do que WhatsApp, mas se você não for enviar esse tipo de mensagem, não faz diferença esse ponto.

Sendo assim, você deve avaliar quais são as discrepâncias que realmente agregam valor ao tipo de vendas que deseja promover. Para você ter uma ideia, vamos aos principais pontos:

No Telegram é possível fazer chamadas com apenas uma pessoa, já no WhatsApp é possível colocar oito.

Como já citado anteriormente, os arquivos no Telegram tem um espaço muito maior do que no Whats.

O Telegram sai na vantagem quanto a isso, pois é possível criar Grupos maiores e ainda canais onde apenas você tem permissão para publicar mensagens e outros conteúdos.

Apesar de o Telegram ter um grande número de usuários, no Brasil o verdinho é muito mais usado. Dificilmente você encontrará alguém que não tenha whatsapp, ao contrário do Telegram.

Agora o WhatsApp está com a possibilidade de pagar pelo próprio aplicativo. Para quem trabalha com vendas esse é um diferencial e tanto, não é mesmo?

Um dos grandes motivos da migração do WhatsApp para o Telegram é a questão da segurança. Este último aplicativo se mostrou muito mais seguro em alguns pontos.

Dentre Telegram ou Whatsapp no quesito acesso, o Telegram é mais interessante, pois você não precisa estar com o celular perto para acessar. Entretanto, o Whatsapp já está investindo nessa tecnologia.

Quando o Whatsapp se faz mais interessante

A pergunta que você deve fazer, então, não é qual é a melhor opção entre Telegram ou Whatsapp de uma forma genérica, mas direcionando para o seu tipo de trabalho.

Cada empreendimento tem as suas próprias características, bem como estratégias de vendas que você pretende seguir. Por isso é preciso pensar pontualmente a respeito.

O Whatsapp é muito bacana quando você lida muito com clientes ou possíveis clientes por mensagem. Isso porque a aderência dele é muito maior, então você não terá muita dificuldade em contatar pessoas.

Se você deseja investir em uma plataforma de pagamento integrado, então essa opção também é interessante, visto que agora é possível fazer o pagamento pelo aplicativo.

O Whatsapp Business também é uma opção extremamente válida, pois o seu contato ficará muito mais profissional. Além disso, você pode criar padrões de mensagem e mensagens automáticas (isso economiza um bom tempo).

É possível categorizar as pessoas com quem você está falando e esse é um diferencial bacana entre Telegram ou Whatsapp.

Que tal separar, por exemplo, cold leads, warm leads ou hot leads para saber qual abordagem ter com cada um deles? Seus touchpoints de nutrição são bem mais assertivos. 

Você também pode criar grupos com pessoas de um mesmo nicho (ou empresas) e fazer reuniões com todos eles ao mesmo tempo.

Telegram ou Whatsapp: quando o Telegram de destaca

Entre Telegram ou Whatsapp, o Telegram é uma ferramenta incrível quando você vende algum tipo de curso ou semelhante.

Isso porque o recurso de Canal, onde somente você tem a autorização para publicar mensagens ou outros tipos de conteúdo, é uma ótima plataforma para compartilhar o material. Isso, inclusive, é muito comum.

Outra coisa que você pode fazer é criar grupos bem grandes para pessoas que estão engatilhadas a comprar o seu produto ou serviço, mas que ainda estão imaturas para efetivamente realizar o pagamento.

Se você lida com venda de peças de roupa, jóias ou outro mercado onde cada produto é único, esses canais de Telegram também são facilitadores, pois você pode postar em apenas um local para que todos vejam.

Aqueles que se interessarem podem fazer o pedido diretamente com você no privado.

Essa divisão entre Telegram ou Whatsapp é para que você tenha uma ideia de qual ferramenta pode lhe servir mais. Ambas têm ótimos recursos que você pode utilizar para trazer um retorno maior.

Veja qual será mais prática para os seus clientes

Uma coisa que você sempre deve se atentar é o seu público-alvo. Supondo que o Whatsapp seja a plataforma ideal, mas que tenha baixa adesão entre o seu público, ela provavelmente não será a melhor opção.

Isso, obviamente, vale para o Telegram também. Sendo assim, sempre leve em consideração o conforto do seu público-alvo, pois isso será determinante na adesão do seu canal de contato.

Se todos os seus clientes tiverem que baixar um novo app que não estão acostumados, isso pode causar certo receio inicial. Às vezes o seu público não se importa (pessoas safas em tecnologia), mas não deixe de se certificar.

Enfim, pondere quais são as particularidades de cada opção e escolha aquela que mais irá facilitar o seu processo de vendas.

Telegram ou Whatsapp, ambas as ferramentas trarão boas oportunidades se você souber trabalhar com elas. Lembrando que elas estão sempre trazendo alguma novidade ou outra, então não deixe de ficar de olho sempre.

Comentários Facebook